quarta-feira, 11 de maio de 2016

Gelson Martins - O talento


Sempre disse que há males que vêem por bem! 
A saída de uns é a porta de entrada para outros. Se Carrillo não tivesse saído do Sporting muito provavelmente, Gelson Martins, não teria jogado os minutos que jogou. 
Gelson Dany Batalha Martins de apenas 20 anos na sua 1ª época participou nada mais do que em 41 jogos.
Sim! Não me enganei.
Veja:
Liga Europa: 6  jogos;
Qualificação Liga dos Campeões: 1 jogo;
Liga Portuguesa 28 jogos;
Taça de Portugal 3 jogos;
Supertaça 1 jogo;
Taça da Liga 2 jogos
Total 41  jogos
Para além de ter participado em 41 partidas ainda tem marcados uns fantásticos 7 golos.
Mas quem é Gelson Martins?
Ora o jogador que nasceu em Cabo Verde mas naturalizado português, é de facto uma das surpresas desta época sendo que é mais um talento que sai da Academia do nosso Sporting.
Está no Sporting há 6 anos e foi contratado pelo Scouting do nosso Clube ao Futebol Benfica. Foi titular em todas as equipas de Juvenis e Juniores por onde passou, com mais de 30 jogos nas pernas, o que é demostrativo da sua qualidade e ambição.
A sua evolução tem sido ascendente e ainda se espera muito mais deste ´menino`.
Em 2014 subiu para a equipa B e efectuou 40 jogos tendo marcado 6 golos.
Gelson não é um finalizador mas tem magia nos pés e fantasia na mente. É um criativo e preferencialmente joga a extremo, tanto na direita como na esquerda mas também actua atrás do ponta-de-lança.
O atleta é internacional das selecções nacionais sub-18(10 jogos); sub-19(21 golos-7 golos); sub-20(9 jogos-3 golos); Sub-21(3 jogos-1 golo) e sub-23(1 jogo-1 golo) inclusive tendo participado na selecção Nacional Sub-20 que participou no Campeonato do Mundo da Nova Zelândia, marcando 2 golos e ter-se sagrado vice-campeão europeu de sub-19.
Como podemos ver Gelson tem, tudo para se afirmar no nosso futebol e tem tudo para ser um caso sério no futebol mundial , se tiver muita cabeça e se for bem aconselhado.
Gelson Martins tem contracto com o Sporting até 2021 e tem uma clausula de rescisão de 60.000.000€. Fisicamente apresenta-se com 70 Kg e 1,73 m mas faz da sua velocidade, técnica e criatividade as suas maiores armas.
Facilmente se vê que está no bom caminho e com JJ a moldá-lo logo na sua 1ª temporada mostra-se o suplente mais utilizado no Sporting. De facto na sua 1ª temporada participar 41 presenças não é para todos.
O extremo do nosso Clube quando joga tem correspondido mas ainda faltam etapas na sua formação. Não lhe façam a publicidade já toda pois ainda tem que crescer. No entanto a próxima temporada promete muito.
A sua capacidade de controlo de bola em progressão e velocidade são fantásticas, o seu drible é estonteante e há muito que não se via por estas bandas e sendo um extremo, mais um da nossa escola, já marca golos. Isto faz dele um jogador muito forte no um para um e de um jogador que gosta de ir á linha cruzar para golo.
Portanto, existir jogadores com este potencial não é normal mas existir jogadores com potencial da formação leonina já não é nenhuma novidade.
Não seria de espantar que Gelson renovasse com o Sporting apesar de ter renovado no Verão passado com um contracto melhor e provavelmente com uma clausula de rescisão também maior.
Jorge Jesus, em Setembro de 2015, numa entrevista dizia:
"Surpreendeu-me totalmente. É um jogador com uma qualidade muito acima da média. Mas vai ser um jogador acima da média no imediato? Não. Irá sê-lo dentro de um a três anos. Ele vai-te falhar algumas vezes, mas já está num patamar que pode dar-te coisas muito boas. Dos miúdos com quem trabalhei no Benfica e no Sporting foi nele que mais talento senti. É jogador para patamares muito elevados."
Como pontos a melhorar, Amorsporting destacaria:
-Posicionamento ofensivo/defensivo;
-Tomada de decisão;
-Controlo do esforço;
O seu valor de mercado, neste momento, está cifrado em 5 Milhões de euros.
Neste quadro podemos ver que Gelson superou todas as expectativas inclusive as apresentadas por Nani e CR7.
Nani era até então o jogador que na sua época de estreia pelo Sporting que tinha marcado mais golos(6) mas os dois golos apontados por Gelson frente ao V. Setúbal , este fim-de-semana passado, destronou-o. Agora a marca pertence a Gelson que tem 7 golos marcados logo na sua época de estreia. Fantástico e muito prometedor!
CR7 e Quaresma tinham apontado 5 golos na sua época de estreia.
Mas a performance do nosso extremo não se fica pelos seus 7 golos. Gelson apresenta também 4 assistências.
 Ora, para quem JJ não apostava na formação eis Gelson um ´menino` que promete muito mas que pretendemos que a sua fase de formação seja completa.
Para isso conta-se que este ´menino` que ainda tinha muito de futebol de rua apareça e mostre todos os seus atributos na próxima temporada e que montra melhor do que a Liga dos campeões?
Claro que 1º tem que conquistar o seu espaço no plantel, na equipa e no treinador mas as suas qualidades não deixam ninguém indiferente.
Gelson é muito querido da massa associativa do Sporting que está sempre a incentivá-lo mas o campeonato ainda não terminou e desejamos que esteja concentrado na sua missão.
Porém o atleta é daqueles jogadores que não precisa de ser emprestado para poder jogar. Tal e qual Ronaldo e Luís Figo , o ´menino` está a ficar no ponto.
Aguardem e vejam a próxima temporada ou.........os jogos Olímpicos!
Gélson é mais um produto Sporting!

Sem comentários :