quarta-feira, 11 de maio de 2016

A inveja é para os tolos


Não sou, penso que o terei sido, um pouco, em garoto(como todos) e tenho quase a certeza de que nunca o serei. Se há coisas na vida de que temos que nos mentalizar é de que a vida dos outros é mesmo dos outros e não temos nada a ver com ela.
Se têm mais disto ou daquilo é devido a qualquer facto que não nos toca mas o nosso caminho somos nós que o traçamos: trabalhando, lutando, estudando e sendo esforçados e exigentes connosco próprios.
Também existe quem tenha nascido com o cú virado para a Lua(como se diz), há outros que se associam a bons partidos e ainda outros que trabalham arduamente para lá chegarem mas tudo isto é a vida. A vida é assim mas tentemos não ser invejosos. Nós temos o nosso caminho!
A inveja, de facto, é uma coisa feia. Creio até, que no nosso Clube é coisa que até existirá pouco mas como em todos os lados existe sempre. Não se chega nunca á perfeição, correcto?
No Sporting: trabalhamos, estudamos, esforçamo-nos, somos exigentes e aplicados e um dia chegaram as nossas oportunidades, isto na perspectiva de um jovem.
Quem disse que a vida de um futebolista é fácil? É é bem remunerada porque o demais não é para todos. 
O que mais interessa é termos e seguirmos o nosso caminho que no caso do Sporting é de sucesso. De onde saiu Cristiano Ronaldo , Luis Figo e tantos outros? 
Para um jovem da nossa Academia este pormenor só por si só é inspirador e certeza de que um dia será , no mínimo, bom jogador de futebol. O resto virá com muito trabalho, talento e muito suor.
Assim não temos que ter inveja dos outros porque a nossa casa é farta! Sim, a nossa Academia é farta de qualidade, de talento, de trabalho, de estudo mas também de jovens que precisam de aprender a vida sem a bola no pé.
Mas estes são jovens e nas suas idades devem ter inveja. É normal pois as botas do outro são melhores, ou as sapatilhas são mais caras ou até a roupa é de marca e a minha não. 
Não sabem eles que isso é o supérfluo da vida e que os laços que criamos , as amizades, a qualidade do nosso trabalho, o amor pelos nossos é bem mais importante do que calçado ou roupa.
Porém são jovens e disso só se aperceberão mais tarde.
Quem já sabe desta parte da cartilha da vida são os adultos e a estes não gosto de ver inveja!
Fico doido quando as pessoas são invejosas e agarrado vem injustiça, maldade e sei lá mais o quê.
Com isto quero chegar á transferência do puto do benfica, o Renato!
Renato é um puto como temos muitos na nossa Academia, isto é, respira futebol! Por acaso nem é daqueles que nasceu com o cú virado para a Lua. Nasceu num bairro pobre e fez do futebol o seu escape para a vida pois poderia ter ido por outros caminhos que bem sabemos existirem.
Foi jogar para o benfica e lá, como em Alcochete, fez-se jogador e já agora....homem apesar de ainda ter 18 anos. 
"É um selvagem", é uma expressão que vai ficar para toda a vida e tal e qual o Gelson Martins o estado era mesmo selvagem. Tinham mais futebol de rua do que qualquer coisa mas os Clubes trabalham e eles......trabalham. 
O Renato trabalhou e teve a sua oportunidade e quando a teve agarrou-a com todas as suas forças. Foi feliz até na sua estreia e nunca mais saiu da equipa. É um jovem com muito potencial, é verdade, e isso não custa nada admitir, goddammit. 
Apesar da guerra que acontece entre Sporting e benfica e que até algumas vezes englobou o Renato por umas cotoveladas temos que saber que não vale tudo nesta vida. Com toda a certeza que os lances não são propositados e que as qualidades do Renato são mais do que isso. Tal como as do Slimani!
O puto , que já não o é, tem talento e vai para umas das melhores equipas do mundo. O Bayern quis gastar nele aquele dinheiro todo e só eles o saberão porquê. Mas mesmo que eu e muitos não concordemos com os montantes em relação á qualidade do talento não temos nada a ver com isso. 
Comentamos......, é verdade, mas ele está feliz, o benfica também(esta é a pior parte) e o Bayern também e o resto são ´peanurs`.
Por mim só tenho que desejar muita sorte!
O nosso caminho também é de qualidade e tenho quase a certeza de que Gelson Martins, Rúben Semedo, Matheus Pereira, Iuri Medeiros seguirão os passos de CR7, Figo, Quaresma, etc, etc. 
O Sporting fez o seu caminho e mais tarde ou mais cedo teremos as nossas transferências e as nossas contratações. A nossa vida é a nossa vida e a deles é a deles!
Já sobre a inveja que terão nessa altura sobre as nossas transferências não controlo e até apostaria em que existirá muita mas para já , há que desejar boa sorte ao Renato. Ele é que não pense que o trajecto está feito pois muito trabalho está ainda por fazer!!
Portanto a inveja é feia e não nos leva a lado nenhum.
Agora se quiserem ir por outro lado temos que saber negociar e ´encostarmo-nos a quem sabe muito`- Jorge Mendes. A transferência também se processa porque Jorge Mendes sabe o que faz e como negociar. 
O futebol está a aumentar os seus montantes e isto não vai parar e o empresário sabe onde anda. 
Não temos que agora estar a pensar que temos que bater esta transferência para ganharmos ao benfica! Nada disso! Eu pelo menos. não sou assim!
Os tempos são outros e se CR7 estivesse hoje no Sporting é óbvio que os montantes da sua venda seriam outros e naquela altura até eram bons valores. Mas isso é a história dos ses....o que interessa é o presente!
Assim, será o que conseguirmos negociar e para isso até confio em BdC que sabe negociar e até já o provou. Jorge Mendes já levou alguns bons jogadores do benfica como o Bernardo, Cancelo, Cavaleiro, André Gomes e agora o Sanches e não vejo qual o problema de também realizarmos negócios com ele se ganharmos com isso!
Mas... é como digo: inveja é muito feio e nós temos é que seguir o nosso caminho e ter a convicção de que somos bons, trabalhamos, suamos , somos esforçados e que a vida nos vai sorrir e.....quase que aposto que vai ser mais cedo do que pensamos!!
Boa sorte Renato!

4 comentários :

Anónimo disse...

Infelizmente nem todos do Sporting pensam como tu! A inveja é grande!

Rui Cerdeira Fernandes disse...

No teu é a mesma coisa.
Saudações leoninas

ZE disse...

É tudo muito bonito... e concordamos todos com isso... que deveria ser assim.... MAS PARA TODOS...!!! PARA TODOS...!!!

Quando chegamos ao momento em que se querem vender, comprar ou emprestar jogadores (que é disso que estamos a falar..., certo?) e depois, se for para o SPORTING... custa 20... se for para outro lado... custa 6...!!! Ai começam as questões... NÃO AS INVEJAS...!!!

É tudo muito bonito... mas a questão não se prende em ter mais ou menos.. em fazer melhor ou pior... A questão é sobre JUSTIÇA, HONESTIDADE e acima de tudo EQUIDADE... É só disso que deveríamos falar... Tratamento igual para coisa igual...

É que depois, feitas as contas... o que contam são... as contas...

SAUDAÇÕES LEONINAS

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Claro que tem que ser para todos e sabemos que as coisas não são bem assim.
Eu quero acreditar que nem todos são como a Doyen que nos tenta vender por muito e depois dá de mão beijada a outros.
Também não queria que muitos fossem como o presidente do Marítimo que se vende ao seu amigo ou até como alguns que se vendem ao benfica mas caramba, é um puto que joga futebol. O nosso foco está nos dirigentes ranhosos que infelizmente são muitos.
Existem ainda muitas forças amigas dos nossos rivais mas será que não conseguimos ser melhores e também mais espertos?
É óbvio que também temos que lutar por um respeito que não têm e temos que ser duros mas o nosso caminho está traçado e a nossa formação saberá dar resposta.
E se é contas que queremos porque não fazê-las com o Jorge Mendes?