quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sporting CP x Bayer Leverkusen

Equipa frente ao Bayern Munique em 6/2-2016
O Sporting recebe hoje, o Bayer Leverkusen, actual 3º classificado da Busdesliga, ás 20:05, em Alvalade para os 16 avos-de-final da Liga Europa. É um adversário de grande nível e espera-se uma grande noite no nosso Vulcão. É o começo de uma eliminatória muito difícil mas que certamente não ficará resolvida no jogo da 1ª mão.
O Sporting não deverá apresentar a sua melhor equipa mas já terá a participação de Jefferson no onze titular pois já treinou integrado e Zeegelaar não está inscrito nesta prova. Jorge Jesus também o confirmou.
Havia a dúvida na recuperação de Jefferson assim como a de Paulo Oliveira, Naldo e Bruno César mas parece que só o lateral esquerdo estará apto para jogar.
Portanto a nossa equipa deverá ser um pouco diferente da que defrontou o Nacional da Madeira. Para já , sabe-se que o holandês e Bruno César sairão da equipa e do onze inicial.
Agora que JJ afirmou que haveria rotatividade na equipa é bastante provável por exemplo possa jogar Ewerton na vez de Rúben, que Mané possa surgir na vez de B. César, de Aquilani também aparecer na vez de Bryan e quem sabe Schelotto e Teo também joguem.
No entanto não acredito que o mister faça muitas mudanças pois pode ser fatal mas tenho a certeza de que William jogará pois não dará o seu contributo frente aos Boavisteiros, no fim-de-semana.
Assim Amorsporting apostaria na seguinte equipa: Rui Patrício na baliza, João Pereira, Coates, Ewerton e Jefferson no quarteto defensivo, William, Adrien, João Mário e Mané nas zonas intermédias e Aquilani e Slimani serão os mais avançados em campo. Desta forma e se esta formação se concretizar haverá 4 mexidas no onze em relação ao jogo da Madeira. Penso que chega mas....perderemos alguma qualidade com a saída de Bryan!! Depois, a nossa forma de jogar não deverá mudar!
O que muda é o adversário e a atenção a ter pois este adversário é de qualidade.
Quanto aos alemães:
Esta é a formação do nosso adversário frente ao Bayern Munique, 1º classificado daquele campeonato disputado no dia  a 6 de Fevereiro e em que ficou registada uma igualdade a 0 golos.
Assim, desta forma, esta é a equipa tipo do Bayer: Leno, Hilbert, Ö. Toprak, Tah , Wendell, Kramer, Kampl, Bellarabi , Çalhanoğlu, Chicharito e S. Kießling. O treinador é R. Schmidt e o sistema táctico é também um 4-4-2. 
Sabe-se que o avançado mexicano, Chicharito está em dúvida para o jogo da 1ª mão mas nada que nos deixe mais descansados pois os germânicos são muito boa equipa e têm suplente á altura(Brandt). 
Esta equipa ocupa o 3º posto do campeonato alemão, logo atrás de B. Dortmund e Bayern Munique. mas a diferença pontual para o líder (21 pontos) e para o 2º classificado(13) deixa-os entregues á luta pelo 3º posto que dá acesso directo á Champions League.
O Bayer tem um ataque com 41 golos marcados mas tem 22 golos sofridos o que deixa indicações de qual poderá ser o seu sector  mais débil- a defesa, embora a Bundesliga ser pródiga em muitos golos. Só mesmo o Bayern tem apenas 10 golos sofridos.
Desde a pausa de Inverno, só conseguiu vencer 2 dos 5 jogos realizados o que também prova a irregularidade desta equipa. No total somam 15 vitórias, 8 empates e 10 derrotas.
Em termos tácticos penso que nesta temporada está bem parecido com o nosso. Utiliza o 4-4-2 e pressão alta o que nos avisa para os perigos para a nossa 1ª fase de construção de bola. Perder a bola logo na nossa defesa ou quando William ou Adrien tentam pegar na bola pode ser fatal.
A defender a pressão que a equipa realiza também é parecida com a nossa pois recua as suas linhas e apresenta coesão na defesa da sua baliza. A equipa quase toda defende e este facto dá-lhes espaço para aplicar as transições rápidas que também são muito perigosas.
Ora, o Sporting e o Leverkusen apresentam muitas parecenças e adivinham-se dois jogos muito difíceis sendo que, certamente, a equipa que cometer mais erros não passará á próxima fase da competição. 
Penso que o Sporting sabe sair da pressão alta e não perder bolas neste sector. Ou tentando pegar na bola quer por William quer por Adrien, caindo um pouco para as alas ou então, jogando em futebol directo para Slimani. É uma tarefa difícil mas também o vai ser para eles pois nós também pressionamos muito alto e defendemos quase com a equipa toda. 
Não tenho dúvidas de que vamos ter a bola no pé e conseguir ultrapassar a primeira fase de pressão da equipa adversária pois nem sempre a fazem correctamente. Se conseguirmos fazer isto será muito bom para nós pois encontraremos mais espaço para atacar.
Depois, quando a bola chegar ao guarda-redes alemão teremos que não os deixar sair realizando ali uma pressão alta e obrigando-os a jogar em futebol directo. A equipa alemã apresenta altura suficiente para ganhar essas bolas mas neste pormenor, tanto Coates e Ewerton(ou Rúben) poderão ter uma palavra muito importante a dizer.
Neste tipo de jogo e mesmo se não ganharmos as bolas aéreas temos que ganhar as 2ªs bolas para poder construir e jogar rápido. 
O nosso adversário também joga em ataque organizado e em 4-4-2 mas por vezes também joga em 4-3-3 pois Chicharito costuma cair na ala esquerda e Çalhanoglu entra mais em zonas interiores. 
Cuidado com este jovem turco que é muito bom em bolas paradas e deverá ser ele a cobrá-las....todas.
Na outra ponta do campo Bellarabi é mais jogador para ir á linha e cruzar.
Amorsporting analisou e viu esta equipa sofrer mais golos em cantos e em livres mais ..laterais.
Hoje em Alvalade é muito importante ter um bom resultado mas sobretudo não sofrer golos pois este factor poderá dar mais segurança á equipa alemã. O Sporting estará á altura do encontro e não deixará a questão resolvida na 1ª mão. A eliminatória será resolvida em duas mãos pois ninguém espera que haja muito golos em jogos destes.
Por isso ganhar hoje, seria muito importante mas não sofrer golos também.
Força Sporting!!

Sem comentários :