quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Único objectivo - Liga?


Será o nosso único objectivo ser campeão nacional? Este é um tema que tem sido demasiadamente debatido e esta semana ainda mais. Não fosse o caso desta semana se jogar a 2ª mão dos 16-avos-de-final da liga Europa e nem se falava nisso. Digamos que neste tema existe um misto de concordância com um "temos que jogar para vencer em todas as competições".
Eu concordo com os dois pensamentos mas esta época e devido ao plantel penso que temos um objectivo claramente definido e que prescindir de alguma competição para nos dedicarmos mais á Liga é mesmo um mal necessário. Não que tenhamos feito de propósito para perder mas porque com uma rotação na equipa ficamos mais predispostos a perder. Aliás, a rotação dos jogadores é muito efectuada no estrangeiro mas por cá é ainda algo polémico. Lá por fora já é  bastante normal!! 
Assim , por cá, penso que neste momento é ainda o orgulho que engolimos pois normalmente jogamos em todas frentes para vencer. É uma questão de mentalidade que alguns teimam em aceitar e fazer disso uma bandeira contra JJ! Quando ele lá estava não diziam nada pois.....dava jeito!
Já repararam que os grandes Clubes do Mundo realizam essa rotação pois os mesmos jogadores não podem jogar todos os jogos? Depois é ver a questão dos jogadores que se tem pois com um bom plantel a rotação faz-se mas não se sente tanto.
No caso do Sporting, temos um bom plantel mas quando jogam as 2ªs opções isso nota-se!
Na Taça de Portugal e na Champions isso não se viu pois jogaram as 1ªs opções só que que fomos empurrados fora das competições por erros de arbitragem. Posso mesmo dizer que com o video árbitro ainda estaríamos nas duas competições e isso está comprovado!!
O problema é que temos juventude e os tais limites financeiros que a não entrada na Champions aumentaram e entretanto não nos deixam investir e gastar o que não temos, como alguns Clubes. Há Clubes que têm o maior passivo nacional mas que continuam a ter crédito nos bancos e nós temos que responder a uma estruturação financeira e cumprir com o assumido. As nossas limitações, por exemplo, não nos deixam ter jogadores a auferir  200.000€ mensais e nem jogam na equipa B ou contratar jogadores a auferir uma fortuna como vai auferir Carrillo. Isso , entretanto não é falado por ninguém nem mesmo pela comunicação social!!
Daí JJ afirmar que em Portugal dificilmente chegará a outra final europeia e daí se entender que há Clubes que continuam viver como ricos apesar de terem a maior dívida nacional e outros que têm que viver com milagres. No entanto aquele palhaço mor do rival afirma que em Portugal só no FC Porto e Benfica poderá chegar ás finais europeias. Deus queira que o palhaço tenha que engolir essas palavras!!
Ora bem, se não temos dinheiro para ter um fabuloso plantel e lutar por todas as competições temos que nos concentrar na que pensamos ser a mais importante-a Liga. Este objectivo até nem foi claramente assumido mas sempre afirmámos que pretendíamos intrometermo-nos entre os dois todo poderosos do nosso futebol e que éramos/somos candidatos. Nunca dissemos é que éramos os favoritos pois existe um bi-campeão nacional.
O que dissemos está cumprido por tudo que ainda possa acontecer!!
Mas isto faz com que eu pense que Jorge Jesus geriu muito bem este tema do objectivo primordial. Ele sempre disse que o objectivo primordial é a Liga e nunca se desviou disso apesar de fazer o que está ao seu alcance para vencer os jogos. Coloca é outros jogadores!! Foi o caso da Taça da Liga onde sempre rodou jogadores menos utilizados e fez muito bem.
Reparem que através desta mensagem , e se o Sporting for eliminado ninguém lhe vai apontar o dedo dizendo ter descurado aquela competição.
O único problema é se no final não vencermos o campeonato!!
Aí surgirão muitos a questionar se devem ser esses os nossos objectivos ou se devemos mudar de treinador pois é caro e não temos dinheiro!! No entanto se vencermos, tudo será sanado e darão razão a JJ e já gora ao nosso presidente.
É assim o nosso Mundo e pior, é o mundo do futebol ou pelo menos...... por cá!
Assim JJ penso que soube não criar expectativas pois sabia que tinha que rodara a equipa e que se chegássemos a esta altura da Liga Europa, teria que colocar outros jogadores que depois lhe não seriam tão eficientes do que as 1ªs escolhas.
Não será uma escolha e um discurso que estejamos habituados a ouvir por isso digo que é o orgulho que temos que engolir e agora sermos atacados por quem o albergou durante 6 anos e nada disso sobre isso é pura hipocrisia mas contra isso estamos preparados.
Por isso,  esta quinta-feira, não esperem a carne toda no assador porque o mal foi o jogo da 1ª mão. Se entretanto o fizer nem será contraproducente pois naquele dia tinha mesmo que efectuar a rotação. O nosso calendário assim o ditou e penso que brevemente terá a sua prova.
Acreditar acredita-se sempre mas se a realidade é dita pura e dura, que tal ficarmos pelo caminho......e dedicarmo-nos só á Liga?

Sem comentários :