sábado, 19 de março de 2016

Comunicação sem filtro


Já o dissemos muitas vezes e o Director Adjunto deste Diário Desportivo confirma-o: "está a ser uma época difícil para todos. Benfica, Sporting, FC Porto, árbitros e também ...jornalistas".
Amorsporting concorda em absoluto mas continuo a afirmar que tudo poderia ser bastante mais sereno se certos jornalistas e programas de Tv não existissem.
Parece que todos falam, inventam e mentem mas a culpa, mais uma vez, morrerá solteira.
Existem muitas personagens que deviam falar menos mas quem lhes dá cobertura também tem a sua cota parte de culpa. E o pior não será um presidente defender o seu Clube ou se dá a sua opinião! É bem pior quando surgem noticias com o intuito de prejudicar outros. 
E elas existem, não venham com conversas mansas!!
Quando o srº Bernardo Ribeiro diz que "A quantidade de informação suja que chega ás redacções é absurda " e que "Torna-se cada vez mais complicado fazer-se em tempo rela o trabalho a que qualquer jornalista que se preze é obrigado: confirmar a informação com mais do que uma fonte" fico com toda a certeza de que a nossa comunicação é mesmo uma grande merda!!
Dizer que , um jornalista que se preze  deveria confirmar com as suas fontes, está em certa forma a dar razão ao nosso  presidente a a todos nós quando alertamos para a comunicação tendenciosa e maldosa para com o Sporting!!
É que existem jornais e jornalistas que não confirmam informação nenhuma e com fonte nenhuma pois se as mesmas são inventadas como poderia isso acontecer?? 
E o que acontece? 
-Mentem e tentam prejudicar um e beneficiar outro!!
Mais:
Se não têm tempo para as confirmar porque as publicam sabendo que podem ser mentira? 
Isto só significa que o que menos importa é a veracidade da noticia e há casos em que o Sporting desmente mas a noticia sai na mesma(Claro que me refiro ao CM!!). 
Agora, diga-me srº Bernardo, se isto é de jornalista que se preze??
Entretanto o srº continua e diz: "O trabalho é dificultado também pelo surgimento de sites mais/menos fidedignos que nada têm a ver com jornalismo mas que escrevem tudo o que lhes vem á cabeça, ou é soprado......"
Oh, srº Bernardo! então e as fontes? O que interessa se é soprado, se não for confirmado??
Mais:
"Há pessoas com responsabilidades e que deveriam ter outro comportamento". Será que é só para dirigentes ou os jornalista também estão incluídos? É que para mim, os que trabalham na comunicação têm um papel fundamental nesta história toda mas falham a toda a linha!!
Convém separara o bom jornalismo , a boa investigação e verdadeira e a informação de qualidade da comunicação parcial, mentirosa , tendenciosa  e de ataque! 
Este também tem que ser um trabalho a efectuar em Portugal mas ainda assim dá muito jeito a umas determinadas personagens que sempre trabalharam nesta área e que agora está muito em voga nos Clubes. Por isso eu digo que os jornais têm uma responsabilidade acrescida pelo que fazem passar cá para fora.
Mas a TV não tem também a sua culpa? Reparem que agora os jornais também têm a sua TV......e na caixa mágica tudo parece mais verosímil!!
Não deveria a TV dizer basta a comentadores/paineleiros como Pedro Guerra e a programas como o prolongamento? Mas mais uma vez, o que interessa são as audiências e sabemos que o povo gosta é de peixeirada!!
Portanto tudo seria bem mais sereno se existisse uma filtragem de toda a sujidade que aparece nas redacções mas acontece que em muitas delas ela não existe e se existe a sujidade passa ao lado e propositadamente. E a isso chama-se um nome e tem um objectivo.
"No Record não estamos á venda". 
Esta frase mais parece "daqui lavo as minhas mãos". Não vale a pena tentar sair incólume desta comunicação da treta pois este diário desportivo(que eu até considero o menos mau de todos) também prevarica e em vez de ter várias opiniões(como afirma Bernardo Ribeiro) integra jornalistas que não opinam nada. Simplesmente insinuam e mentem sobre o Sporting e só sobre o Sporting!!
Provavelmente está-lhes no sangue e não conseguem ser imparciais ou até bons jornalistas mas então que o assumam e escrevam como a Leonor Pinhão que só sabe dizer mal do nosso Clube e falar de nós e do nosso presidente! Mas assume-se claramente!!
Querem ter informação de qualidade? 
Então erradiquem estes insinuadores e passadores de mensagens de certos Clubes mais conhecidos como cães de fila. Não é possível só o Sporting ter problemas e os seus jogadores andarem sempre envolvidos em tudo o que é ´casos`. 
Não se pede que inventem sobre os outros. O que se pretende é que deixem de inventar e insinuar sobre nós!!
Já é demais e o jornal Record também contribui.
Que bom era se criassem um bloqueador destas mentiras todas como existe no PC para evitar a publicidade para desanuviar o ambiente.......

Sem comentários :