terça-feira, 31 de maio de 2016

Defesas centrais: quem fica e quem sai


Neste momento o Sporting tem 6 defesas centrais: Coates, Rúben Semedo, Paulo Oliveira, Naldo, Ewerton e Tobías Figueiredo. Que fartura e ...qualidade!
Uns preferem mais este ou aquele mas quem apresenta melhores condições para continuar no plantel principal comandado por Jorge Jesus?
Partindo do principio de que Jorge Jesus deseja sempre 4 centrais na constituição do seu plantel e que 2 estarão já certos, Coates e Rúben Semedo, resta-nos optar entre 4 atletas.
De facto estes dois defesas centrais fizeram quase metade da Liga a titular da equipa! Coates e Rúben demonstraram que combinam bem apesar de Rúben ser ´fresquinho`. A experiência do defesa Sul Americano foi imprescindível e extremamente útil ao Rúben nesta etapa da sua vida.
Eu até diria que os 2 podem formar a dupla do eixo defensivo na próxima época mas penso que JJ desejará alguém mais experiente que Rúben para fazer dupla com o uruguaio. 
Daí o interesse em Douglas.
E esta nova contratação será mesmo para colmatar alguma lacuna que JJ vê na nossa defesa mas......quem fica e quem sairá? É precisamente isso que Amorsporting aborda neste post.

Tobías Figueiredo:
Tobías, deveria ter continuado emprestado! É esta a minha ideia pois quando regressar tem que ser capaz de lutar pela titularidade o que não se verifica.
Penso até que tem que ser quase sempre desta forma que a nossa formação deve trabalhar a não ser que o jogador já seja muito bom e que não precise de passar essa etapa. Veja-se o caso de CR7, de Luís Figo, de Gélson Martins, Nani, etc.
Tobías é um bom defesa mas faltam-lhe quilómetros na Liga NOS pois pelo estrangeiro já passou. O jovem defesa de 22 anos bem pode ser emprestado para ganhar mais experiência para regressar bem mais forte.
As suas caracteristicas 1,88m e 84 Kg dão-lhe o que é preciso para ser um excelente defesa central e as suas chamadas á selecção portuguesa desde a categoria sub-15 provam-no. 
O seu valor é de 2.5 milhões de euros mas promete subir muito mais.

Paulo Oliveira:
Eu continuo a acreditar muito em Paulo Oliveira o que faz com que eu o escolha para ficar no nosso plantel principal em 16/17 e nos outros anos seguintes. Mas porquê?
Paulo tem 24 anos e já não é nenhum fresquinho. Já no V. Guimarães foi um líder desde muito cedo e já tem muitos quilómetros nas pernas de I Liga e competições internacionais. 
Paulo Oliveira pode não parecer mas apresenta uns impressionantes, 1,87m e 82 Kg o que faz dele excelente no jogo aéreo. Esta temporada chegou a realizar nas competições todas, 33 jogos tendo inclusive iniciado a Liga a titular.
Mas não é só forte no jogo aéreo. O internacional português é forte na marcação, é veloz e muito bom n desarme e antecipação. para mim com Coates no eixo da defesa seria bem melhor do que com Rúbem Semedo.
Como internacional é-o desde a categoria de sub-17 de Portugal e talvez a sua lesão contraída esta temporada lhe tenha custado um lugar no Euro16. 
Paulo Oliveira está cotado em 8.5 milhões de euros e até nem é jogador que se lesione muito.
Não tenho e nunca tive dúvidas do seu valor. Para mim fica e nem queria ver propostas para o transferir!

Ewerton:
Quanto a Ewerton foi contratado a época passada e chegou a realizar bons jogos. Aliás Ewerton e Naldo são bons executantes e nunca nos deixaram ficar mal vistos. Quem ficar com eles fica com excelentes defesas.
Como dizia, Ewerton regressou a Portugal vindo da Rússia mas lesionado. Debelou essa lesão mas o facto é de que tem contraído outras o que se torna penoso para o próprio e para o nosso Clube. Os seus 27 anos também nos dizem que é o momento ideal para se transferir.
O seu valor actual é de 3 milhões de euros e as suas caracteristicas não vão deixar nenhuma defesa mal.  É especialista no jogo aéreo e os seus 1,88m ajudam-o nesse aspecto. Porém não é muito rápido primando mais pela sua boa capacidade de posicionamento. Também é central com forte capacidade de marcação.
Esta temporada só efectuou 18 jogos mas mesmo assim foi a época que jogou mais desde que chegou ao nosso Clube.
Ewerton deverá ser mesmo transferido!

Naldo:
E chegamos a Naldo que foi contratado no Verão passado e já com JJ no Sporting. 
O brasileiro como Ewerton não é internacional mas é bom jogador. É rápido, forte na marcação e também tem 1,88m o que também o deixa á vontade no jogo aéreo. 
Entre ele e Paulo Oliveira não tenho dúvidas nenhumas em quem escolher. Naldo está á um ano no Sporting e muito possivelmente estará mesmo só esta temporada mas se ficar ficamos bem servidos.
O brasileiro tem um valor de 4 milhões de euros mas poderá render um pouco mais. Efectuou 28 jogos e foi o 4º defesa central mais utilizado da temporada depois de :
1º-Rúben Semedo-35 jogos
2º-Coates-33 jogos
3º-Paulo Oliveira-33 jogos
4º-Naldo-28 jogos
5º-Ewerton-18 jogos
6º-Tobías F.-11 jogos

A nossa defesa precisará então de mais um defesa central? Parece que Jorge Jesus acreditará que sim mas fica a dúvida pois mesmo com o empréstimo de Tobías e a saída de Ewerton, ficaríamos com 4 defesas centrais bons e capazes de tudo. 
Se porventura queremos fazer melhor figura na Champions pode-se então pensar noutro defesa central mas que se chegar que seja alguém que faça a diferença e que seja para ser titular mas para mim continuo a dizer que com Coates e Paulo Oliveira no eixo defensivo ficávamos muito bem servidos e preparados para altos....rugidos!

2 comentários :

Anónimo disse...

Concordo com o que se escreve sobre o Paulo Oliveira. É excelente, e veja-se as duas épocas muito boas que realizou, além do magnifico trabalho em Guimarães. Com tantos e tão bons centrais não haverá qualquer justificação para ir adquirir mais um. Mas, Jesus é que sabe, e parece haver uma "fixação" no Douglas, que, pelo que já vi, não me parece que venha acrescentar grande coisa, além de ser um custo salarial considerável. Os que estão são bons e suficientes e, se sair alguém, não deve ser o Paulo Oliveira, que, por esta altura, deveria estar a discutir um lugar de titular no eixo da defesa da nossa selecção. Ter deixado de jogar em Janeiro foi muito mau e isso não se deveu apenas à lesão que sofreu.

Vítor Cruz disse...

Paulo Oliveira deveria ficar no plantel...é de confiança e se ficar poderá chegar a internacional. Muito oportuno nos cortes e na atenção ao jogo, muito ao estilo Ricardo Carvalho, embora ainda não com a experiência deste.