sexta-feira, 11 de março de 2016

Carta ao jornalismo português: Jornalismo é....MENTIR, INSINUAR e INVENTAR?


Não serão comunicados como o que o Sindicato dos Jornalista emitiu, dizendo que o presidente do Sporting tem publicado acusações falsas numa clara campanha de intimidação, que nos vão meter medo!!
Nós, sportinguistas não nos calaremos nem nos deixaremos intimidar por um jornalismo parcial, injurioso, mentiroso e difamatório para com o nosso Clube.
Nós exigimos respeito e que nos tratem de igual forma que tratam o Clube protegido e o FC Porto.
O jornalismo , os jornais e os jornalistas dependem de quem lê o que estes profissionais escrevem e é nisto que este sindicato tem que se concentrar!
Este sindicato também deveria desejar que o jornalismo português tivesse mais qualidade e que fosse acima de tudo mais verosímil!! Mas não , surge-se contra o presidente do Sporting só porque este pensa que não nos têm respeito e que mentem sobre nós!!
O que este sindicato acaba de fazer é provar o quanto mal está o nosso jornalismo porque se o órgão que defende os jornalistas vem defender jornais e jornalista que MENTEM e INVENTAM noticias é tão vergonhoso quanto os que mentem!!
O que dizer deste sindicato ao defender mentiras e insinuações?
É que os jornalistas que BdC menciona não fazem jornalismo. Eles simplesmente mentem e inventam sobre o Sporting!!
Mas afinal , o que é jornalismo?
-Será contar a verdade de um acontecimento ou será inventar artigos e noticias só para se ter publico e vender jornais?
-Se um jornalista menciona no seu jornal um facto falso só dizendo que é de uma fonte interna como chamar a esta noticia? 
A mentira de um jornalista não pode ser só por si só motivo para uma noticia . Mentir é feio e um jornal que se preze não anda constantemente a publicar o que não sabe!! Mas se o faz resta-nos saber porque mente!!
Será então este o jornalismo que este sindicato defende e deseja para o nosso país? 
Para o jornalismo , opinar é o mesmo que mentir? É que estes jornalista não noticiam/opinam sobre o Sporting. Estes jornalista mencionados inventam, mentem e difamam o Sporting!!
Porque não inventam noticias ou problemas no Benfica ou FC Porto? Porquê só o Sporting?
Mas só o nosso Clube é que tem problemas no seio do seu plantel?
E ISTO É UMA NOTICIA?


Bruxo????? Quando o mesmo srº estava no Benfica também lhe chamaram-lhe Bruxo, é verdade mas que jornalismo é este que chama a um psicólogo ou consultor motivacional de BRUXO? É preciso ser mesmo muito baixo.....
Mas mais:


Como podem ver pela diferença de noticias o ´BRUXO` ganhava mais do dobro no Benfica do que aufere no Sporting mas a noticia na sua 1ª pãgina tem como outro objectivo. Assim como tem o salário de Coates(também na 1ª página do CM) que nem aos calcachares chega do TAARABT!!
Continuando.....
Portanto e como estava a dizer, falta muito respeito para com o Sporting. Nós exigimos esse respeito e nunca nos vamos calar nem desistir de lutar para o termos. Não descansaremos enquanto certos meios de comunicação social não respeitar o nosso Clube, doa a quem doer!!
O bombardeamento é constante e no próprio dia deste comunicado sai uma noticia que afirma que Teo Gutiérrez é para sair no final da temporada!!!!!! Mas....como é que sabem? Foi comunicado pelo Sporting? Ah! Já sei .....foi uma fonte interna!!!!
Porque não colocar , nesta altura do campeonato, uma noticia sobre o TAARABT ou sobre as bocas do Rui Gomes da Silva ao Orelhas, por exemplo?????
Como se pode constatar , tudo o que é Benfica , omite-se o que não interessa e protege-se o que é para proteger! Inventar ou mentir sobre possíveis casos de indisciplina é que nem pensar. 
Sobre o Sporting......já se disse de tudo e mais alguma coisa!! Impressionante! Penso que só faltará comentar algo sobre o Paulinho!!!
O Sporting tem que deixar de ser um alvo para os media. Se desejarem respeito do nosso presidente ,do Clube e também dos seus adeptos têm que demonstrar que são verdadeiros e o que valem. Não somos nós que temos que demonstrar nada!! Os causadores desta guerra toda são os jornalistas que mentem sobre o Sporting e estes é que têm que ter cuidado com os processos judiciais que possam aparecer!!
Não serão ameaças com processos judiciais que nos abalarão! 
Vão ter que nos respeitar dure o tempo de durar mas isso será uma realidade doa a quem tiver que doer!! Não conseguirão tapar-nos os olhos com uma peneira pois nós continuaremos a ver o caminho por muito sinuoso que ele seja. 
Respeitem-nos que nós também o faremos! Nós merecemos muito mais respeito por parte de certos jornais e canais noticiosos. 
Atenção: nós somos 3.5 milhões de adeptos e uma importante fonte de receita para certos media. Não seria muito bom perder essa ....receita!
Gostaria de saber , um dia, como seria se deixássemos de comprar um certo jornal para ver no que daria? Seria um exercício interessante!
Depois admiram-se de ter respostas como as do nosso presidente. 
Para meio entendedor meia palavra basta:

"1. Ao contrário de alguns "jornalistas" não me escondo atrás de supostas fontes para mentir passando a responsabilidade do mesmo para outrem. Digo a verdade, desmascaro mentiras e digo claramente quem usa destas práticas indignas exactamente para protecção de uma classe que não merece este tipo de "colegas";
2. Nada me move contra jornalistas, antes pelo contrário, apenas não considero jornalista aqueles que envergonham a classe mentindo, que se escudam em fontes duvidosas ou falsas e que não dão a hipótese de contraditório aos visados;
3. A alguns "jornalistas" é-lhes permitido mentir, humilhar e enxovalhar pessoas escondendo-se atrás do direito de liberdade de imprensa. E uns fazem-no diariamente sem qualquer tipo de pudor ou consciência;
4. Este arauto da liberdade de expressão luta pela liberdade dos seus associados mas, pelos vistos, está muito preocupado que eu faça uso da minha. Para este senhor existem pessoas que vivem numa democracia onde têm direitos e depois existo eu que devo só ter obrigações;
5. Ainda hoje o Sporting CP anunciou oficialmente que irá fazer uma queixa à ERC contra a notícia falsa de ontem do jornal o jogo, que hoje volta a reforçar a mesma. Para além desta queixa à ERC também serão alvo de um processo em tribunal.
Agora também este presidente dos jornalistas sindicalizados será alvo de um processo judicial pois terá de provar que, como diz no seu comunicado, faço "falsas acusações".
Uns usam as televisões, outros os jornais, outros revistas e outros blogues. Eu uso a minha página de Facebook que é a única ferramenta que tenho para informar devidamente as pessoas e para me defender e ao Sporting CP das mentiras constantes que são passadas às pessoas.
Uns chamam a esta minha prática calamidade, outros tentativa de intimidação. Eu tenho um nome simples: o direito e liberdade de informar e de me indignar com tudo o que eu acho impróprio e indigno.
Manterei o meu total respeito pelos jornalistas. Manterei o meu direito a desmascarar todos aqueles que se escondem atrás dessa profissão para mentir e tentar manipular a opinião pública."

É mais do mesmo que só prova que ainda vivemos no tempo feudal!! Esquecem-se é de hoje, existem leis e essas têm que ser iguais para todos!!
SSSSSPPPPPOOOORRRRTTTTIIIIINNNNNGGGGGGGGGG!!!!!!!!!!!

Sem comentários :