quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Sporting: Candidato mas não favorito


Jorge Jesus parecia adivinhar pois antes do jogo na Madeira , contra o União, ele afirmava que estava surpreso com a prematura liderança isolada do Sporting no campeonato. No entanto prometia uma equipa pronta para defender essa liderança. E quando todos pensavam que íamos continuar no comando , eis que tudo muda para uma equipa que apesar da derrota foi a que mais rematou á baliza nessa jornada - 24 remates. Portanto foi muito injusto mas quem disse que o desporto Rei é justo? 

E num jogo tudo mudou! A 1ª derrota tirou-nos a liderança e a vantagem confortável para a recepção ao FC Porto. O que não mudou foi a vontade de crescer , de sermos melhores, e a sede de vencer e mesmo que perdêssemos com os azuis e brancos isso nada mudaria.
A campanha estava a ser impecável: zero derrotas, objectivos intactos mas ....em dois jogos e numa semana ficámos sem a Taça de Portugal e sem a liderança da Liga. Foi um castigo muito duro e injusto para a nossa equipa. 
Se há equipa que joga futebol essa é a nossa mas a glória no futebol há muito que deixou de ser para quem joga melhor. Hoje, é para quem é mais eficaz e para quem comete menos erros! E quem pensar que marcar golos dá mais vitórias e troféus engana-se pois é preciso dominar outros factores. E nestes factores estão incluídos os extra-futebol. Repare-se que devido a muitos anos de ausência pelos objectivos principais existiam/existem 2 rivais ´blindados´ pelas estruturas federativas do nosso futebol.
Considero então, que o Sporting é um candidato mas não o favorito. E não é o favorito porque tal e qual como afirma JJ, o Benfica é o bi-campeão nacional e o valor do plantel e os últimos anos do FC Porto assim o exigem. O Sporting tem andado fora desta guerra! Assim , não somos favoritos, somos só candidatos! Também não somos favoritos porque em termos de estrutura do futebol do Clube estamos ainda a crescer e não temos a experiência dos nosso rivais. NO FC Porto, por exemplo, as pessoas estão lá há mais de 30 anos!
Em anos anteriores já estávamos arredados do titulo há muito tempo. Porém , desde que chegou BdC ao Sporting que esse paradigma tem mudado. Primeiro com Leonardo Jardim, depois com Marco Silva e agora com Jorge Jesus. Agora estamos mais perto do topo do futebol nacional e é para ficar!!
Não serão Doyens, estados lampiónicos, Concelhos de Disciplina, nem truques com ciclismo que nos vão abater nem tirar-nos a ambição de vencer. 
Quis o destino que á 1ª derrota passássemos para 2º lugar e logo antes de receber-mos o FC Porto. Porém esse jogo, em Alvalade, o destino devolveu-nos a liderança da Liga que é mais que justo. Somos também a equipa que joga o melhor futebol em Portugal. 
O inicio de 2016 está a ser a toda a velocidade. Primeiro a recepção ao FC Porto , depois a viagem até Setúbal e recentemente a grande vitória sobre o Sp. Braga. O Sporting venceu esses três jogos quando os nossos rivais esperavam um deslize. Porém, tiveram azar e outros até foram ajudados para não perderem o comboio. E de um momento para o outro.... lá ficaram 4 pontos de vantagem sobre os nossos dois rivais e a esperança voltou a aumentar. (É esta incerteza no futebol que nos alimenta e acalenta os sonhos das equipas. O futebol é assim- lindo e imprevisível.)
A nossa esperança aumentou mas continuamos a não ser o favorito principal á vitória final. Também penso que esta guerra vai ser até ao final da I Liga. Vai ser tudo muito difícil e a guerra é jogo a jogo.
Apesar de não sermos o favorito nós acreditamos na conquista final. Afinal não somos o favorito mas somos candidatos! 
O Sporting acredita e nós acreditamos que 2016 vai ser um ano fantástico que começou no dia 2 de Janeiro. Em Abril/Maio queremos estar a comemorar o titulo de campeão mas para isso temos que ter o pés bem assentes  na terra e não cairmos nem acreditar-mos em facilidades.
Somos lideres , queremos ficar no topo muito mais tempo e até ao final. Somos candidatos mas não somos os favoritos á vitória do titulo e o que prometemos é lutar pela conquista do campeonato que nos foge há 13 anos. 
A nossa equipa está pronta e joga que se farta. Estamos unidos em torno do nosso Clube e acreditamos no nosso futuro. Não podemos vacilar e temos que continuara a mostra que somos os melhores. E isso prova-se dentro de campo e nem sempre jogando bem e melhor. Por vezes há que ter muita calam, experiência, garra, alma, coração e personalidade. Talvez também tenhamos que ter um pouco de estrela de campeão mas sobretudo saber-mos que os nossos jogadores trabalham bem e que os nosso técnicos estão lá para lhes abrirem os olhos. 
O Sporting é candidato mas ainda falta para sermos ...o favorito!

Sem comentários :