terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Hoje, Al Capone, torceria porque que Clube?


É uma pergunta pertinente por se falar tanto de bandidagem no nosso futebol. De facto seria curioso fazer-se uma ligação entre o que Al Capone fez na vida e aplicá-lo futebolisticamente. O famoso ganster acabou apanhado mas foi difícil tal como é nos dias de hoje apanhar um bandido, pelo menos em Portugal.
Foi apanhado mas por fraude fiscal , verdade seja dita, mas também não existia futebol naquela altura.
Demorou e entretanto cometeu muitos crimes mas foi apanhado e isso é o que interessa. E não se esqueçam, mais tarde ou mais cedo todo o criminoso é apanhado!!
Naquele tempo também não existiam escutas telefónicas e tudo aí era mais difícil de combater o que não invalida que hoje mesmo com escutas os crimes não se continuem a cometer. Mas se tivessem existido também teriam sido consideradas ilegais pois Al Capone também conseguia de tudo um pouco como comprar juízes e policias. Curioso ...não é ?
O pior eram os seus métodos de ´persuasão´. Com uma mão cheia de gente sempre atrás dele, conseguiam apertar qualquer um que lhe fizesse frente e era o ver se te avias (onde é que eu já vi isto??).
Todos o respeitavam , pelo bem e pelo mal e ai daquele que não pagasse o exigido. Já não tinham direito a jogadores emprestados......ups.....segurança nos estabelecimentos!
Naquele tempo tudo era possível: ter policias do seu lado , fugir e esconder-se da justiça,  ser avisado a tempo para poder fugir, ter segurança ilegal, etc, etc. Tal como hoje existe crime e não é punido!!
O seu grande amor pelo crime veio dos tempos de criança. Al Capone ou ScareFace fez parte de um gangue quando era criança mas ganhou verdadeiramente notoriedade quando se mudou para Chicago. Antes tinha trabalhado como segurança e barman, tudo profissões da noite (onde é que eu já vi isto?).
Depois de ganhar notoriedade como gângster, os seus fieis amigos(onde é que eu já vi isto?) tratavam-no por Big Fellow, enquanto amigos o conheciam como Snorky, uma gíria que significava bacana.
Realmente cometeu muito crime desde bebidas, subornos, assassinatos, roubos, contrabando, etc, etc, mas só o conseguiram pegar por fraude fiscal. Talvez os tempos sejam outros e já não seja possível cometer certos crimes mas uns ainda existem. Já não é , é possível ouvir certas gravações mas quem sabe se processos mais pequenos não podem trazer surpresas.
Mas hoje também é tudo tão incrível, tão fantástico, que o que aconteceu no caso do Barão da Droga, do Porto não é de admirar. É que por cumulo dos azares o Juiz de Instrução do Tribunal descuidou-se e todos os arguidos e seus advogados ficaram a conhecer os próximos 20 locais possíveis alvos de rusgas por parte da PJ. Incrível!! O tempo passa mas os truques continuam!!
Foi impressionante o que um bandido(Al Capone) conseguiu em tão pouco tempo. Com certos ´poderes´ conseguiu erguer um polvo ao seu redor e ter um poderio impressionante. Também porque na vida há muitas pessoas disponíveis para certas vidas. 
De facto a ocasião faz o ladrão e é aí que estes ´Al Capones´ actuam. A carne humana é fraca e é quando fraqueja que é convidada a juntar-se á má vida. E na má vida , muitas ligadas á noite, existem muitas fraquezas. Daí certos negócios também serem escuros e ´esquisitos´ , por se passarem ..á noite.
O dinheiro normalmente utilizado vem de locais desconhecidos mas no caso de Al Capone vinha de extorsão, bebidas ilegais, jogo ilegal, contrabando de tabaco, tráfego de fruta....ups....de mulheres , roubos, etc, etc. Hoje, quem sabe de onde vem? Perguntem àquele fundo de investimento amigo , de onde vem aquele dinheiro para conseguirem comprar tanto jogador por tantos milhões!!
O curioso é que não se sabe de onde vem(até pode vir das mesmas actividades de Al Capone) mas que dá para tudo e a atracção ser por uma determinada ....cor.
Quem se metia ao barulho com os amigos de Al Capone e com o próprio,  levava á grande. Quem fosse leal tinha fruta, leitinho, tudo.....ups......bebida, dinheiro, mulheres, tabaco, tudo!! As pessoas até tinham medo de falar e até os jornais tremiam quando se falava daquele gansgster (onde é que eu já vi isto?). 
Claro que nos negócios tudo lhe parava na mão não fosse ele o maior da zona e arredores. Até parecia mel e tudo lhe caía aos pés como se fosse o Papa. Os negócios eram-lhe oferecidos!!
Com tanto poder até um dia pensou em meter-se na politica mas arrependeu-se e recuou mantendo-se fiel ao seu negócio, o crime!
Hoje, teria curiosidade de saber por que Clube torceria este criminoso e homem sem escrúpulos. Se já existissem os três grandes com que Clube se assemelharia este senhor?
P.S.-
Atenção: tudo o que ler é pura coincidência e nada comparável com a vida real.
Tudo não passa de pura ficção!
Tudo não passa de uma simples curiosidade, tal e qual as coincidências do nosso futebol!

Sem comentários :