domingo, 10 de janeiro de 2016

Saída de Mané: bom ou mau?


Nos últimos dias muito se tem falado na hipótese de Carlos Mané sair do Sporting. Sair em definitivo ou por empréstimo são as duas formas de transferências que queremos abordar nesta...hipótese. Para já a Sky Sports vai adiantando que o Celtic está mesmo interessado no nosso extremo/avançado a titulo de empréstimo.
O mercado está aberto e neste momento temos vários elementos com poucos jogos nas pernas mas no caso de Mané até tinha sido algo utilizado por JJ. Entretanto o avançado leonino, lesionou-se e esteve um tempo sem jogar o que lhe retirou espaço no plantel. No entanto com o FC Porto foi convocado e esteve quase para entrar. 
Com tudo isto queremos abordar a situação e saber o que os nossos adeptos pensam. Será bom para Mané ser emprestado para jogar com regularidade ou será mau pois deixa a equipa desfalcada? Para o caso também não sabemos das reais intenções do nosso Clube em relação a Mané mas os caminhos estão um pouco tapados. 
Para extremo temos Bryan Ruiz, João Mário, Bruno César, Gelson Martins, Matheus Pereira e Carlos Mané. Nestas contas estão excluídos, Carrillo , que já não deve jogar mais por nós e Schelotto que deverá ser mais um lateral direito. Portanto estas soluções perfazem a totalidade de 6 elementos sabendo que João Mário não é extremo de raiz mas que tem feito grandes jogos naquela posição.
Assim chego á conclusão de que Carlos Mané pode sair por excesso de soluções para a posição mas não só. Mas..recuemos um pouco no tempo.....
Pelo que me lembro, Carlos Mané , quando jogava nas camadas jovens do Sporting não era propriamente um extremo. Era mais um avançado ou 2º avançado. E isso porque não tem características de ponta-de-lança.
Mas, será que tem características de extremo ou de 2º avançado?
Eu penso que o Sporting chegou á conclusão de que o melhor lugar para Mané seria o extremo do campo pois teria características mais para aquela posição em detrimento da outra mais central. Não penso exactamente o mesmo mas para isso penso que teria sido melhor para o jogador ter jogado em outros emblemas, por empréstimo. Esta é uma fase da sua formação que foi ultrapassada mas penso que é fundamental e que no caso ainda estamos a tempo.
Sobre este tema penso que só no caso de jogadores com uma personalidade bem formada , com mais maturidade e com muita qualidade futebolística é que devem ficar logo na equipa principal. No caso de Mané, penso, que isso não se passava e deveria ter saído até para se saber a sua real posição no relvado.
Existe então essa possibilidade e penso que até seria bom para ele pois jogar com regularidade poderia dar-lhe o tal balanço que precisa. Seria também bom sair para o estrangeiro para saber das dificuldades e de jogar em outro futebol. Essa seria a sua maior experiência e um bom trunfo em próximos anos. 
Assim concordo com a sua saída mas só por empréstimo a não ser que a proposta seja muito boa. 
E atenção: Carlos Mané tem apenas 21 anos e muito futebol pela frente. 
Apesar de ter um treinador como Jorge Jesus , que com Gelson e Matheus está a fazer um trabalho notável, seria de facto bom para ele sair e jogar com outra regularidade. Esta é a minha opinião mas não sabemos o que pensa JJ sobre o assunto e provavelmente só o saberemos se ele efectivamente sair. 
De qualquer forma acredito no futuro do atleta que ainda é muito jovem mas com qualidade de jogo. Precisa no entanto de ganhar mais maturidade, tempo de passe, quando explodir e de saber o exacto momento para tirar proveito das suas qualidades. 
Força Mané.

Sem comentários :