segunda-feira, 25 de abril de 2016

O candidato que veio para ficar


Apesar de não ser o Diário Desportivo que mais aprecio e ainda de pensar que é declaradamente vermelho , o seu Director Vítor Serpa nunca esteve tão certo. "Sporting candidato veio para ficar" é um excelente texto que traduz muito bem a realidade.
Ainda para mais quando falamos de um benfiquista assumido é bom ver que de vez em quando lá caem na real e são imparciais. É a prova de que quando querem sabem ser bons jornalistas se bem que nem de refiro propriamente a Vítor Serpa.
A realidade é que o candidato Sporting veio mesmo para ficar e lutar até ao fim por títulos seja já esta época ou não.
Será uma decepção se não vencermos o campeonato mas só porque o Clube que JJ prometia que se iria intrometer na luta confirmou-se mesmo como um verdadeiro candidato á vitória final ...que ainda pode acontecer.
De facto JJ prometia muito empenho e luta até ao fim o que se constata. Bruno de Carvalho sempre disse que o Sporting está em crescendo e todos viram que o investimento foi maior e que só a contratação do treinador bi-campeão nacional era um sinal de que se iria lutar pelo titulo. Mas:
Há quanto anos está BdC na presidência do nosso Clube?
Que trabalhos se deparou pelo caminho sendo que ainda tem muitos em mão?
Que diferenças existem do benfica de 1º ano de JJ e de Sporting desta temporada?
Enfim muitas coisas diferem mas uma coisa fica como certa: Jorge Jesus está a fazer um trabalho excelente quer ganhe ou perca e sobretudo prova que é mesmo um cérebro do futebol. Portanto quer se vença ou não o campeonato o Sporting está de volta ao Sporting que sempre nos habituou.
Também não podemos esquecer, e também quer o benfica ganhe ou perca, que se prova muita coisa. Eu diria que no fim vamos acabar por dar razão aos dois Clubes pois os dois provam, até nesta altura do campeonato, que têm valor, que têm bons técnicos, que têm bons jogadores na formação quer contratados, que são dois Clubes poderosíssimos, que têm duas direcções fortes e preparadas para a guerra , etc, etc.
Jorge Jesus é mesmo um grande treinador e Bruno de Carvalho é mesmo um grande presidente que acima de tudo percebe de futebol. Reparem que muitos outros presidentes do Sporting e pelo que vimos fazer não podem perceber muito deste desporto Rei.
E o Sporting veio para ficar e para ser um verdadeiro candidato sendo o que tiver que ser. Se tivermos que dizer verdades e ser chatos então que o sejamos e o digamos. 
Hoje podemos dizer que temos alguém que zela verdadeiramente pelos nossos interesses e que o Sporting está em todas e não se deixa espezinhar por ninguém muito menos pelos nossos rivais que já o fizeram e que o tentam fazer constantemente.
Só este facto revela que estamos vivos e de olhos bem abertos.
Claro que vamos ficar tristes se não vencermos o campeonato mas se não o conseguirmos não é motivo para temermos o futuro nem fazermos grandes ondas se bem que os da propaganda da desgraça irão aparecer para criticar e ganhar o seu espaço.
Também a propaganda encarnada aparecerá dizendo que até Marco Silva venceu um titulo no seu 1º ano de Sporting, que um treinador não pode apostar só numa competição, que o cérebro isto e aquilo, que assado e cozido, etc, etc. Enfim, tudo servirá para justificar ....tudo!!
Acontece que também se pode verificar o contrário e aí penso que seria um pouco pior.
O Cérebro venceria a estrutura, vencer no seu 1º ano seria a prova de que por onde quer que vá treinar o sucesso será sempre uma constante, chegaremos longe e com jogadores da formação etc, etc.
Portanto penso que no fim será mais uma ocasião para os dois Clubes se degladiarem mais um pouco para gáudio dos romanos mas continuo a dizer que ambos terão as suas razões e as comparações serão parvas e mal feitas. Por exemplo: imaginemos que JJ não vence o campeonato. Será só isso motivo de comparação com Rui Vitória? Só se for por ambos terem vencido no seu 1º ano de benfica porque só ao fim de 6 anos se poderá comparar quem venceu mais. 
Agora imaginemos que JJ vence o campeonato: haverá motivos para grandes comparações entre os 2 técnicos? Só se for por JJ repetir a sua vitória como o fez no benfica porque no resto, Rui Vitória até poderá vencer mais vezes ao fim de 6 anos......
Mas elas aparecerão para atormentar as cabecinhas dos sportinguistas e benfiquistas!
Com tudo isto o Sporting já bateu o seu recorde de vitórias num campeonato, falta pouco para marcar mais de 100 golos, a onda verde está de volta, o verdadeiro espírito leonino ressuscitou,  Alvalade regista sempre mais de 40.000 leões, o domínio e forma de jogar da equipa como não se via há muitos anos, estamos qualificados directamente para a Liga dos Campeões, temos as contas certas e transparentes, etc, etc
Quando foi a última vez que isto tudo se conjugou no Sporting?
O Sporting voltou a ser nosso e agora está de volta ao titulo de candidato....para ficar!!

Sem comentários :