quarta-feira, 18 de maio de 2016

A nossa comunicação


Depois de ter terminado o campeonato é tempo de olharmos para o que temos que melhorar. Quer na equipa, quer em outra área devemos sempre procurar ser melhores para divulgar-mos e defender-mos bem o nome do nosso Clube. Há muita matéria positiva mas há sempre algo para aperfeiçoar.
O objectivo é ser sempre melhor.
Desta forma, muito se tem falado na comunicação do Sporting e é nela que me vou focar pois também penso que foi um dos nossos pontos fracos. 
A nossa comunicação está na moda e eu admito que é de facto um problema que deveríamos, o quanto antes, de resolver. E atenção: não que BdC defenda mal o Sporting! Nada disso. O nosso presidente tem é que se resguardar mais e falar só quando for mesmo necessário.
Se alguém tem que se sujeitar ao trabalho sujo que seja o director de comunicação do Sporting ou o próprio Clube através de comunicado mas nunca o seu presidente!
Pois bem......tem sido completamente ao contrário!
Eu até penso que percebo BdC.
Bruno tenta fazer o que lhe deve ser difícil.... delegar. No entanto não o deve fazer por muito que lhe seja difícil de confiar em alguém ...por ser bastante exigente.
Um director de comunicação faria este trabalho sujo do Clube mas só quando fosse necessário. Depois é claro que só actuaria concertado com o seu presidente e não é preciso estar todos os dias metralhando e muito menos no Facebook.
Nós precisamos de facto uma boa comunicação mas com pessoas de confiança como o Rantanplan no rival e Rui Cerqueira, antigo jornalista da RTP e agora director da comunicação azul e branca.
O que temos que encontrar é um experiente em comunicação, bem relacionado, que seja sportinguista e que esteja sempre disponível para o Clube 24 horas por dia e que ao mesmo tempo consiga ser mais educado do que os directores dos nossos rivais.
Certamente que esta pessoa existe e só merece a nossa confiança para mostrar capacidade de trabalho mas sabemos que é uma tarefa algo difícil. 
O que é certo é que precisamos de mudar a nossa comunicação e colocá-la a funcionar como uma equipa, isto é, a uma só voz. Não que isso não esteja a acontecer mas , na minha opinião, precisamos de mudar a forma de comunicar com o exterior do Sporting.
Sinceramente penso que o nosso presidente precisa de escutar alguns bons concelhos e segui-los. Bruno já é uma pessoa que nos recolocou no topo do futebol português, que já conseguiu que utilizassem os meios tecnológicos no futebol, que já participou na proibição dos fundos de jogadores embora (para já e em principio) tenhamos perdido uma batalha no tribunal contra a Doyen mas precisamos de melhorar neste aspecto.
É mesmo necessário sermos outro Sporting em termos comunicativos mas só á volta da nossa equipa de futebol e não no resto,
No resto, estamos muito bem mas mesmo assim podemos sempre melhorar em algo.
O nosso Facebook está actualizado, muda de capa constantemente, apresenta novidades, actividades, fotos e vídeos, etc, e aqui na minha opinião não será precisamos nada de urgente.
Nas outras plataformas como o Twitter , Google +, Instagram e Youtube penso que podíamos fazer algo que chamasse mais a atenção dos adeptos e visitantes e nos canalizasse também para essas plataformas.
Falo na minha sincera opinião pois só costumo passar pelo Facebook do nosso Clube mas se alguma informação fosse canalizada para as outras plataformas teríamos que lá passar.
Depois o nosso site está bastante funcional e nem se compara com o antigo. No entanto mudaria uma coisa ou outra mas também nada que seja de urgente.
Não restam dúvidas e esta temporada vimos como o nosso rival actuou com ataques concertados entre o seu director, vice-presidente e os seus cães de fila, o que a comunicação significa nos dias de hoje. E não me refiro a ter amiguinhos do peito que treinem no ginásio do nosso Estádio e jantem com o nosso director de comunicação mas a comunicação hoje em dia é fundamental e temos que nos actualizar se queremos estar mais fortes e capazes de suportar estes ataques mas também contra-atacar com conta peso e medida.


Vejamos mais este exemplo (capa do Jogo de ontem) do que é atacar o Sporting através da comunicação social. É demais e já devia bastar para impedir todos estes canalhas de entrarem nas instalações do nosso Clube pois a falta de respeito para connosco é gritante e vergonhosa.
A outra noticia sobre o nosso presidente que ´O Jogo` interroga porque é que BdC foi dar uma passeata nocturna, é outro exemplo da falta de respeito que têm para com o nosso Clube.
Não sei o que faltará mais para impedir , pelo menos este jornaleco, o CM e o Record de entrarem nas nossas instalações e por tempo indeterminado.
Nós não precisamos de, constantemente, estar sempre a ver e a ouvir noticias difamatórias e inventadas sobre nós mas o Sporting proporciona tudo isto deixando estes jornalistas de merda andarem entre nós. Enquanto isso acontecer e não nos tiverem o respeito que merecemos nada vai mudar. 
Sobre tudo isto e mais espero sinceramente que o nosso presidente saiba rodear-se de bons concelhos e que decida o que é melhor para nós pois confiamos na sua capacidade de trabalho e mestria na gestão do nosso Clube.

Sem comentários :