domingo, 24 de janeiro de 2016

Jornada do LEÃO(19ª): Sporting dá passos seguros(1-3)


Era esperado um grande jogo em Paços Ferreira e nada foi defraudado. A pressão estava presente mas esta equipa gosta mais de jogos com pressão alta e na capital do móvel deu passos seguros e confirmou a liderança na Liga. Perante o 5º classificado os leões fizeram uma exibição firme, segura, autoritária, categórica e os momentos mágicos de futebol justificaram os 1-3 finais. 
Foi, portanto, uma festa bonita de futebol com 2 golos do inevitável
Slimani e outro de Bruno César.
Jorge Jesus não mexeu no seu melhor onze que foi o seguinte: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, William Carvalho, Adrien, Bruno César, João Mário, Bryan Ruiz e Slimani. 
O esquema táctico foi o mesmo mas com a nuance de Bryan ter jogado mais nas costas de Slimani e de assim ter ajudado a ter o controle de bola no meio campo. Foi mesmo uma exibição de luxo. William nem sempre conseguiu pegar no jogo mas aí ou Adrien ou Naldo saiam a jogar e tiveram sempre linhas de passe. O nosso fabuloso meio campo não perdeu bolas, fez passes fantásticos , soube ter a bola e lançar ataques. Adrien fez uma 1ª parte de encher o olho e o nosso capitão é um poço de força mas também de sobriedade, de categoria e com o seu grande sentido posicional levou a equipa ás costas(como referiu JJ). Merecia o golo que Marafona lhe negou! 
A pressão alta que a equipa efectuou desde o 1º minuto de jogo penso que foi crucial para não deixar o adversário respirar e assim também foi raro as suas transições rápidas. 
Mas não foi só o nosso meio campo que esteve muito bem. Slimani teve presença fantástica na frente pressionando e fazendo a equipa jogar com ele e através dele. O 1º golo foi desta forma mas antes falhámos diversas ocasiões para inaugurar o marcador. Slimani á beira da baliza cabeceou mal, e Adrien rematou para grande defesa de Marafona são exemplo disso. Depois o golo merecido. A bola vem de um lançamento lateral marcado rapidamente por Jefferson e chega a Slimani que dentro da área tira um adversário da frente e assiste Bruno César que só empurrou para golo. Grande trabalho do argelino que ofereceu o golo ao brasileiro.
Logo de seguida João Mário atirou á trave naquele que seria um golo de bandeira. O intervalo chegou com a vantagem magra do Sporting.
Para a 2ª parte não houve mudanças quer na equipa quer no controlo do jogo. Continuamos com o pé no acelerador e com mais oportunidades de golo não concretizadas por culpa de Marafona que fez bela exibição. 
Aos 62´ João Mário isola Slimani que á saída de Marafona não perdoa e faz o 2º golo do Sporting e do jogo e quando se esperava que o Sporting materializa-se essa vantagem ou até ampliá-la eis que a 9´ do final Bruno Moreira com uma grande cabeçada reduz a vantagem e deixa perigo no ar. Antes do golo do Paços JJ efectuou duas substituições: saiu Bruno César e entrou Gélson Martins que ocupou a ala direita passando João Mário para o lado oposto e aos 82´ foi a vez de sair Adrien e entrar Aquilani.
No entanto o golo do adversário foi Sol de pouca dura pois Slimani , de seguida, voltou a ampliar o marcador e desfez qualquer dúvida. João Mário fez pressão do lado esquerdo do nosso ataque, ganhou a bola , isolou-se e ofereceu o golo de bandeja ao argelino que não perdoou. 
Fez-se justiça no marcador. Antes de terminar foi ainda tempo de entrar Schelotto por João Mário.
Grande jogo da nossa equipa que volta assim ás grandes exibições e afasta alguns fantasmas que por aí andaram toda a semana. Grande lição do Leão que se afirma e prova que está ...para as curvas!!
Amorsporting, desta vez , não pode escolher só um jogador como o melhor em campo. Elego João Mário, Slimani, Bryan e Adrien. Foram todos mágicos. 
João Mário andou pelos dois flancos, pressiona e tem um talento fantástico. A sua criatividade e as suas desmarcações dão alma a este Sporting. Oferece o 2º golo , rematou á trave e também deu profundidade á equipa. 
Adrien puxou pela equipa mais na 1ª parte mas fez uma grande exibição. Tentou o golo e soube sempre por onde andar. Grande capitão que também sabe parar o jogo quando é preciso e isso é muito importante.
Bryan também realizou grande exibição ao mover-se mais recuado e ajudando mais na superioridade do nosso meio campo. Também tentou o golo e os seus passes e movimentos são soberbos. 
Por fim Slimani, o nosso matador! Que eficácia mostrou mas poderia ter marcado mais não fosse aquela cabeçada que saiu mal. Pressionou muito como é seu apanágio mas hoje fez grande jogo apoiado. Grande trabalho no nosso 1º golo.
A liderança voltou ao ...dono!!

Sem comentários :