sábado, 30 de abril de 2016

Para acreditar só há uma solução: vencer o FC Porto


A esta hora já sabemos que o nosso rival venceu os vimaranenses e desta forma só existe uma fórmula para se tentar chegar ao titulo - é vencer o FC Porto...no Dragão!
Ah mas venceram outra vez por um golo de vantagem, não jogaram nada , mal tiveram oportunidades de golo, safaram uma em cima da linha , etc, etc, etc,....mas venceram e isso é que conta! Também já vencemos dessa forma e não nos queixámos!
Mas....o que nos interessa , agora, é o jogo frente ao FC Porto!!
A tabela classificativa assim o dita e obriga: o Sporting tem que vencer no Dragão para poder continuara a acreditar que ainda pode chegar ao titulo de campeão.
As contas até são simples mas o jogo é que é o mais difícil. Sim, porque vencer no Estádio do Dragão não é nada fácil mesmo com um FC Porto menos forte do que nos últimos anos.
E é isso que também nos faz acreditar na vitória.
Ah, calendário difícil que tinhas que deixar para o fim este jogo!!
A Liga está quase no seu fim mas ainda faltam 2/3 jornadas para se resolver tudo e nós ainda acreditamos que lá chegaremos. Haja fé, portanto!!
E acreditamos porque o nosso rival cada vez joga menos, cada vez tem menos oportunidades, cada vez pressiona menos, cada vez defende menos, cada vez....tudo para menos........menos os golos. Esses são sempre os mesmos.....um!
Um só golo tem chegado para as encomendas e todos sentem isso por isso muitas das esperanças estão no FC Porto empatar(ou vencer o Sporting). Claro que dependem deles e só deles para vencerem o tri-campeonato mas se o Sporting vencer no Porto poderíamos acreditar numa graçinha do Marítimo.
Esta graçinha até seria bem possível pois o nosso rival está a perder muito do seu gás.
Mas como disse, a nossa mente deve estar neste nosso próximo jogo e só neste jogo. O Sporting tem que vencer o FC Porto para acreditar que ainda é possivél vencer o campeonato.
Neste momento e depois do benfica ter vencido o V. Guimarães a classificação está desta forma:
-1º benfica com 82 pontos;
-2º Sporting com 78 pontos mas menos 1 jogo;

-Se o Sporting vencer tudo fica na mesma. Diferença de 2 pontos continua e tudo é possível. O Sporting na próxima jornada recebe o aflito V. Setúbal e o benfica vai ao Funchal defrontar o Marítimo. Esta é mesmo a melhor forma para continuar a acreditar no titulo e esperar que o benfica pelo menos, empate um jogo.

-Se o Sporting empatar ficará a 4 pontos do benfica e ai neste cenário terá que esperar que o rival perca um jogo e empate outro(pelo menos). Se, depois vencerem no Funchal o campeão estará encontrado!!

-Se perdermos no Dragão ainda é pior: ficamos com os 5 pontos de atraso que temos neste momento e ninguém acreditará que em dois jogos o nosso rival possa perder um e empate outro(pelo menos). Só desta forma lá chegaremos e ficaríamos com os mesmos pontos do rival o que seria o suficiente pois o factor de desempate é a nosso favor.

Conclusão: só a vitória interessa!!

Acreditar , acreditar , acreditar e jogar para ganhar.
Não restam dúvidas de que frente aos azuis e brancos o Sporting tem que apresentar o seu melhor futebol para poder vencer o rival.
Neste momento o Sporting está bem melhor do que o FC Porto mas este é sempre um jogo de tripla. Os leões são mais equipa, trocam melhor a bola, tem os seus processos ofensivos e defensivos bem assimilados, tem mais golos marcados, menos golos sofridos, estão á frente na classificação, enfim......o Sporting, neste momento da época, tem tudo melhor do que os portistas mas não será isto que vai definir a partida.
O que irá decidir este jogo será a forma como os jogadores se comportarem dentro de campo mas quanto a isso Jorge Jesus tem confiança:
JJ-"Estamos a chegar ao fim do campeonato e não temos praticamente nenhum jogador lesionado, o que é muito bom. Estamos preparados para um jogo difícil, que vai ser disputado a pensar na conquista do 1.º lugar. É o chamado dois em 1. Estamos serenos e a pressão vai ser normal. Estamos muito confiantes e vamos fazer um excelente jogo no Dragão."
Será de facto um jogo bastante difícil e esperamos que a vitória seja nossa mas as peças dentro de campo serão o principal desequilibrador.
As duas equipas apresentam esquemas parecidos apesar de FC Porto ter o seu 4-3-2-1 bem definido. José Peseiro tem utilizado Danilo no eixo da defesa juntamente com Indi; no meio campo tem jogado Rúben Neves e Sérgio Oliveira como médios mais defensivos; na linha mais avançada e de apoio ao ponta-de-lança Corona e Varela nas pontas e Herrera como nº10 e na frente nos últimos dois jogos tem apostado em André Silva. Será que vai mudar algo?
Pois bem...eu não acredito que, por exemplo, retire Danilo do eixo da defesa pois estaria a mudar a base da equipa que conseguiu bons resultados nos últimos dois jogos e consequentemente também mudar o seu meio campo.
Existem 2/3 jogadores que acredito que possam entrar de inicio na equipa portista: Brahimi que regressa de lesão, Layun titularissímo na lateral esquerda e talvez Suk ou Aboubakar na frente na vez de André Silva. NO resto não acredito que mude alguma coisa.
No Sporting:
A equipa deverá ser a mesma até porque JJ já afirmou que Jefferson não jogará. Assim Rui Patrício , Schelotto, Coates, Rúbem Semedo e talvez Zeegelaar serão os defesas, no meio campo William e Adrien serão os médios centro, na direita João Mário, na esquerda ...talvez Bruno César e na frente Bryan Ruiz ao lado de Slimani.
Talvez exista uma mudança , é verdade! Apesar de Teo Gutiérrez estar a jogar bem e a marcar golos acredito que Bryan , poupado no jogo anterior, possa surgir na vez do colombiano e em apoio a Slimani. Seria dar mais velocidade de jogo á nossa lateral direita e de dar mais capacidade de posse de bola.
A pressão será utilizada igualmente pelos 2 Clubes pois não acredito que algum esteja á espera atrás do meio campo dando meio campo de posse de bola.
José Peseiro sabe da qualidade de posse de bola do Sporting e não vai querer que a tenhamos á vontade. Assim a bola será colocada na frente e para  a cabeça de Slimani e as 2ºs bolas serão muito importantes para lançar os ataques que terão que ser rápidos e pragmáticos.
Os laterais terão um papel muito importante mas não poderão subir á doida desguarnecendo a sua defesa. Se for o caso William e Adrien terão que parar o jogo.
No FC Porto o mesmo, mas os processos não estarão tão bem assimilados como no Sporting o que nos deixa na dúvida se por isso mesmo Danilo avança para o meio do campo. 
O que muda para as equipas é a outra pressão pois para o FC Porto somente a honra estará em jogo enquanto para nós é o titulo que está em causa.
Jorge Jesus bem tentou afastar essa mesma pressão mas sabemos que ela pode ser o suficiente para influenciar o desempenho dos atletas. Não será o caso pois são atletas habituados a essa mesma pressão mas nunca se sabe!
Portanto,  hoje no Dragão , há jogo grande e só a vitória interessa!!
FORÇA SPORTING!!

Sem comentários :