quinta-feira, 24 de março de 2016

BdC na World Soccer: "O futebol está a perder os seus valores"


A revista internacional World Soccer na edição de Abril destacou 10 páginas ao ´novo` Sporting. O destaque, naturalmente, vai  para a ascensão do Clube que ainda há 3 anos estava quase para fechar, para a nossa Academia e aos dois Bolas de Ouro ali criados e como não poderia deixar de ser para Bruno de Carvalho e para Jorge Jesus.
É de facto , fenomenal , constatar que no estrangeiro o nosso presidente seja muito bem cotado e aqui , em Portugal, preferem a conversa de bandidos.
´A nova força de Lisboa` ,como nos apelidam , está em clara ascensão desde que BdC chegou ao nosso Clube e o seu discurso é claramente diferente e traz de volta as ideias do que o futebol deveria valer nesta vida.
Realmente quem ouve/lê o que apregoa BdC, sabe que o desporto Rei estaria bem entregue a si.
Amorsporting leu a reportagem (LINK) e gostou em especial desta parte:

"O futebol está a perder os seus valores"

"...Uma coisa que as pessoas não vêem é que o futebol está a perder os seus valores.  Nós temos uma situação muito critica no futebol. Já ouvi de pessoas importantes que ´Não existe nada no Mundo que impossibilite um rapaz louro e de olhos azuis tenha um homem negro como ídolo`.
Sim, é tudo muito bonito e até filosófico mas o que eu pretendo é que as crianças olhem para um jogador e possam dizer que ele é o seu ídolo e que querem ser como ele mas devido aos seus valores, porque ele trabalha muito e fez-lhe ver que na vida tem que se trabalhar arduamente para se ser bom e que a sua ambição tem que o levar a ser o melhor dos melhores.
Mas não é isto que acontece!
O problema é que as crianças olham para os jogadores e querem ser como os seus ídolos porque eles não foram á escola , porque tiveram muitas mulheres e também porque têm muito dinheiro.
Mas isto não é o que o futebol tem e pode dar ás crianças.
O futebol tem que conseguir transmitir os valores certos e o Sporting é conhecido pelo Mundo inteiro por ser um Clube que tem os seus ideais, que luta por eles e que pretende mudar o futebol.
Nós estamos na frente do combate da partilha dos passes por terceiros e também pela introdução dos meios tecnológicos no futebol e é assim que as pessoas têm que ser na vida e no futebol.
As crianças devem ter valores que todos possamos entender.
Eu não quero viver num Mundo em que vou a um café e ouço pessoas a dizer que todos no futebol são corruptos. Tenho 44 anos de idade e pretendo deixar uma marca no futebol e quando me for embora gostava que as pessoas acreditassem que neste desporto ainda existem boas pessoas.
Mas este não é um problema que só afecta o futebol.
A falta de princípios e valores é um problema global e não só um problema do futebol. É um problema da sociedade e quando tens este problema também tens as consequências.
E quando tens falta de valores também tens problemas financeiros, crises sociais e Clubes a irem para a bancarrota.
Nós estamos a falar de biliões de pessoas que amam este desporto e estes biliões precisam de receber do futebol mais do que simples emoção. Eles precisam de receber lições de vida.
No entanto o futebol esqueceu-se da sua parte social e se passares uma mensagem de que consegues obter sucesso através de meios dúbios é porque não estás a passar os verdadeiros valores do futebol e em 10 anos/ 100 anos o futebol estará a perder tudo."

Sem comentários :