domingo, 28 de fevereiro de 2016

Calendário até final da época 2015/16

Fica por marcar o jogo das meias finais da Taça da Liga que se espera realizar ainda esta época

Amorsporting apresenta o calendário dos 4 grandes até final da temporada 15/16 em várias competições e as possibilidades/aspirações de cada Clube. Para o final da temporada ainda falta muito futebol e não só, para se jogar e ainda tudo pode acontecer.

Efectivamente, ainda faltam 11 jornadas nelas 1 derbi, Sporting x Benfica; 1 clássico: FC Porto x Sporting e ainda jogos dos 3 grandes com o Sp. Braga. Portanto, os 3 primeiros ainda vão defrontar os bracarenses.
Ao Sporting resta-lhe lutar só de fim-de-semana em fim-de-semana para o campeonato, o Benfica ainda tem campeonato, Taça da Liga e Champions, ao FC Porto restam-lhe duas competições e incrivelmente, ao Sp. Braga ainda resta lutar pela Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. Obviamente que também joga para o Campeonato nacional!
É um calendário que ainda está bem preenchido e daqui nasce uma critica minha pois a falta de datas está a dificultar a realização das meias-finais da Taça da Liga entre o Benfica e o Sp. Braga.
No meio disto tudo existem dois Clubes que para já , sabem tudo do seu calendário até ao final. Refiro-me ao Sporting e ao FC Porto! Ao 1º resta-lhe a luta pelo titulo e ao 2º só tem a mais que o Sporting a presença garantida na Final da Taça de Portugal(falta jogar com o Gil Vicente mas o resultado da 1ª mão não deixa muitas dúvidas).
Ao Benfica ainda lhe restam 3 competições mas ao Sp. Braga afigura-se um calendário mais difícil pois tem muitos jogos e correspondentes a 4 competições.
Analisemos individualmente:

Sporting:
Faltam 11 jornadas para o final da temporada e o Sporting tem 3 pontos de avanço sobre o Benfica e mais 6 do que o FC Porto. O Braga não é candidato ao titulo! 
Pode-se dizer que o seu calendário não é fácil mas também quem o tem? A ponta final será a fase mais difícil pois as viagens até ao Dragão e a Braga fecham a temporada. De qualquer forma os dois próximos jogos: Guimarães e Benfica, são muito importantes para se saber o que teremos como ponta final do campeonato.
Até ao final jogamos 6 jogos fora e 5 em casa. As deslocações mais difíceis são as já mencionadas e as outras são a Belém, Estoril e Moreira de Cónegos. Os jogos no nosso Vulcão são com: Benfica, Arouca, Marítimo, União e V. Setúbal.
O truque é jogar jogo a jogo e mostrar dentro de campo porque somos lideres do campeonato. Ainda para mais, e muito importante, só jogamos de 7 em 7 dias!! 

Benfica:
O 2º classificado está a 3 pontos do Sporting e espera uma escorregadela nossa. Acontece que ao mesmo tempo tem que vencer os seus jogos e está mesmo proibido de perder qualquer ponto pois pode claudicar a sua candidatura ao titulo. 
O seu calendário , ao contrário do Sporting , e para já está mais preenchido pois ainda joga na competição milionária o que lhe pode prejudicar um pouco. O jogo frente ao Zenit será logo a seguir á ida a Alvalade e essa pode ser mesmo a semana do tudo ou nada para este Clube. 
Até final joga 6 jogos em casa (União, Tondela, Sp. Braga, V. Setúbal, Guimarães e Nacional) e mais 5, fora( Sporting, Boavista , Académica, Rio Ave e Marítimo). 
O Benfica está obrigada a não perder pontos!!

FC Porto:
Dos 3 candidatos, os Dragões são os que apresentam maior dificuldade pois têm 6 pontos de atraso para o líder Sporting e depois ainda 3 pontos para o Benfica. Á semelhança do Sporting têm 6 jogos fora de casa(Belém, Braga, Setúbal, Paços, Coimbra e Vila do Conde) e 5 jogos em casa(União, Tondela, Nacional, Sporting e Boavista). 
Olhando para os jogos fora, este é para mim, o calendário mais difícil dos 3 grandes mas nada que o tempo não o vá clarificar. O FC Porto tem a presença na Final da Taça de Portugal praticamente assegurada só esperando por Sp. Braga ou Rio Ave.
Ou seja, praticamente o FC Porto até ao final jogará de 7 em 7 dias e se ainda pensa em chegar ao titulo ou ao 2º lugar não pode desperdiçar nenhum ponto!

Sp. Braga: 
Os bracarenses apesar de não serem candidatos ao titulo estão nas frentes todas, inclusive, a Liga Europa. Paulo Fonseca tem rodado a equipa mas os jogadores têm-se portado bem. No Campeonato estão sólidos no 4º lugar e daí não devem passar. Com o campeonato quase definido seria bom a presença na final da Taça de Portugal e porque não ambicionar também a presença na final da Taça da Liga? Quanto á Liga Europa, o encontro com alguns tubarões não devem diminuir uma grande presença nesta competição. 
Os bracarenses apresentam um calendário preenchidíssimo. 

Vai ser uma ponta de final de época emocionante e com grandes jogos. É isso que o povo gosta-futebol! Só esperemos que os factores externos ao desporto rei não prejudiquem uns e ajudem outros! Eu quero o Sporting Campeão!!

Sem comentários :