quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Acreditar....sempre!


É um facto: perdemos na 1ª mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, em Alvalade , frente aos alemães do Bayer Leverkusen por, 0-1. Estamos em desvantagem e estamos ´obrigados` a ir a Leverkusen vencer para continuarmos em prova mas não é possível? Claro que é possível!!
Vai ser difícil, pois vai, mas nunca entramos em campo já derrotados. Nunca!!

Nada é impossível no futebol e ainda para mais para esta equipa que esperamos agigantar-se e conseguir impor o seu futebol na Bayer Arena. E meus amigos: se vencermos será mesmo a 1ª vez que vencemos......na Alemanha. É que já são 10 derrotas em 11 jogos.
O Leverkusen não perde há cinco jogos em casa nas provas europeias (3V 2E) mas digamos que hoje, contra as odd´s, poderíamos começar a inverter esta ....tendência. 
A equipa joga hoje num ambiente adverso mas não será isso que nos mete medo. Aliás, nada nos mete medo. Há sim, muito respeito por uma boa equipa mas não imbatível. O Bayer, na Liga alemã já tem muitas derrotas e porque não voltar a ter outra derrota....hoje? 
A vitória do Sporting por 4-2 no terreno do FC Lokomotiv Moskva, na 5ª jornada da fase de grupos, colocou ponto final na nossa série de 17 jogos sem vencer fora na Europa. Portanto se acabámos com esta série negra porque não ser hoje a terminar com a outra?
Em relação ao nosso último jogo há a destacar o regresso de Naldo, Bruno César e Wiliam Carvalho aos convocados, as saídas de Rúben Semedo(castigado), Schelotto e Zeegelaar(não inscritos) e a chamada de Barcos ao seu 1º jogo europeu e também de V. Stojkovic mas que deverá ficar na bancada.
Eis os 22 jogadores convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício, Azbe Jug e Stojkovic;
Defesas: João Pereira, Naldo, Jefferson, Ewerton, Esgaio, Tobias e Rúben Semedo (suspenso);
Médios: Aquilani, Adrien, William, Bruno César, Gelson e João Mário;
Avançados: Bryan Ruiz, Mané, Barcos, Matheus, Slimani e Teo.
Serão com certeza, verificadas mais mudanças na nossa equipa com principal relevo para o regresso da defesa quase toda titular do principio da temporada(Rui Patrício, João Pereira, Jefferson, Naldo e Ewerton) já que Coates ficou em Lisboa por precaução e do regresso á titularidade de William Carvalho. Talvez também possa regressar ao onze, Bruno César mas eu continuaria a apostar em Gélson Martins.
Este seria o meu onze: Rui, João Pereira, Naldo, Ewerton, Jefferson, William, Adrien, João Mário, Gélson Martins, Bryan e Slimani. 
Como referi continuaria a apostar em Gélson porque apesar de ser um jovem e não ter muita experiência precisamos de fantasia e de velocidade nas alas. No resto apostaria nos mesmos jogadores.
Já vimos como o Bayer joga e não podemos nos deixar cair na teia que nos vão estender. Temos que sobretudo jogar rápido, mudar de flanco constantemente e ter profundidade no ataque. Temos também que utilizar mais diagonais, efectuar mais desmarcações e também rematar á baliza.
Não é um jogo nada fácil e Javier Chicharito Hernández já joga. No entanto o capitão Toprak e o médio centro Kampl não defrontam o Sporting por estarem lesionados mas isto não nos pode condicionar pois a equipa funciona como um todo. 
Os alemães deverão jogar desta forma: Leno na baliza; Jedvaj na direita, Papadopoulos e Tah no eixo defensivo; Wendell na lateral esquerda; ; Kramer e André Ramalho no eixo do meio campo; Hakan Çalhanoglu e Bellarabi nas alas e Mehmedi Kiessling e Chicharitona na frente de ataque. O esquema será um 4-4-2 e mais forte na zona central. 
A teia estendida no eixo do campo será muito concentrada e penso que o truque será rodeá-la com velocidade.
Hoje é dia de acreditar e de jogar o nosso melhor futebol. Vamos tentar surpreender esta equipa alemã que estará um pouco com o Rei na barriga.
Apesar de dizerem que somos muito fortes, mais fortes do que em anos anteriores e de que é um jogo difícil é próprio dos alemães terem vencido o 1º jogo e pensarem que está quase feito e principalmente com uma equipa portuguesa.
Vamos acreditar que é possível e dar-lhes com o nosso futebol. 
Não jogamos com nenhum papão do futebol mundial! Jogamos com uma boa equipa, que no 1º jogo demonstrou isso mesmo e que mereceu a vitória. Nada mais! 
Agora é a nossa vez de acreditar, de jogar o nosso futebol, de fazer golos e dedicá-los ao lateral-direito do Sporting, João Pereira, que hoje faz 32 anos.
Eu acredito!

Sem comentários :