sexta-feira, 4 de março de 2016

Toni: "Derrota em Alvalade abalará o Benfica"


Um bem-haja a Toni. Penso que se não for deve ser dos poucos benfiquistas a quem dificilmente ouviremos palavras mais crispadas sobre o Sporting. Acredito que até hoje, tirando Eusébio talvez seja das pessoas mais correctas para com o nosso Clube. Se todos tivessem este respeito estas guerras não aconteceriam...........Mas refiro-me a Toni porque teve umas declarações que abrem um debate sobre o derbi.
O benfiquista foi das poucas pessoas que foi directo ao assunto pois todos os outros estão com 2ªs intenções. Quando ele afirma que a "Derrota em Alvalade abalará o Benfica" sabe muito bem do que fala. Por ventura o seu Clube não desejava que falasse desta forma pois aumenta a pressão dos encarnados mas Toni não vai na conversa do programa de comunicação do Clube.
Toni fala pela sua própria boca e pensa pela sua cabeça....e bem!!
A sua declaração é bastante pertinente e isso abre um tema até aqui pouco debatido. Quem chega ao derbi mais pressionado! Se a pressão se sentirá mais deste lado ou do outro. Se houver um empate ou derrota para um dos lados quem ficará a ganhar ou perder? São estas as questões mais pertinentes sobre o derbi deste Sábado!!
Vamos lá então saber o que aí pode vir e quem está mais pressionado:

Pressão:
Obviamente que quem vem atrás está mais pressionado! Depois deste jogo ficam a faltar 9 jogos para o final do campeonato e uma vitória do Sporting deixará o Benfica a 4 pontos de distância. Claro que não é nada definitivo mas é quase. O Benfica , como declara Toni, se perder ficará abalado pois será a 4ª vez que perde com o SCP.
Será um golpe muito duro não conseguir vencer nenhum clássico nem derbi numa só temporada. Não invalida que não possam ser campeões mas as estatísticas dizem que nunca existiu um campeão que tenha perdido todos os jogos grandes! Mas mais: Se o Benfica não vencer fica em dupla desvantagem para o Sporting devido aos resultados entre os 2 Clubes. Lembramos que o SCP venceu o Benfica , na Luz , por 0-3.
Júlio César dizia há uns tempos que o Sporting não podia falhar tendo até tido uma resposta minha. Hoje volto a dizer o mesmo, quem não pode falhar é quem vem atrás pois falhar poderá revelar-se fatal!! O Benfica não pode falhar e é isso que Toni está a dizer.
Aliás não ouvimos mais ninguém dizer palavras semelhantes nem parecidas o que só significa que sabem que não podem falhar mas quanto menos se sentir pressão melhor.
Pressão, pressão, pressão e mais pressão! Quem tem acusado mais a pressão?
Pelos outros jogos já realizados eu diria que o Benfica e agora ainda mais pois não podem falhar e ainda porque têm uma 4ª oportunidade de vencerem o Sporting só numa temporada.
Se não acontecer eu diria que a pressão será muito alta e difícil de gerir.
O invés deixará o Sporting a dois pontos mas não arredado do titulo! Será também duro pois passar tanto tempo na frente e falhar em Alvalade seria como que injusto!

Resultados possíveis:

Vitória do Sporting:
Nem sempre vence quem joga melhor nem quem tem mais oportunidades! O futebol é assim: é tão injusto como justo. A vitória dos Leões elevará para 4 pontos de avanço a diferença pontual sobre o 2º classificado seja qual for o resultado do FC Porto. Portanto , se os dragões vencerem em Braga e o Benfica perder, o Sporting ficará na frente..... isolado com 4 pontos de avanço.
Nada ficará ganho mas facilita e alivia a pressão dos Leões. Quanto aos rivais ficarão mais pressionados.
Nos jogos realizados entre Sporting e Benfica , estes ficarão em desvantagem em caso de empate na classificação.

Empate:
Se se registar um empate quem poderá ganhar é o FC Porto, se vencer em Braga. Este jogo também será muito importante e estou curioso para ver o que acontecerá de extraordinário. Se esta opção registar-se os Dragões ficarão a dois pontos do Sporting e a 1 ponto do Benfica mantendo-se as posições na tabela classificativa. Será uma final da Taça de Portugal antecipada!
Para Sporting e Benfica poderá significar o deixar de aproximar o FC Porto e um complicar o acesso directo á Champions.
Este resultado só complicará as contas para o titulo.
Se o FC Porto empatar ou até perder poderá ficar tudo igual ou até conquistar-se 1 ponto.

Vitória do Benfica:
Se os encarnados vencerem será á 4ª oportunidade mas significará a liderança do campeonato e logo em Alvalade. Psicologicamente será muito bom para o Benfica pois passará a liderar a Liga com 9 jogos para o final e com 2 pontos de avanço sobre o Sporting. Será a 1ª vez que os encarnados estarão na frente e com tantos pontos de diferença.
Para o Sporting será como que uma injustiça mas não estará nada perdido. Ficaremos a dois pontos do Benfica e será uma situação nova para o plantel. Depois faltará saber o resultado do FC Porto para saber a margem de manobra para o 3º classificado.
Será o pior dos cenários para o Sporting.

Conclusão: Qualquer resultado não será decisivo para a atribuição do titulo! Nem mesmo a nossa vitória.

Sem comentários :