terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Mestre Jorge Jesus e o seu seguidor, Rui Vitória


Um ex-vice-presidente do Clube de Carnide , António Figueiredo, dizia hoje que, "Se Jesus fizer uma segunda volta como as que fez no Benfica, o Benfica será campeão" mas.....não será mais ao CONTRÁRIO,  isto é, Se JJ fizer uma 2ª volta como as que realizou no Clube de Carnide , o Sporting será Campeão? O português utilizado não estará bem melhor desta forma??

Não será que fazendo referência ao treinador que o Clube que o próprio treina é que será o tal campeão? Não?? Ou o srº esqueceu-se que Jorge Jesus agora é o treinador do Sporting??
O que se esquecem é que o cérebro da táctica que o Benfica utiliza está no Sporting e que essa táctica é dele, foi deixada por ele!! É o tal Ferrari que ele tanto fala mas veremos se há mãos para ele. E se no fim as tiver já sabe que , o srº Rui , pode para o resto da sua vida, como treinador , utilizar essa mesma táctica deixada pelo seu mestre. Sim , porque se o Clube de Carnide vencer Jorge Jesus será considerado o seu mestre. E aqui se percebe quando JJ disse que Rui Vitória poderia ser o seu sucessor!! 
Espero é que não vençam o campeonato para não ter que lhe exigir um ´muito obrigado Jorge Jesus´. 
Reparem que Rui Vitória nunca utilizou o 4-4-2 na sua vida como treinador pois não o aprecia. Se apreciasse tinha-o utilizado nos Clubes por onde passou mas não!!
Então porque carga de água há-de utilizá-lo agora? A resposta é simples: Está lá tudo explicadinho e como a aposta é mais na juventude é melhor não mudar tudo de uma só vez. 
Digamos que até são inteligentes mas no fundo sabem que nada daquilo é feito pelo treinador que contrataram e que nem voto na matéria teve em diversas decisões. Mas isso é internamente deles e é melhor que Rui Vitória não pense muito nisso pois pode dar-lhe algum treco.
O que deve pensar é na estratégia que utiliza e que não é dele. Sim, Jorge Jesus deixou-lhe tudo e afinal parece que o Sofware não foi roubado! 
O ceboladas terá mérito em alguns aspectos, como é óbvio , mas JJ tem mais mérito porque no essencial é tudo dele. E não vale a pena dizer o contrário porque quem lá esteve 6 anos deixou muito trabalho feito e que o diga a politica de contratações do Clube e a equipa B. 
Também não nos podemos esquecer que com JJ houve muito dinheiro que o Clube de Carnide ganhou em vendas de jogadores mas nem será por aí pois mais dia menos dia teremos mais um encarnado no At. Madrid pois para que servem os amigos? O pior é se descobrem as manobras esquisitas dessas transacções......
Mas aí o cérebro já lá não está e o mérito serrá dado ao seu seguidor. Sim, Rui Vitória é seguidor do seu mestre! É como antigamente os filósofos! Eram seguidores dos seus mestres porque pensavam da mesma forma , tinham as mesmas ideias e seguiam-nas. Então não é a mesma coisa o que se passa com o Mestre Jorge Jesus e o seu seguidor, Rui Vitória? É tal e qual!!
Se assim não o quiser ser é mudar o que tem a mudar pois nunca gostou que fosse dessa forma. Não creio que o faça para já mas no final da temporada e se não vencer esse será um tema interessante para voltar-mos a opinar. Será um dilema e provavelmente será o voltar ao seu próprio pensamento.
Se o Clube de Carnide não vencer e o Campeão for o Sporting então significará que o seguidor não soube seguir o seu próprio pensamento e suas ideias pensando que poderia vencer com as ideias de seu mestre, JJ. 
Mas atenção o mesmo não se poderá dizer de JJ pois ele já provou que a sua estratégia está certa e que consegue levar água ao seu moinho. O que se poderá colocar é se no Sporting conseguirá também mas os jogadores são outros , o dinheiro é menos e o sistema não está com connosco!!
Mas será que o seguidor de JJ conseguirá vencer mesmo com o sistema do seu lado? é mais um dado para a questão e ela é muito grande e se não vencer será ainda maior pois tudo cair-lhe-á em cima. 
É portanto um pau de dois bicos a vida do ceboladas. Se vencer , vence com o deixado pelo seu mestre! Se perder, perde porque não teve mãos para o tal Ferrari. 
E é um dilema que JJ não tem porque segue sempre as suas ideias e não é um seguidor/copiador!! Ele estudou e aprofundou as ideias que neste momento aplica mas o mesmo já não se poderá dizer de Rui Vitória. 
Este abandonou tudo o que pensava para aproveitar e seguir as ideias de um vencedor. O pior é que tem agora que provar que é um bom seguidor pois o contrário será mau para ele. Mas de qualquer forma e se vencer é porque seguiu e aplicou o que o seu mestre lhe deixou. neste caso, será sempre um bom discípulo!!
E esta matéria é o que pesará mais na cabeça do treinador do Benfica. Não é fácil no final ser acusado de ter copiado o trabalho de seu mestre e de não ter seguido as suas ideias. Mas no fim veremos o que sai e se a tal estrutura o apoiará condignamente já que demorou a fazê-lo.
Mais tarde, seguirá sempre as ideias de JJ ou mudará para as suas? Isto é o que o ceboladas deve estar a pensar mas enquanto for vencendo nem ele nem os próprios benfiquistas pensarão nisso!! O pior é mesmo.....depois!!
Até lá o discípulo segue o que o mestre lhe deixou!

Sem comentários :