sábado, 19 de março de 2016

Ainda há tempo: Rio Ave-Benfica poderia ser em Aveiro!!


Ao aproximarmo-nos do final da temporada começamos a lembrarmo-nos de certas coincidências do nosso futebol. Uma delas(porque são muitas) é nas últimas jornadas do campeonato alguns Clubes visitados terem a tendência de jogar fora dos seus Estádios para receberem mais de bilheteira(dizem eles!). E isso normalmente acontece com o........Benfica, pois claro!
Ou é porque tem mais adeptos, por vender mais, o Estádio do jogo é maior e alberga mais adeptos  e o ganho será muito bom e até correspondente a uma época inteira mas não é isso que deveria interessar pois onde colocamos a verdade desportiva e a igualdade para todos os Clubes?
Mas este facto não tem acontecido só no fim dos campeonatos. Também acontece no seu inicio para aproveitar os emigrantes, os turistas, etc, etc! Simplesmente ridículo!!
Deveria sair uma lei que impedisse os Clubes de jogar noutro Estádio a não ser por razões disciplinares , é claro!
É que não é a mesma coisa jogar em Arouca, Moreira de Cónegos ou Tondela do que jogar no Municipal de Aveiro! E todos sabemos disso!!
E não interessa se num só jogo ganhariam o necessário para uma temporada. O que realmente interessa é a verdade desportiva e essa só pode existir se cada Clube jogar no seu recinto próprio. Assim não haveria desculpas para nada nem de ninguém!!
Mas nos últimos anos temos assistido  a várias cowboiadas a neste aspecto. Numa delas até existem depoimentos de técnicos a queixarem-se do facto e de terem os jogadores desanimados porque sentem que o jogo está inclinado. Enfim.....
No fim disto e olhando para o calendário desta temporada podemos constatar que o Benfica, se pretender fazer o mesmo, só terá uma oportunidade de fazer este cambalacho-é com o Rio ave. E isto porque nas últimas jornadas penso não ser possível essa ´ajuda`(se não me engano).
No entanto, se ainda fosse possível duvido que o Marítimo(adversário da 33ª jornada) aceitasse jogar em outro estádio e ainda por cima fora da Ilha da Madeira.
É que nas últimas 3 jornadas o Benfica recebe o V. Guimarães, viaja até ao Funchal e termina na Luz com o Nacional da Madeira e assim, a única hipótese para jogar noutro Estádio é mesmo o jogo relativo á 31ª jornada da Liga: Rio Ave-Benfica! 
Mas quererá o Rio ave jogar em Aveiro(por exemplo) com o Benfica? Não me parece mas tudo se arranja e olha que me Portugal parece ser muito fácil isso acontecer!!
Mas ainda faltam outros jogos para além destes 4: Boavista(Bessa), Sp. Braga(Luz), Académica(Coimbra) e V. Setúbal(Luz). 
Desta forma e como o Estádio do Bessa e o Municipal de Coimbra já albergam 30.000 adeptos e maiores só mesmo o do FC Porto , este fim de época, o Benfica, só tem mesmo uma oportunidade de realizar esse ´jeitinho`.
Se estas coisas não se pudessem realizar seria muito importante para o futebol português. Se saísse uma lei que impedisse estas jogadas de bastidores como aconteciam com os jogadores emprestados tudo seria muito mais sério e livre de acusações e suspeições.
Este ultimo aspecto já está legislado apesar de ter demorado uma eternidade!
Agora fica a faltar legislar outros aspectos tais como não poder receber os próximos adversário em casa , deixar de se poder oferecer qualquer coisa aos árbitros, de não se poder adiar jogos só porque dá jeito a um determinado Clube e sem data posterior entre muitas outras situações.
Em Portugal ainda se joga muito, fora dos relvados e era tão fácil se pelo menos soubessem imitar os regulamentos de outra Liga mas ....isso também não se pretende!!
De qualquer forma aqui fica o aviso para certos jogos dos bastidores.

Sem comentários :