segunda-feira, 7 de março de 2016

Sportinguismo?


Depois da derrota inacreditavelmente contra os Benfas na noite de ontem, mas sobretudo depois de ler muito sobre o fim do Mundo decidi dedicar um post para colocar os pontos nos i´s. Devo começar por dizer que muitos sportinguistas devem pensar melhor no Clube que apoiam pois "para termos amigos assim para quem precisa de inimigos".
O Sporting é um Clube enorme e a sua história e títulos conquistados comprovam-no. Tivemos, como os outros dois grandes do futebol português, épocas de ouro onde tivemos as nossas grandes conquistas. No entanto chegámos a uma altura em que estagnámos no tempo, nas ideias, na atitude, na exigência , etc, etc, etc. 
Simplesmente deixámos de ser um dos grandes e resigná-mo-nos somente á nossa existência e bastava ser mais um Clube que ia para o campo e que fazia pela vida. 
Éramos submissos e alvos de chacota de todos.
Acabámos por chegar a uma situação em que parecia irmos rebentar com problemas bancários, dividas a fornecedores, salários por pagar, vendas de jogadores a preço de saldo, fim de várias modalidades, equipas fracas e mal planeadas mas o pior foi quando apareceu um senhor chamado Godinho Lopes que para nossa infelicidade era pior do que o Vale e Azevedo!
Godinho Lopes foi a meu ver o pior presidente do Sporting e os (+-)80 milhões de euros de prejuízo em 2 anos falam por si. 
Títulos, nem vê-los! Mas este senhor conseguiu o impensável - a não classificação para as competições europeias! 
Godinho personalizou o elitismo a que o Sporting ficou devoto durante muitos anos e os resultados são a prova a que o nosso Clube , um Clube popular, estava entregue!! Pior não poderiam ter feito!!
Depois deste Terramoto, Tsunami, Avalanche, Bomba Atómica passar pelo nosso Sporting apareceu um homem chamado Bruno de Carvalho que até venceu as 1ªs eleições mas que Godinho conseguiu inverter essas.....eleições. 
Venceu , no entanto , as 2ªs eleições e começou a fazer o que nunca deveríamos ter preciso de fazer- uma limpeza. A limpeza incluiu a tal reestruturação financeira sem a qual , provavelmente , não nos permitia estar a decidir o titulo nacional de futebol. 
Este homem chegou e fez o que muitos deveriam ter feito e começou a resolver os problemas do nosso Clube e a granjear respeito que já não nos tinham.
Muita coisa ainda está a ser feita e ainda esta semana se chegou a acordo com a Petrogal que foi mais um problema transitado das épocas anteriores mas o melhor foi a limpeza que o departamento de futebol levou. Saíram as tais vedetas que auferiam rios de dinheiro e sem darem ´ao litro` e eis que hoje temos uma equipa que luta pelo titulo nacional e mesmo que não o vença podemos dizer que temos mais orgulho neste presidente , neste treinador e nestes jogadores do que em muitos que por aqui passaram nos últimos 30 anos!!
Sabem, o Sporting nos últimos 66 anos(desde 1950) só obteve 13 títulos de campeão nacional de futebol sendo que o ultimo foi em 2001/2002. 
Agora uma pergunta: O que preferem para o nosso Clube: um presidente e uma equipa e um treinador que luta pelo titulo ou um presidente que só tem processos em tribunal, obtém 80 milhões de euros de prejuízo, não se qualifica para as competições europeias, só obtém chacota de todos, vive como se fosse um Rei e todos os que o rodeiam comem croquetes e rissóis na tribuna, os presidentes dos outros Clubes gozam com ele e ainda são recebidos na nossa casa, que contrata jogadores a auferirem fortunas, que realizam negócios com os outros rivais e são enganados a torto e a direito, etc, etc?? Afinal o que preferem?
Mas mais:
É impressionante o que leio em certos blogues/sites sportinguistas! De um já não espero nada diferente mas de outros que até costumam defender o Sporting.......é mau demais!! Afinal querem o quê do nosso Clube? Mas defendem só o Sporting quando vencemos?
Afinal queremos ter um Clube renovado e preparado para o futuro e para as vitórias ou queremos ficar com o que tínhamos?
É que hoje temos:
-Um grande presidente que dá o corpo ás balas , que não se cala, reclama respeito para o Clube, combate a podridão e que foi buscar o treinador bi-campeão nacional. 
-Uma direcção que tem resolvido muitos imbróglios e processos deixados por outras direcções. 
-Um Clube que neste momento chama os adeptos ao estádio, que tem mais sócios, que tem mais modalidades, outras regressaram e até com resultados. Um Clube que foi capaz de realizar um grande contracto televisivo com a NOS.
-Um treinador que é o melhor que poderíamos ter, que é o bi-campeão nacional, que tem imensa experiência e um conhecedor do futebol nacional.
-Uma equipa fantástica com grandes jogadores e que pratica um bom futebol e que há muito não se via por Alvalade. Uma equipa que é capaz de chamar os adeptos ao estádio e de o encher. Uma equipa que tem feito uma época fantástica e que não vira os braços ao jogo nem á luta. Uma equipa corajosa e com grandes intérpretes, enfim.......
......e ainda se queixam de quê? 
Afinal o que desejam que seja o Sporting?
Mas mais:
O Sporting merecia perder no jogo de ontem? Mereceu empatar em Guimarães? Já terminou o campeonato? 
Pois, meus amigos: já na semana anterior e depois do empate com o Vitória li sportinguistas a preconizarem um cenário negro para a equipa quando estávamos em 1º lugar. Agora já podem ir para o café ou para o local de trabalho dizerem: "Eu não disse que isto ia acontecer?".
Agora já podem dizer que sabiam que isto ia acontecer mas em vez de pensarem no pior e de só criticarem tudo e todos quando o Sporting está muito melhor do que era , deviam ser mais útil ao nosso Clube. E esta utilidade é defender o nosso Clube , não criticar constantemente o Clube e a sua politica, apoiarem os jogadores que merecem e precisam para vencer, contribuir para que a nossa massa associativa seja cada vez maior e melhor, enfim.....
Nós não precisamos de mais inimigos do que aqueles que já temos!! Já chegam os lampiões, os portistas, alguns árbitros, o CD, alguns meios de comunicação social , etc, etc. 
Não precisamos de sportinguistas a portarem-se como lampiões!
Não precisamos que critiquem um treinador que é bi-campeão nacional , que colocou a equipa a vencer e a jogar bom futebol, que apostou na juventude e sobretudo ainda está na luta pelo titulo.
Não precisamos desta gente que só sabe dizer mal de um Clube que estava á bem pouco tempo, muito pior, mas mesmo muito pior!! 
Olhem á vossa volta e digam-me como estava o Sporting e como ele está agora. Olhem para o vosso arquivo e digam-me que equipa jogou tão bem e para vencer o campeonato como esta. Digam-me qual a direcção com melhores resultados e económicos e com transparência em tudo para com os seus sócios?  Quem defende 24 horas por dia o nosso Clube? 
Agora só por termos ter perdido com o Benfica na única oportunidade de golo que teve é preciso escrever o que para aí andam a escrever? E se na semana que vem passarmos para a frente da Liga? Aí voltam dizer bem???? Pensem bem no que querem e no que criticam, pois estar a criticar JJ e a nossa equipa é o mesmo que dizer que as outras nossas equipas lutaram pelo titulo.
Façam uma introspecção e digam-me o que afinal pretendem do Sporting ainda por cima sendo o Clube que apoiam. 
Não podem ser injustos para com esta equipa nem com o nosso mister pois está mais que provado que estão a fazer um excelente trabalho.
Há que acreditar que o adversário vai falhar como já falhou. O Benfica está todo roto e com o jogo da Champions vai ficar pior. Há que acreditar que se pode dar a volta á situação.
Agora se não acreditam mais vale estar calado do que andar para ai a dizer mal do Clube. Esses tempos têm que parar pois só estamos a dizer mal de nós próprios.
Perdemos? Sim!!
Acabou a guerra? Claro que não!!
E mesmo que o campeonato fique para outros, Jorge Jesus, é o nosso treinador por 3 anos e melhor não podemos ter. Está a realizar um bom trabalho e é para durar.
Atenção sportinguistas isto ainda não terminou nem nunca vai terminar!

1 comentário :

Helder Martins disse...

Muito Obrigado Sr. Rui Fernandes!!!
Eu só vi o meu Sporting ser campeão 2 vezes, sempre defendi o meu clube independente dos resultados, mas, nunca tive tanto gosto em ver a minha equipa jogar como agora! Se não sair-mos campeões esta época, digo se, eu mesmo assim fico satisfeito pelo trabalho feito por nosso Presidente, Treinador e os jogadores no geral. Não me iludo o Sporting tem de crescer para seremos candidatos ao titulo no inicio de cada época e todo o trabalho que isso implica, só agora está a ser feito e sei, isso leva tempo!
Por todo isto digo, Muito obrigado Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e a Toda a equipa especialmente ao Nosso Grande jogador Adrien Silva pela sua entrega e adoração pelo nosso Grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!!
SOMOS A MELHOR EQUIPA DO CAMPEONATO NÃO HÁ, NEM PODE HAVER, DÚVIDAS, vamos acreditar hoje e sempre até fim! VIVA O SPORTING!