domingo, 14 de fevereiro de 2016

Sporting só depende de si


Ainda faltam 12 jornadas para o términus do campeonato mas algumas contas começam-se a fazer. Ao todo faltam por conquistar 36 pontos e para se ser campeão quase todos teremos que os ganhar. Se queremos chegar ao final em primeiro não podemos dar pontos aos rivais nem desperdiçar oportunidades como as deste fim-de-semana. 
Fomos grandes frente ao Nacional mas não podemos perdemos pontos com Tondelas
e Rio Ave´s se bem que os vila-condenses são de nível europeu. Também sabemos que não venceremos todos os jogos nem existem equipas imbatíveis. É mesmo assim.....para nós e para os outros.
É isto mesmo que Jorge Jesus sempre disse/alertou mas nem sempre o conseguimos perceber. Nós queremos vencer todos os nossos jogos, tal e qual o Football Manager! E isto não é só para o Sporting. É também para todas as equipas.
No caso da nossa equipa podemos dizer que a maré está a nosso favor. Temos jogos difíceis, como são todos, mas a jogar desta forma não há que ter medo. Estamos na frente e com 3 pontos de avanço para um candidato e 6 para o outro. 
Por isso e com as contas desta forma o campeonato só depende de nós para o vencermos e com o aproximar-se do fim temos que começar a analisar os confrontos entre eles. 
O Sporting, para já , está em vantagem sobre os dois rivais e não me refiro só ás vitórias, falo também em termos de golos. Eu explico: ainda falta um Sporting-Benfica e um FC Porto-Sporting mas no caso dos jogos frente aos encarnados o Sporting tem uma vitória e 3 golos de avanço. Se o Benfica vencer em Alvalade por 0-2 , o Sporting mantém a vantagem por um golo. Se o FC Porto nos vencer no Dragão por, 1-0 também ficamos em vantagem no confronto directo. 
Isto significa que na pratica não seriam 3 pontos de avanço e sim 4 pontos, no caso do Benfica.
Mas vejamos os  critérios de desempate (ponto 6 do Artigo 9.º do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol) em caso de empate, por pontos, e no final do campeonato:

 a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

 b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

  e) Maior número de vitórias em toda a competição;

  f) Maior número de golos marcados em toda a competição

Como podem ver o Sporting estaria em vantagem até á alínea c) mesmo que perdêssemos em Alvalade com o Benfica por 0-2. Só na alínea d) o Benfica estaria á nossa frente mas para isso teria que nos vencer por 0-3 para empatar todas as primeiras ...alíneas. 
Mas também como podem ver estas contas começam a fazer-se e a pesar mais. É que estas contas também fazem parte da pressão sobre as equipas , nesta altura do campeonato e só nesta altura do campeonato.
Claro que ainda falta e o Benfica até pode ser campeão sem ganhar a nenhum dos grandes mas é muito improvável que isso aconteça. Já lá vão 5 derrotas com o Sporting(3) e com o FC Porto(2).
Para pesar ainda mais sobre a equipa do Benfica está a sua última oportunidade e essa é tentar vencer em Alvalade....mas já se sabe que tem que ser pelo menos por 3 golos. O resto é ver como se desenrolam os próximos jogos.
O que é mesmo certo é que este pormenor vai pesar na equipa do Benfica ao nos aproximar-mos do derbi, se entretanto não houver mexidas na classificação. É que entretanto o Benfica pode perder mais pontos.......pois o próximo jogo é em Paços Ferreira. 
Para o Sporting a história voltou a mudar e o truque é pensar jogo a jogo para que o nosso objectivo se torne mais perto de alcançar.
E não se esqueçam de que qualquer deslize pode ser fatal para o desfecho final e que se não estivermos de olho bem aberto o FC Porto aproxima-se mais.
Mas para já........ ninguém pode dizer que já ....ganhou!

Sem comentários :