quarta-feira, 25 de maio de 2016

Basquetebol volta a modalidade oficial do Sporting


O basquetebol vai voltar a ser modalidade oficial do Sporting Clube de Portugal já para a próxima época. 
A noticia é confirmada pelo site oficial do nosso Clube que adianta que numa primeira fase abrangerá só escalões de formação até aos sub-14 e serão em feminino e em masculino.
Esta modalidade tinha sido extinta pelos sócios do Clube , em 1995, mas regressa agora faseadamente e sustentadamente.
O Clube volta assim a ter mais uma modalidade que foi extinta ...á 17 anos mas o pior desta história é a extinção da nossa equipa sénior feminina da mesma modalidade.
O explicado é que aos poucos os escalões aumentarão até se chegar aos escalões mais competitivos o que demorará o seu tempo.
Tudo isto coloca termo ao protocolo em vigor com a Associação Basquetebol SCP.
Vicente Moura, em declarações á agência Lusa explicou que o Clube vai "apostar num novo projecto sustentado na formação".
"Vamos dos minis até aos escalões de sub-14 nos dois sexos. Depois, através de um crescimento sustentado, iremos até ao escalão de seniores. Não podíamos era continuar a investir forte numa equipa na Liga Feminina, sem termos retorno desportivo".
Mas não foi só nesse aspecto que Vicente Moura destacou, sendo muito injusto:
"Nem conseguiu atingir um lugar nos oito primeiros e que dá acesso ao 'play-off'". Enfim....
A equipa sénior feminina foi um projecto magnifico que culminou com a subida á principal divisão do basquetebol nacional mas que surpreendentemente , agora vai tudo por água a baixo. 
Vicente Moura falou em investimento sem retorno mas haverá alguma modalidade no Sporting ou noutro Clube que apresente lucro no final de uma temporada? Duvido!!
Esta decisão não vai ser fácil de digerir pois não se pode andar a ressuscitar modalidades para depois passados 3 anos ...extingui-las. Simplesmente não se faz!
O basquetebol é uma modalidade que apesar de ter estado 17 anos afastada do Sporting ainda apresenta alguns títulos, tínhamos boas jogadoras, o Sporting tinha acabado de informar que ia aumentar o investimento nas modalidades amadoras pois o número se sócios está a aumentar e ainda para mais com um novo pavilhão ai á porta. 
Provavelmente vai-se tirar de um lado para investir provavelmente na formação desta modalidade e também na equipa de futebol feminino mas depois de uns anos a lutar para subir ao principal escalão de basquetebol feminino extingue-se a equipa?
O nosso basquetebol e as nossas jogadoras não mereciam isto e esta é a minha opinião sincera.
Por outro lado é claro que fico contente por termos formação em basquetebol pois o Sporting precisa de todas as modalidades e a nossa grandeza também passa pelas nossas modalidades.
O que resta por agora será agradecer a todos os que participaram nesta curta aventura e por outro lado , receber da melhor forma quem agora vai chegar ao nosso Clube para honrar o Leão.

P.S.- Ainda tenho uma réstia de esperança em que esta equipa não seja extinta.

Sem comentários :