sábado, 12 de março de 2016

Hoje é a nossa 1ª final

clicar para zoom
Hoje inicia-se um novo ciclo na Liga portuguesa - o ciclo final. É de facto um dos poucos fins-de-semana em que o Benfica está na liderança da Liga depois de ter sido quase sempre o nosso Sporting mas realmente são eles que comandam a classificação e agora é ir atrás do prejuízo. 
São 9 finais até ao final do campeonato que começam já hoje...na Amoreira e que só terminam quando o titulo já estiver atribuído. 

Amorsporting já tinha publicado um calendário dos 4 grandes até ao términos da competição e hoje voltamos a fazê-lo pois reveste-se de extrema importância as datas dos jogos e o pouco tempo de descanso entre eles. 
Claro que este pormenor só se pode verificar em Benfica e Sp. Braga mas os bracarenses não competem pelo titulo de campeão nacional.
Ora bem: o Sporting inicia hoje no reduto do Estoril esta fase final de 9 jogos em que tem que encurtar diferença pontual para o rival. Pode-se dizer que o seu calendário não é nada fácil mas penso que nesta altura do campeonato não existem jogos fáceis e com o final da Liga mais próximo as equipas têm tendência a fechar-se ainda mais e a tornarem-se naturalmente mais difíceis.
Mas vejamos 1º a classificação:


Esta é a classificação detalhada da Liga e estes são as tais finais de Sporting e Benfica: 
  • Sporting: Estoril(f), Arouca(c), Belenenses(f), Marítimo(c), Moreirense(f), União(c), FC Porto(f), V.Setúbal(c) e Sp. Braga(f).

  • Benfica: Tondela(c), Boavista(f,) Sp. Braga(c), Académica(f), V.Setúbal(c), Rio Ave(f), Guimarães(c), Marítimo(f) e Nacional(c).

Estes são efectivamente 9 jogos com dificuldade elevada, para os dois rivais. Obviamente que não estou a incluir o FC Porto pois penso que os 6 pontos que tem de atraso para o Benfica e os 4 para o Sporting já não lhes confere aspirações para o titulo desta época. Pode acontecer é verdade mas já não me parece!
No total de jogos podemos ver que Benfica joga 5 no seu campo e Sporting só 4 , em Alvalade. Mas neste aspecto até poderá ser melhor para nós!
Amorsporting dividiu os jogos em casa e fora dos 2 rivais:

Sporting(casa): Arouca , Marítimo, União da Madeira e V. Setúbal.
Sporting(fora): Estoril, Belenenses, Moreirense, FC Porto e Sp. Braga.

Benfica(casa): Tondela, Sp. Braga, V. Setúbal , Guimarães e Nacional.
Benfica(fora): Boavista, Académica, Rio Ave e Marítimo.

Como podemos verificar existem algumas particularidades deste quadro de jogos onde Sporting e Benfica ainda continuam a ser a melhor defesa(SCP) e o melhor ataque(SLB). Nesta matéria em particular as estatísticas dizem que normalmente os campeões são os que sofrem menos golos mas o mais importante são mesmo os pontos e neste momento quem tem mais é o rival. 
Depois os adversários.
Existem adversário teoricamente mais difíceis que outros mas isto, só teoricamente como é óbvio. 
Olhando para a classificação e para as setas que Amorsporting colocou nos respectivos adversários de cada um verificamos que o Sporting defronta equipas mais acima na tabela classificativa. 
Poderia estar a dizer para quem penso ser mais difícil o calendário mas se pensarmos que o Benfica jogando com equipas que não pretendem descer de divisão pode ter a vida dificultada também é acertado. De qualquer forma o Sporting ainda defronta o 3º , o 4º e o 5º classificado(FC Porto, Sp. Braga e Arouca). 
Vai ser mesmo uma ponta final de campeonato renhido e só esperemos que nos saia.......o brinde!
Destes adversários todos, existem 3 que vão defrontar os dois rivais. 
São eles o Sp. Braga, O Marítimo e o V. Setúbal sendo que Sp. Braga (fora e na última jornada) para o Sporting e Marítimo(fora e na penúltima jornada) para o Benfica serão jogos que poderão ser decisivos.
Não nos podemos esquecer de outros jogos importantes e que também podem ter a sua percentagem decisória. Falamos de um FC Porto-Sporting, de um Benfica-Sp. Braga, de um Benfica-Guimarães, de Sp. Braga-Sporting , de um Rio Ave-Benfica ou até de um Marítimo-Benfica.
Um factor que poderá ser muito importante é o facto do rival se ter apurado para a fase seguinte da Liga dos Campeões o que fará aumentar os níveis de cansaço e que esperemos ser-nos útil.  
Enfim....muito ainda se vai jogar e esperemos que hoje comecemos da melhor forma voltando aos golos.
Força Equipa!!

Sem comentários :