sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Jornada do LEÃO(18ª): Mau demais(2-2)


Mas que sina , agora temos que sofrer em todos os jogos? O Sporting recebeu o último classificado da I Liga e pode-se dizer que foi ele próprio que complicou o jogo. Esperava-se um jogo mais fácil mas foi precisamente dos mais difíceis. Para mim tivemos excesso de confiança. Foi de facto
um jogo muito mau da parte do Sporting , talvez dos piores da época. Empate em Alvalade a dois golos e uma exibição muito má da nossa parte. Slimani e Gelson marcaram os nosso golos.
Jorge Jesus só fez uma alteração no onze fazendo entrar Ewerton por Paulo Oliveira e deixou tudo igual. De inicio jogaram: Rui Patrício, João Pereira, Ewerton, Naldo, Jefferson, William Carvalho, Adrien, Bruno César, Bryan Ruiz, João Mário e Slimani.
O Tondela começou a partida a pressionar a nossa equipa , não deixando William pegar no jogo e as nossas dificuldades foram evidentes. O nosso adversário ganhava as segundas bolas todas e foi muito complicado conseguir assentar o nosso jogo e isso só foi conseguido muito perto do intervalo quando pressionámos mais um pouco mesmo reduzidos a 10 jogadores.
A nossa fase de construção foi bastante inútil pois William não se libertava e Adrien também não conseguia receber a bola. Também falhámos muitos passes e isso deu intranquilidade o que não é normal nesta equipa.
Foi uma 1ª parte muito pobre da nossa equipa e ficou muito pior quando Rui Patrício foi expulso por falta sobre o isolado avançado tondelense. Lance que no entanto é precedido de uma falta clara sobre Jefferson. A nossa defesa foi fraca e permeável e neste lance foi notório. João Pereira não teve velocidade para o avançado contrário e depois existe penalidade contra nós. O sacrificado foi Bruno César que saiu para entrar Marcelo Boeck mas foi mesmo golo do Tondela. Num ápice, expulsão e golo para o Tondela e ficava na memória a recuperação frente ao Sp. Braga mas com 11 jogadores.
Houve alguma contestação sobre o árbitro mas sem razão. Para mim é mesmo grande penalidade e Rui é bem expulso pois Nathan só tinha o nosso guarda-redes pelo caminho. E digo mais, o Sporting foi uma nulidade e tirando alguns lances em que apitou ao contrário não foi pelo árbitro que não vencemos este jogo.
O Sporting é que não soube contornar a turma do Tondela que mostrou que não ia a Alvalade só para defender. E atenção o Tondela bateu o pé á nossa equipa e não se remeteu todo á defesa. Sabemos o que estas equipas vão fazer a Alvalade. Defender e tentar marcar um golo para se remeter mais á defesa mas nem foi o que aconteceu pois o Tondela estendeu-se no campo e pressionou a nossa equipa.
Só ter uma única situação de perigo na 1ª parte é muito pouco para uma equipa que comanda a Liga. Não ganhávamos nenhum lance aéreo, não soubemos ter a bola no pé, não pressionámos bem, não fizemos uma jogada, nada, zero! A nossa equipa esteve muito mal e a garra por vezes não chega. Que má 1ª parte. Assim não pode ser!
Ao intervalo perdíamos com o último classificado por 0-1 naquele que também foi o único lance de perigo para o adversário.
Na 2ª parte JJ tirou um William Carvalho bastante apagado e colocou o reverso da medalha, Gelson Martins. E foi este menino que revolucionou o jogo da equipa. Entrou bastante forte , motivado e carregou a equipa ás costas. Quando tocava na bola era um perigo.
Nesta etapa entramos bem melhor tendo mais bola no pé e jogando para a frente. As jogadas já saiam e a nossa ala direita estava em evidência sobretudo Gelson. E foi pelo nosso lado direito que surgiu o nosso empate. João Mário vai á linha e coloca atrasado para Slimani que dentro da área do Tondela remata e beneficiando de um ressalto fez o empate. Foi um golo merecido!
O Sporting estava muito diferente e adivinhava-se o golo da reviravolta sem que antes tivéssemos mais lances de golo não concretizadas. Bryan teve uma grande hipótese de marcar mas um defesa cortou com a cabeça um golo ´feito´. Nesse lance pediu-se penalidade mas o árbitro decidiu bem. Noutro lance Gelson rematou cruzado mas a bola também foi devolvida pelo adversário.
O Tondela também poderia ter marcado num lance em que os nossos dois defesas centrais ficaram muito mal vistos. Que mau jogo deles!
Mas foi mesmo Gelson que virou o jogo. Cruzamento da esquerda de Jefferson, a defesa corta mal a bola , Gelson fica com a bola e remata para o 2º golo do Sporting. Estava dada a cambalhota no jogo e era merecido.
A nossa equipa ainda esteve por cima mais tempo mas não conseguiu materializar em golos e ia deixando o Tondela realizar contra-ataques e ter bola. Mas jogar só com 10 jogadores é mais difícil.
E aos 85 minutos sofremos um golo em que Jefferson deixa o tondelense receber a bola e colocar por debaixo de Marcelo Boeck. Se repararem a bola estava no meio do campo , Gelson não consegue ficar com a bola, o defesa tondelense coloca rápido no extremo e este ganha em velocidade a Jefferson que não tem pernas e este faz um golo que tira dois pontos ao líder do campeonato. Este empate acaba por premiar uma equipa que não foi jogar á defesa e que teve a possibilidade de jogar com o Sporting reduzido a 10 unidades.
Para mim o Sporting não jogou o suficiente e foi a nossa pior exibição da época. Não nos podemos dar ao luxo de jogarmos como jogámos na 1ª parte pois a 2ª parte pode não ser a suficiente para vencer a partida. Faltou concentração, faltou arte , faltaram mais ocasiões de golo e sobretudo faltou uma defesa que errou a toda a linha. Foi mau demais!!
Como melhor jogador leonino elejo Gelson Martins que revolucionou o nosso jogo e que foi dos poucos que andou para a frente. Hoje jogámos muito para os lados e para trás. Entrou ao intervalo, jogou. fez jogar, dobrou João Pereira e marcou um golo. O golo 5000 do Leão.

1 comentário :

Anónimo disse...

1) Será que o apitador vai ter nota positiva?...E a nota dele vai aparecer na CS? Aposto que não! Alguns chamam a isto Sistema, será?

2) não se pode encarar um jogo desta forma. Jogar a passo, sem intensidade. É um desrespeito pelo adversário (que depois dá no que dá) e aos sportinguistas que se deslocam ao Estádio para apoiar a equipa. Foi o que aconteceu comigo, que fui com a família, alargada a amigos e depois fomos brindados com este resultado com o último classificado. Claro que lá estaremos - como sempre - no próximo jogo a apoiar a equipa, somos sportinguistas não somos de desistir. Mas que este jogo sirva de lição para a equipa.

3) Nos últimos jogos , e desde à muito, que a maioria dos golos e as jogadas de perigo dos adversários, começam do lado esquerdo da nossa defesa, onde está jefferson. JJ tem de ver o que está mal em todo este sector, pois está a tornar-se um hábito. JM SL