domingo, 14 de fevereiro de 2016

Organização da máquina


Na antevisão do jogo da Madeira, Jorge Jesus , afirmava que a equipa não tinha perdido a qualidade e isso comprovou-se no jogo e com o resultado obtido até os mais cépticos ficaram convencidos. Mas que grande exibição da nossa equipa. Qualidade de jogo em futebol apoiado, grande transporte
de bola e com uma 1ª fase de construção com William de volta ao seu melhor , Adrien no seu habitual e encarregue á construção de jogo avançado e se Bryan e João Mário jogarem sempre assim....chega. Na retaguarda, quem diria que Coates e Rúben se mostrassem tão seguros e depois João Pereira e Zeegelaar cavalgam milhas e ajudam á prestação conjunta. 
Amorsporting tinha falado em reorganizar e penso que foi o que o Sporting fez, ou seja, foi o que JJ ....fez! E deu-se bem!! (Eu sei do que falo!-eheheheh)
É certo que a defesa voltou a ser diferente mas se for assim todos os jogos e não sofrermos golos.....que seja! O Sporting voltou a ser a melhor defesa do campeonato apenas com 14 golos sofridos faltando ainda jogar, o Sp. Braga. Coates e Rúben estiveram muito seguros e autoritários na sua missão. Foram a todas bolas e voaram sobre os avançados do Nacional demonstrando que são uma boa dupla de defesas centrais e com futuro. Eu gostei!!
Jorge Jesus também gostou: "Estreei de início, mas eles já tinham jogado frente ao Rio Ave. É uma dupla forte. Têm muita dinâmica, tanto no jogo aéreo como no espaço curto. Eles estão a conhecer-se, mas parece que já se conhecem há muito tempo. Nos dois jogos em que estiveram em campo não sofremos golos….Se tudo continuar assim é para se manter, mas nós temos outros jogadores para aquela posição. O próprio Tobias, que este sábado jogou na equipa B, está a recuperar de uma lesão. É um sector em que estamos bem, tanto em quantidade como em qualidade".
Á frente do quarteto defensivo joga William e ontem já esteve bem melhor. Mais atento, não perdeu bolas para os adversários, fez belissímos passes, integrou as manobras ofensivas da equipa e deu consistência ao nosso sector mais recuado. William, tal e qual JJ refere está no caminho certo: "Não tem estado a um nível tão alto como o Adrien ou o João Mário, mas sabemos porquê e não tem nada a ver com a renovação ou com o seu comportamento – esteve três meses e meio parado sem competição, anda à procura da melhor forma e ainda um pouco das ideias da equipa, mas acreditamos muito nele e por isso é que estamos tão atentos aos jogos e ao rendimento dele". Para mim William esteve muito bem!
A própria constituição da equipa que tanto ´critiquei` frente ao Rio Ave foi a que eu tanto me refiro como a melhor e mais equilibrada. É que é um desperdício colocar Bryan amarrado a uma ala quando no meio faz ....magia! Não digo que não possa jogar lá , de vez enquando, mas amarrado lá ....não s.f.f.!
E se Bryan joga ao lado/atrás de Slimani alguém tem que jogar na esquerda do nosso ataque. Mané agarra-se muito á bola e se ele soubesse largá-la no momento correcto seria um candidato a sério para o lugar mas assim joga Bruno César pois é ...equilibrado. Vamos ver se não se lesionou e claudicou a entrada na equipa! No entanto não nos podemos esquecer de Gélson Martins, que ainda está na sua 1ª temporada como jogador da 1ª equipa, e que faz parte da sua formação entrar aos poucos ou jogar de inicio em alguns jogos. Se me permitem: Carrillo complementava mesmo esta equipa que jogou ontem!!!
Depois João Mário que como também referi não estando amarrado a uma ala voltou a realizar mais uma excelente exibição. Este sim é um puto maravilha e muito melhor do um que para aí pintam que faz maravilhas! Por amor de Deus, olham para João Mário! Na direita, na esquerda, no meio, a 2º avançado ........em todo o lado! Arrisco-me a dizer que João Mário é o melhor médio português da actualidade. Que maravilha!!!
Na frente o que de novo existiu foi um Slimani diferente dos últimos dois jogos. Sli já não vai tanto ao choque mas ontem já esteve mais aguerrido e voltou a marcar mais um BIS. E agora não me digam que com Bryan mais perto de si a máquina não carbura melhor!!!
Se olharem para a nossa equipa do jogo contra o Rio Ave , em que critiquei JJ por ter feito jogar Teo e Barcos, agora um deles ficou no banco(nem jogou) e o outro nem convocado foi! Bem ...não pensei que JJ me desse razão tão cedo! Mas isso não me interessa .....o que realmente interessa é ele ter visto muito bem como a equipa carburava melhor. Ainda pensei que ele pretendesse dar ritmo de jogo aos avançados mas fez bem em preferir o que eu tinha dito.
Fiquei feliz por termos vencido!
Quanto aos cartões amarelos só William viu ser atingido o limite e assim não joga frente ao Boavista na próxima segunda-feira dia 22 de Fevereiro. Adrien e Slimani também estão á bica mas JJ até substituiu Adrien , na 2ª parte e por Aquilani já mesmo para não arriscarmos. Assim aposto que Adrien poderá levar o seu cartão amarelo frente ao Boavista para não jogar em Guimarães mas para estar pronto e limpo frente ao Benfica. Já sobre o argelino devemos estar á espera do possivél castigo para saber quando ....limpar.
Acontece que no final das contas esta goleada só vale.....3 pontos! Portanto há que estar contente com esta vitória concludente mas saber que muito falta fazer para obtermos o nosso objectivo!
Jorge Jesus tinha razão quando afirmou que a nossa equipa não tinha perdido a qualidade e eis .....a resposta, 0-4 ao Nacional da Madeira. Ou seja, tudo o que seja bailandoooooooo é com o Sporting. Foi as 3 vezes aos encarnados , foi ao FC Porto, foi ao Marítimo e agora ao Nacional. Bailandoooooo!!
Esta equipa dá-se bem com a pressão e prefere os jogos difíceis.
Também tenho que dar razão a JJ pois contra o Rio Ave tivemos 21 remates á baliza e Cássio fez uma mão cheia de grandes defesas. Não é que tenhamos jogado mal mas jogámos muito tempo com 10 jogadores.
Já no final da partida a constatação de uma verdade ...absoluta:
JJ-"Uma equipa quando ganha tem de ter categoria pelo que faz. Se me dissesse que pensava que faria aqui quatro golos, responderia que não. O Nacional é uma boa equipa, bem trabalhada, em termos de estratégia é dos melhores treinadores que estão na nossa Liga, portanto este campo é difícil, pesado. A nossa equipa, na primeira parte, teve dificuldades em equilibrar o um contra um, mas os golos foram ajudando a ter confiança. Defensivamente estivemos muito fortes. O Rúben Semedo e o Coates estiveram muito bem. Ganhámos, era o objectivo, nem que fosse por meio a zero. Mas por quatro, com a qualidade que a equipa teve… Não esperava. É pensar jogo a jogo. Há jogos em que não se joga tão bem, mas o Sporting CP não sabe jogar mal".
E o Sporting reorganizou-se e voltou a mostrar que "Temos feito o nosso caminho desde o primeiro dia. Dissemos que queríamos ser candidatos ao título, mas hoje, felizmente, já temos os adversários a dizerem que são três os candidatos. Já fizemos o xeque aos reis; vamos ver se conseguimos fazer o mate".
Bravo Sporting!

Sem comentários :