sábado, 2 de janeiro de 2016

Pela liderança



Hoje, jogamos pela liderança do campeonato! Alvalade recebe o FC Porto que embora os lenços brancos, a muita contestação a Lopetegui e á SAD portista trocou de posição com o Sporting apenas na  jornada anterior.
A nossa equipa comandou a Liga durante várias semanas mas
o União da Madeira tirou-nos essa liderança. Injusto ou não, é um facto mas passado uma jornada podemos recuperar o 1º lugar da classificação.
Joga-se um clássico do futebol português mas não só: agora também se joga o 1º NOS-MEO desde a assinatura dos contractos milionários que praticamente todos os Clubes efectuaram com estas duas operadoras. É uma nova era e só para se ver a magnitude destes acordos e o que estas operadoras poderão ter de lucro , este jogo vai ser transmitido para mais de 50 países representando milhões de espectadores.
O nosso estádio , provavelmente, já estará vestido pelo nosso novo patrocinador , as nossas camisolas já terão a NOS inscrita mas nós, os adeptos e  a nossa equipa, é que daremos a animação. O verde e branco predominará o ambiente!
O jogo não é para menos. Acarreta a pressão inerente a estes jogos ´grandes´ mas os jogadores já estão habituados a grandes palcos. Mas afinal quem está mais pressionado?
Penso que só pela contestação de que é alvo Lopetegui, a equipa e a SAD portista equilibra as contas da pressão. Se nada disto se passasse , diria que o nosso Sporting estava mais pressionado pois está em 2º lugar e em caso de derrota ´cava´ uma distancia de 4 pontos para os Dragões.
Claro que esta pressão está na mesma presente mas os adeptos portistas conseguiram equilibrar a balança da pressão mostrando nas últimos jogos o seu descontentamento. 
Mas ...se analisarmos friamente a situação constatamos que mesmo que os azuis e brancos percam connosco só terão 2 pontos de atraso para o SCP e não hipotecarão o campeonato. No entanto se essa derrotar chegar a pressão será cada vez maior e talvez insuportável.
Poderão, sim, ver diminuída a distancia para o Benfica, se estes vencerem em Guimarães.
Quanto ao Sporting, a vitória é essencial para recuperar o 1º lugar e para manter as distâncias sobre os mais directos adversários. No entanto o empate será um mal menor pois um ponto para o FC Porto é mais que recuperável mas poderíamos ver diminuída a vantagem sobre os encarnados, lá está, se estes vencerem.
Quanto ás equipas, veremos quem ganha o duelo da posse de bola. Penso que a nossa equipa tem mais qualidade e segurança em ter a bola , seja com William ou não. A posse de bola aliada a uma pressão alta para não deixar o FC Porto construir jogo será crucial. 
Por sua vez os azuis e brancos, se conseguir que o seu tridente do meio campo coloque a bola nos seus extremos, sobretudo Brahimi, poderemos ter sérios problemas.
Também penso que poderemos aproveitar a má forma forma de Aboubakar e da defesa azul para pressionar mais a equipa portista.
Basicamente jogaremos o nosso futebol habitual e não mudamos o nosso ADN. Muita posse de bola, William e Adrien a construir mas sobretudo jogo pelas alas com muita participação dos nosso laterais e extremos. Amorsporting aposta no seguinte onze: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson, William , Adrien, Gelson Martins, João Mário, Bryan Ruiz e Slimani.
Desta equipa acho que João Mário jogará em apoio de Slimani o que torna a equipa mais equilibrada e mais pressionante. A entrada de Gelson Martins pode ser um trunfo pois o jogador está em excelente momento de forma.
Existiam/existem dúvidas quanto ao estado físico de William e Bryan mas pelo menos o costa-riquenho está apostos para jogar. Quanto a William ainda nãos e sabe!
Se não recuperar da lesão jogará Aquilani que também tem jogado bem nos últimos jogos. A qualidade não se perderá e até ganharemos percentagem no aspecto da finalização. No entanto a ausência de William acarreta que Adrien recue para médio defensivo e que o italiano fique encarregue do processo ofensivo.
De resto, este plantel apresenta várias soluções a que JJ poderá recorrer pois há jogadores que jogam em várias posições de jogo. Adrien também joga a médio defensivo, Aquilani também joga nas duas posições do meio campo, João Mário para além do meio campo também joga a extremo e em apoio do ponta-de-lança, Bryan também joga a extremo e a avançado e Teo também joga a ponta-de-lança. Outros ainda dão outras soluções.
O pior cenário é se Bryan não puder jogar. Quem derivar para extremo esquerdo? Gelson, Matheus, João Mário? Neste jogo não acredito que Montero, Matheus joguem de inicio!
Quanto aos portistas tudo se pode esperar do inventor mas não creio que invente neste jogo. Casillas , Maxi, Indi, Maicon e Layún serão os defesas. No meio campo talvez jogue Danilo, Herrera e Ruben Neves e na frente Corona, Brahimi e Aboubakar. Talvez André André possa jogar no meio campo mas não creio.
Os dados estão lançados e agora é hora de dar o protagonismo aos jogadores. Quanto a mim, eu vou lá estar! E tu?

Sem comentários :