terça-feira, 5 de abril de 2016

Análise á época 15/16(até á 28ª jornada)


O Sporting nesta jornada (posso-me enganar) mas acabou de selar a qualificação para a Champions. Nada é definitivo, é certo, mas já temos 7 pontos de avanço para o 3º classificado e vendo o FC Porto jogar tenho essa clara sensação. 
No entanto o nosso objectivo não é o 2º lugar. É o topo da classificação!
Claro que tudo isto é teoricamente pois ainda faltam 6 finais para o fim do campeonato, ou seja, ainda estão 18 pontos em jogo.
E o FC Porto é que deu um passo atrás ao perder com o último classificado em casa. Não que seja um crime ou que o pareça mas a forma como jogaram ....pareciam o Sporting há uns anos. É a verdade!
Assim e desta forma disseram adeus ao titulo, se é que já não tinham dito e como diz JJ, agora lutam pelo 2º lugar. 
E no 2º lugar estamos nós agarradinhos que nem um Pitbull que quando morde nunca mais larga. Estivemos quase um campeonato inteiro na frente e num só jogo perdemos essa liderança. Agora vai ser uma tremenda luta até final com o rival esperando que eles empatem pelo menos um jogo e que nós vençamos todos os nossos jogos. 
Também não é fácil mas jogo a jogo é possível e temos equipa para isso!
O que é certo é merecemos lá estar em cima e o desejamos muito e esse objectivo não o iremos largar de qualquer forma.
Na tabela são dois pontos que nos separam e basta um empate do rival para os apanharmos e ficarmos em vantagem pelo confronto directo. É que vencemos na Luz por 0-3 e perdemos em Alvalade por 0-1. A vida é assim e só temos que lutar para inverter a situação!
Vejamos a classificação detalhada: 


Como podemos ver, os dois rivais, têm os melhores ataques e as melhores defesas. O Sporting ao sofrer estes dois golos em Belém deixou de ser a melhor defesa sozinho. 
De facto Sporting e benfica andam muito equilibrados em números sendo os golos marcados, uns empates e umas derrotas o que os difere: por exemplo, o Sporting em casa tem 3 empates e o rival nenhum. No entanto o rival em casa tem 2 derrotas e nós só temos uma; em golos sofridos estamos iguais quer em casa quer fora; e o rival tem mais golos mas só em casa porque fora, o Sporting tem mais um marcado.
Estes são números que interessam para melhorar a performance da equipa e que no final de um campeonato poderão decidir. Neste último caso e na nossa Liga penso que a decisão será sempre pelo confronto directo entre os dois.
Ora bem, depois dos números o que falta ainda jogar. 
Vejamos o quadro seguinte:


Faltam jogar 6 finais. 
O Sporting teoricamente tem o calendário mais difícil destacando-se as saídas ao Dragão e a Braga. Em Alvalade ainda realizamos 3 jogos: o da próxima jornada com o Marítimo, com o União da Madeira e depois a recepção ao V. Setúbal na penúltima jornada. Pelo meio também nos deslocaremos a Moreira de Cónegos. 
Quanto aos nossos objectivos só podemos falar em vencer o campeonato pois as outras competições já foram excepto a Super taça que já cá canta. 
A equipa está bem e não larga o rival. Estamos a fazer o nosso trabalho mas dependemos de uma escorregadela do benfica!
Acreditamos que isso acontecerá e por nós será até á ultima jornada.
Ao rival também faltam 3 jogos em casa e fora. 
Teoricamente os mais difíceis serão em Vila do Conde, a recepção ao V. Guimarães e a saída á Madeira para defrontar o Marítimo.
Na próxima jornada , em Coimbra, não deverão ter muitos problemas e depois com o V. Setúbal e Nacional , na Luz , completam os jogos mais acessíveis.
Um factor que poderá ser-nos favorável é as competições europeias. O benfica defronta o Bayern Munique e isso pode trazer algum desgaste. No entanto os jogos seguintes dos encarnados não são de dificuldade elevada(Académica e V. Setúbal). 
Depois ainda têm a Taça da Liga que ainda lhes dará pelo menos mais 1 jogo que vergonhosamente ainda não está agendado. 
Este jogo provavelmente será disputado no dia 20 deste mês e em dia de jogos europeus se , quer Sp. Braga ou benfica sejam eliminados nesta eliminatória. 
Se um deles não sair das competições europeias eu quero ver quando se disputará esse jogo!!
O que para mim fica claro é que o jogo não deveria ter sido adiado pois o calendário está marcado e os Clubes é que se têm que saber governar com os jogadores que têm!
E já que falamos na Taça da liga falta referir que a sua final está e não está agendada mas em ano de Europeu chegarmos a esta altura e ainda não existir um a data fixa é simplesmente vergonhoso!!
Depois, faltam as outras finais europeias que ainda podem ter representantes portugueses e ainda a da Taça de Portugal. Isto tudo num espaço temporal de 10 dias. 
Se porventura o Sp. Braga se qualificar sucessivamente para a Liga Europa, por exemplo, ainda terá para disputar as meias finais da Taça da Liga, a final da Taça de Portugal, a final da Liga Europa e quem sabe a final da Taça da Liga. 
Desta forma seriam 3 finais em 8 dias. É surreal!! 
No nosso caso, somos o Grande que já venceu um troféu(SuperTaça) e neste fim de campeonato só temos o titulo como objectivo. 
O FC Porto também só pode almejar vencer a Taça de Portugal; o benfica ainda pode vencer campeonato, Taça da Liga e Champions e o Sp. Braga está em todas menos no campeonato.
Em conclusão:
O Sp. Braga está a realizar uma época em cheio mas o que no fim vai contar é se venceram alguma competição ou não! O mesmo se passa com o Sporting e com os nossos rivais: pode-se andar um campeonato ou competição toda a vencer mas se não se ganhar a final o nosso nome não ficará para a história. No entanto o caminho só pode ser ganhar até chegar aos jogos de decisão!

Sem comentários :