terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Sporting: saídas e entradas


Esteve ao rubro o mercado de transferências e o Sporting mexeu no seu plantel. Mexeu um pouco é certo mas mexe e até á ultima da hora tudo é possível. No entanto, mesmo com o mercado encerrado, não estará tudo resolvido pois mercados como China ou Brasil estão abertos e há dinheiro para gastar. Portanto, o mercado está fechado só na Europa e Jorge Jesus e outros treinadores, ainda não estarão tranquilos como bem o desejavam.
É um tempo de entradas e saídas e esperemos que os que cheguem sejam melhores dos que saem! O mais interessante é ficarmos mais fortes para realizarmos um caminho de sucesso.
O Sporting aproveitou este período para fazer algumas mudanças. Alguns jogadores eram excedentários e saíram para dar lugar a outros ou até para emagrecer a lista mensal de salários e outros , saíram por oportunidade de negócio ou por opção do treinador. Assim, jogadores como Viola, Oriol Rossel, Marcelo Boeck, Diogo Salomão, Jonathan Silva, Labyad, Montero, Tanaka, Sacko , Cissé, Luís Ribeiro e Sambinha abandonaram o Clube, uns em definitivo e outros por empréstimo!
Vejamos ao pormenor:
-Viola: saída em definitivo para o Mouscron da Bélgica;
-Oriol Rosell: saída por empréstimo para o V. Guimarães;
-Marcelo Boeck: saída por empréstimo para o Chapecoense(Brasil);
-Diogo Salomão: saída em definitivo para o Maiorca(Espanha);
-Jonathan Silva: saída por empréstimo ao Boca Juniors(Argentina);
-Labyad: saída por empréstimo ao Fulham(Inglaterra);
-Montero: saída em definitivo para a Liga chinesa(Tianjin Teda);
-Tanaka: saída para o Japão(Kashiwa Reysol);
-Sacko: saída por empréstimo ao Sochaux (II Liga francesa);
-Cissé: saída por empréstimo ao V. Setúbal;
-Luís Ribeiro: saída por empréstimo ao Feirense;
-Sambinha: saída por empréstimo ao New England revolution(EUA);
Quanto a Teo Gutiérrez ainda não se sabe se sairá ou não mas com o mercado fechado, o Sporting não pretenderá ficar a perder um bom avançado sem ninguém entrar ....em troca! Assim certo, certo e na frente de ataque estão: Slimani, Hernán Barcos e.... Teo Gutiérrez.
Mas, quanto a entradas há a registar:
-Schelotto,
-Bruno César,
-Zeegelaar,
-Sebástian Coates,
-Hernán Barcos,
-Betinho(equipa B),
-Rukas(equipa B),
-Canhembe(equipa B)
e os regressos de:
-Rúben Semedo,
-Filipe Chaby(equipa B).
Era claro que a nossa equipa precisava de reforços para a defesa pois estes golos estúpidos que sofremos são sintomáticos de problemas: Ewerton anda cheio de problemas físicos e demora em adquirir o ritmo de jogo, Tobias Figueiredo foi operado e está de fora durante uns tempos, Jefferson também está condicionado e Naldo acabou de se lesionar não se sabendo a extensão dessa lesão! Bolas, será vírus?!!
Assim a opção foi reforçar a defesa para todos os sectores: Schelotto para a direita(embora João Pereira estar em grande forma); Rúben Semedo e Coates para o eixo defensivo e de Zeegelaar, para a esquerda, para colmatar o empréstimo de Jonathan que saiu para ganhar maturidade.
Era preciso uma reorganização e ela está em marcha e todos queremos que seja para melhor como no ano em que voltámos aos títulos com as contratações de André Cruz, César Prates e Mpenza.
Para a direita vai ser difícil Schelotto tirar João Pereira mas para a esquerda Jefferson tem que se esmerar pois o holandês é mesmo grande jogador. Cuidado: Zeegelaar é grande jogador!!
Para o eixo defensivo é que é preciso arrepiar caminho e dava jeito Coates entrar já para titular frente ao Rio Ave pois Rúben Semedo é novo e inexperiente e um bom avançado poderá fazer miséria. Coates é com certeza o companheiro ideal para Paulo Oliveira com Naldo e Rúben á espreita! Quanto a Ewerton chegou-se a falar também da sua saída mas é sem dúvidas um bom defesa central. Não é muito veloz mas André Cruz também não era!! É um jogador bastante válido.
Para o meio campo não chegou ninguém se contarmos Bruno César como extremo. O chuta-chuta chegou e pegou de estaca na ala esquerda. Com esta entrada Bryan Ruiz passou a jogar na sua posição preferida-avançado/2º avançado e o rendimento tem sido melhor.
Na frente era também um sector com muitos problemas visíveis. Slimani está algo desanimado com a campanha porca que têm feito contra ele e temos que ter um substituto á altura, Teo Gutiérrez não está satisfeito em Portugal e Tanaka e Montero não dão o que o Sporting precisa. Jorge Jesus pretende atacantes com fibra e poder de choque e quer o colombiano quer o Japonês não têm essas características. Quanto ao colombiano, Teo, é um bom atacante e tem muita qualidade  mas deve ter os dias contados devido á sua postura como profissional! Não quer, não fica mas têm que pagar o que pretendemos!!
Desta forma estão confirmadas as saídas de Tanaka e Montero mas de  Teo nada se sabe. Para render o japonês e o colombiano entra um jogador com outro atributo; a saber, Hernán Barcos traz outro poderio ao sector mais avançado do Sporting!
Para a baliza não se falou mais nessa possibilidade e não chegou ninguém de novo portanto Azbe Jug é o 2º guarda-redes do Sporting e Stojkovic será o 3º.
Conclusão:
O Sporting poderá estar mais fraco na baliza mas mesmo assim tenho dúvidas pois Jug pareceu-me um guarda-redes bastante ágil e seguro no jogo que fez contra o Arouca.
Na defesa , sem dúvida nenhuma ficamos bem mais fortes pois Coates dispensa apresentações e Zeegelaar é grande jogador. O regresso de Rúben Semedo é para colmatar eventuais lesões no eixo da defesa e também , se for preciso, para dar um jeito a médio defensivo.
Para o sector intermédio o SCP não precisava de reforços e efectivamente não os apresentou. É deveras o nosso sector mais forte.
Na frente estava outro bico de obra e compreendo inteiramente JJ. Montero e Tanaka não são jogadores com poderio físico, não vão ao choque e são fracos no jogo aéreo. Assim chega um jogador com essas características. Eventualmente um jogador mais técnico, como Montero pode ser preciso em determinados jogos mas o escolhido foi ter jogadores mais fortes.
Para mim o Sporting fica mais forte!!

Sem comentários :