terça-feira, 12 de abril de 2016

A dança dos defesas


Não deu para disfarçar a tremideira da nossa defesa frente ao Marítimo neste ultimo jogo. Acontece que a nossa defesa mudou toda desde o inicio do campeonato mas mesmo assim somos a melhor defesa da Liga com os mesmos 20 golos sofridos que o nosso rival.
Gostaria de dizer que esta defesa me tranquiliza mas não consigo. Também não posso dizer que Rúben Semedo esteja mal mas eu apostaria num jogador mais experiente.
Não tenho dúvidas de que Jorge Jesus também pensa como eu mas devido ás lesões de Naldo, Paulo Oliveira e Ewerton foi ´obrigado` a chamar o Rúben de Setúbal e a colocá-lo a titular. Atenção que isto não signifique que os vários golos sofridos pelo Sporting sejam devido á sua titularidade. 
Reparem que Bruno César também tem jogado a lateral esquerdo devido á lesão de Jefferson e castigo de Zeegelaar e que também saltou para titular por iniciativa de JJ, desde 12 de Março(jogo com o Estoril).
Há coisas que tenho dificuldades em perceber como por exemplo, o desaparecimento de João Pereira de titular quando a equipa até vinha a jogar bem e ele a dar bem conta do recado. Aliás com ele na equipa éramos só nós, a melhor defesa. 
Depois também pode ser coincidência mas o factor denominador é a entrada de Coates como titular mas a sua qualidade não enganada ninguém. 
Para mim é claro que JJ mudou a nossa defesa toda mas não tinha necessidade disso!!
Sabemos que os nossos defesas centrais se lesionaram e que Rúben teve que regressar. JJ foi ´obrigado` a colocá-lo a titular pois todos os outros pareciam todos presos por arames.
No entanto Ewerton andou quase um mês inteiro no banco de suplentes(entre 13/2 e 19/3) mas tirando dois jogos voltou sempre ao banco de suplentes. Porquê? Só Jorge Jesus é que sabe porque um jogador com experiência e de qualidade como Ewerton não joga.
Eu preferia colocá-lo a titular em detrimento de Rúben Semedo!!
Depois mudou a direita da nossa defesa porque quis mas também não vou por aqui porque Schelotto é bom jogador e até defende bem. É italiano e basta!!
Chegamos á esquerda da nossa defesa: Jefferson lesionou-se e Zeegellar acabado de chegar tomou o seu lugar mas ao levar o seu 5º cartão amarelo foi preterido por Bruno César.
A minha pergunta é: valerá a pena estar sempre a mudar a defesa???? Eu sei que as estatísticas mostram que também somos a melhor defesa mas parece que quem vai ao ar perde o lugar!!
Vejam as mudanças:

08/2: Sporting-0 Rio Ave-0(J. Pereira,Coates , Paulo Oliveira e Zeegelaar)Rúben Semedo aos 51´
13/2: Nacional-0 Sporting-4(J. Pereira, Coates , Rúben Semedo e Zeegelaar)Ewerton
18/2: Sporting-0 B. Lverkusen-1(J. PereiraCoates , Rúben Semedo e Jefferson)Ewerton**
22/2: Sporting- 2 Boavista-0( SchelottoEwerton , Rúben Semedo e Zeegelaar)Tobias Figueiredo
25/2: B. Leverkusen-3 Sporting-1(J. Pereira, Ewerton, Naldo e Jefferson)Tobias Figueiredo**
29/2: Guimarães-0 Sporting-0(Schelotto, CoatesRúben Semedo e Zeegelaar)Ewerton
05/3: Sporting-0 benfica-1(J. PereiraCoates, Ewerton e Jefferson)Naldo
12/3: Estoril-1 Sporting-2(Schelotto, CoatesRúben Semedo e Zeegelaar)Ewerton
19/3: Sporting-5 Arouca-1(SchelottoCoatesRúben Semedo e B. César)Ewerton
04/4: Belenenses-2 Sporting-5(Schelotto, CoatesRúben Semedo e B. César)Paulo Oliveira
09/4: Sporting-3 Marítimo-1(SchelottoCoates , Rúben Semedo e B. César)Tobias Figueiredo

O que consigo perceber no meio destas mudanças todas é que são mesmo muitas e parece não acabar pois neste ultimo jogo B. César foi substituído por Zeegelaar e deixa a indicar que voltará á titularidade já em Moreira de Cónegos.
Deste jogo de defesas percebi que:
- Coates só não jogou em 2 jogos por estar condicionado;
-Rúben Semedo também não jogou em 3 jogos porque em 2 estava castigado e noutro foi para dar ritmo de jogo a Ewerton para o jogo de Leverkusen;
-Paulo Oliveira desapareceu em 8 de Fevereiro e só voltou 2 meses depois mas este fim-de-semana já não esteve no banco de suplentes nem jogou pela equipa B;
-Jefferson tentou voltar mas os problemas físicos não deixaram;
-Zeegelaar desde que chegou tem intercalado mas depois de ficar castigado JJ apostou em Bruno César;
-Já sofremos 10 golos nos últimos 11 jogos o que dá quase 1 golo sofrido por jogo;
-Nos últimos 5 jogos sofremos 6 golos;

Portanto não haverá um culpado destes golos todos existirem mas sim toda uma equipa que não pode descomprimir cada vez que está a vencer por 2 ou mais golos.
Ainda neste jogo com o Marítimo se viu alguma tremideira porque a equipa descomprimiu e parecia que os insulares estavam a jogar de mota.
Isto não pode acontecer porque basta uma desatenção para se pagar caro e deitar-se tudo a perder por isso JJ quererá muito mais atenção e menos golo sofridos. 
Naldo já jogou pela equipa B este fim-de-semana, Paulo Oliveira voltou mas voltou a desaparecer, Ewerton não é convocado há 2 jogos e Tobias Figueiredo foi o escolhido para ser o suplente frente ao Marítimo. 
Já deu para perceber que Coates e Rúben é a dupla de defesas centrais do nosso futuro e que Schelotto tem sido o preferido para o lado direito mas temos que subir os nosso índices na defesa mas o que me parece é que Rúben ainda é muito fresquinho e que na esquerda não percebo porque Zeegelaar não joga.
Basicamente e para mim, adaptações nunca foram muito boas soluções mas quem jogar vai ter sempre o meu apoio.

Sem comentários :