quarta-feira, 18 de maio de 2016

Contas finais


Para bom entendedor meia palavra basta.
Parabéns ao Benfica pelo seu tri-campeonato apesar de não gostar de hipócritas e de saber o que pretende LFV dando também os parabéns aos adeptos do Sporting mas , sinceramente, a sua equipa também trabalhou para isso e no fim temos que dar os parabéns aos vencedores.
Mas será que com tudo isto o Benfica terá mais respeito pelo Sporting? Eu não acredito pois quando tudo é bonito, tudo soa bonito mas quando as coisas não forem ao jeito........ cá estaremos para ver!!
Como rival, pela sua grande história, como Clube português e tendo amigos benfiquistas respeito o Benfica mas muitos adeptos encarnados não respeitam o Sporting e esta temporada foi demais. Tiveram o devido troco mas no fim venceram e é o que interessa.
Agora é tempo de sarar as feridas, aprender com os erros mas também é tempo de .....contas finais.

De facto o nosso rival tem uma bela equipa que fez uma época extraordinária. Recuperou 8 pontos para nós, venceu-nos na nossa casa , tem o melhor ataque da prova e o melhor marcador. Só não tem a melhor defesa que é do Sporting mesmo depois de JJ ter mudado toda a sua zona mais recuada no campo.
O nosso rival bateu mesmo os pontos até aqui conquistados por um campeão nacional o que só prova que em outros anos nós seriamos campeões e a excelente campanha benfiquista.
Os números podem até não explicar tudo mas explicam......quase! O Sporting deu mesmo luta e os números são muito equilibrados e a nossa equipa até vence em alguns pontos.
No principio da temporada eu até dizia, e é o normal acontecer, que a maior parte dos campeões nacionais costumam apresentar  a defesa menos batida o que não é o caso e também por aqui se vê que foi um campeonato equilibrado e muito disputado.
Vejamos:


Total:
-Pontos: Benfica: 88; Sporting: 86
-Melhor ataque: Benfica: 88: Sporting:79
-Defesa menos batida: Sporting: 21; Benfica: 22
-Melhor marcador: Jonas-Benfica(32 golos): Slimani-Sporting(27 golos)

Em casa:
-Pontos: Benfica: 45; Sporting: 42
-Melhor ataque: Benfica: 52: Sporting: 39
-Defesa menos batida: Sporting: 12; Benfica: 13

Fora:
-Pontos: Sporting: 44 ; Benfica: 43;
-Melhor ataque: Sporting: 40 ; Benfica: 36:
-Defesa menos batida: Sporting: 9 ; Benfica: 9

Agora já podemos é dizer onde é que o Sporting falhou para não chegar ao titulo porque no fim da Liga a nossa equipa apresenta o seguinte registo negativo:

Em casa:
13 vitórias
03 empates: Paços Ferreira(1-1, 2ªJ); Tondela(2-2, 18ªJ) e Rio Ave(0-0, 21ªJ)
01 derrota: Benfica(0-1, 25ªJ)

Fora:
14 vitórias
02 empates: Boavista(0-0, 6ªJ) ; V. Guimarães(0-0, 24ªJ)
01 derrota: União Madeira(1-0, 14ªJ)

Ou seja, em 102 pontos a nossa equipa só perdeu, 16 pontos que equivale a estas:
02 derrotas: Benfica(0-1, 25ªJ) e União Madeira(1-0, 14ªJ)
05 empates: Paços Ferreira(1-1, 2ªJ); Tondela(2-2, 18ªJ) ; Rio Ave(0-0, 21ªJ); Boavista(0-0, 6ªJ) e V. Guimarães(0-0, 24ªJ)
Portanto podemos dizer que o Sporting não vence o campeonato porque não vendeu o Benfica, em Alvalade, que também porque perdeu na Madeira num jogo em que perdemos com um golo irregular, mas também porque empatou aqueles 5 jogos , 3 deles em Alvalade em mais uns jogos polémicos em especial aquele com o Tondela.
Mas como pudemos constatar a equipa do rival para ter mais dois pontos do que nós também fez uma bela campanha e em alguns jogos foi claramente beneficiados, como nós em outros.
No fim fica o sabor amargo mas a consciência de que temos uma grande equipa, um grande treinador, um grande presidente, uma grande massa associativa e um grande coração.
É com muito orgulho que apoiamos estes jogadores e esta direcção e esta equipa técnica mas o Sporting Clube de Portugal não para e saia treinador, presidente ou jogadores nós estaremos sempre cá para gritar e apoiar o nosso grande AMOR.
Agora temos que parar para pensar no que se fez de mal, o que se fez mas podia ter sido melhor mas também no que fizemos bem.
O que de melhor fizemos é para continuar, o que fizemos e que pode ser melhor e o que fizemos de pior tem que ser claramente para melhorar , isto se quisermos ser cada vez melhore e mais perfeitos mesmo sabendo que a perfeição não existe.
Um campeonato é uma maratona e as coisas decidem-se ao pormenor e é por isso que ficamos chateados quando somos prejudicados pois sabemos que no fim esses pontos podem pesar na decisão final o que se veio a concretizar. Mas as lesões, os cartões amarelos, o cansaço também são importantes e há sempre coisas a melhorar.
Por exemplo: se esta temporada permitiram que o Benfica tivesse sempre 4/5 dias de descanso entre jogo europeu e do campeonato porque não também fazer da mesma forma? Se um consegue os outros também conseguem e que se lixe a TV. Nos horários dos jogos tem que mandar o Sporting e as equipas adversárias(jogos fora).
Outra coisa que esta temporada teremos que fazer , ou seja, que Jorge Jesus tem que fazer é apostar também nas outras competições pois a Liga Europa também é importante(neste caso e no próximo ano a Champions).
Esta temporada ainda deu para apostar só na Liga mas era um desejo de todos mas esta temporada que vem vai-se descurar a Champions? Não, pois não?
Portanto são pormenores que temos que aperfeiçoar para que sejamos cada vez melhores e para mim a próxima temporada começava já amanhã!!

Sem comentários :