sábado, 16 de janeiro de 2016

Criticas á arbitragem mas equipa não fez o suficiente


Nenhum sportinguista gosta de ver o Sporting empatar ou perder um jogo. Ninguém gosta de perder nem que seja a feijões embora alguns de nós relevem a situação de várias formas. Por exemplo , o nosso presidente no fim da partida aproveitou para criticar tudo e todos devido ao lance do 1º golo do Tondela e da consequente expulsão de Rui Patrício. Levou o árbitro, levou
Vítor Pereira e tinha levado quem aparecesse pela frente. Tem mau perder e eu também o tenho mas no entanto hoje, vi um Sporting insuficiente para vencer um jogo que poderia ter sido fácil.
E poderia ter sido fácil porque o futebol é um jogo de erros mas e nós errámos muito. Foi visível o nosso cansaço e mais valia termos feito uma maior rotação mas é muito fácil falar no final. Para mim o Sporting fez dos piores jogos da temporada. Até aqui tínhamos conseguido vencer mas hoje isso não foi possível. E o árbitro não tem culpa!
Uma coisa são erros claros e outra coisa são erros que qualquer um cometeria. O lance da penalidade é notório do que digo e o nosso presidente não tem razão. Mas mesmo que o tivesse o árbitro não tem várias televisões para ver o lance e foi só esse o lance em que decidiu mal. Teve mais erros é verdade mas nada que nos tivesse negado a possibilidade de vencer o jogo.
Fomos fracos e errámos demais mas continuamos líderes da Liga e até poderemos ganhar pontos.
Para Bruno de Carvalho, o desempenho deste árbitro, Luis Ferreira da AF Braga, foi dos piores que já viu:
BdC-"Nós temos acesso às imagens. O jogador já está em queda. O jogador não toca na bola e o Rui Patrício defende. Vemos um jogador que se agarra à perna e quando vê que é assinalado penalty faz um gesto claro de ‘consegui’. É só olhar..." Sim! É verdade que o jogador faz isso mas para mim, o Rui, toca no jogador e na bola mas a entrada que teve é perigosa e a penalidade é bem marcada.
Mas o nosso presidente continuou pois tem uma má experiência com este srº:
BdC-"Este é o árbitro que arbitrou o meu primeiro jogo aqui no Sporting. Um Sporting B – Benfica B. Um árbitro que inventou expulsões, que passou penaltis para livres. Dos piores árbitros que eu vi a arbitrar. E de repente aparece na primeira divisão e a arbitrar jogos do Sporting. Não faz sentido. Ainda têm o desplante de expulsar uma pessoa… Todos erramos? Claro. Mas sempre para o mesmo lado não vale a pena. Fez das piores prestações que eu vi na vida. Péssimo".
Quanto ao nosso mister já não foi tão ...critico:
JJ-"Foi um jogo difícil, porque tornámos o jogo difícil e o árbitro também. Não entrámos bem, durante a primeira meia-hora fomos uma equipa pouco agressiva, faltou intensidade ao contrário do que é normal. Depois aconteceu aquele lance do penalti e da expulsão do Rui Patrício porque foi um gesto técnico diferente: o normal é o guarda-redes chegar com o corpo ou com as mãos, em vez disso, tirou com o pé e marcou-se grande penalidade. Isso penalizou-nos, ficámos com menos um. Na segunda parte fomos uma equipa com muito querer e alma, e quando pensámos que tínhamos o resultado a favor sofremos o 2-2. Foi um esforço inglório. Mesmo com dez jogadores e a correr o dobro, conseguimos meter o Tondela na sua zona defensiva. Fomos penalizados com o 2-2. O campeonato é assim, ganha-se somando três pontos, e um ponto, apesar de hoje sentirmos que perdemos dois. Jogámos uma hora com menos um jogador, isso fez com nos últimos dez minutos, quando sofremos o 2-2, não tivéssemos falta de raciocínio e frescura física para assaltar baliza do Tondela".
João Pereira preferiu realçar que ainda comandamos a Liga:
JP-"Não era este o resultado que queríamos mas continuamos em primeiro lugar, independentemente do que Benfica e FC Porto façam nos respectivos jogos. Não estivemos bem na primeira parte, melhorámos na segunda, apesar de estarmos em desvantagem numérica e no marcador, porém, conseguimos dar a volta mas, infelizmente, acabámos por sofrer o golo do empate".
No fim desta má exibição fica a certeza de que temos equipa mas que não se pode vencer todos os jogos. Há que acreditar mas temos que jogar bem melhor que já provámos saber fazer:
JJ-"A equipa mostrou que tem alma e qualidade, mas por vezes acontecem coisas que não se podem controlar".
JP-"Temos demonstrado isso ao longo da época e acreditamos na qualidade do nosso trabalho e do futebol que praticamos. Creio que no final da temporada vamos festejar".
Por fim , fica aqui o meu registo: 
 Srº presidente: Eu também tenho mau perder mas não podemos disparar para todo o lado e andar sempre nesta vida de ser expulso do banco. Que não goste tem todo o direito, que tenha a sua opinião tem todo o direito, que não goste do árbitro também tem esse direito mas não podemos andar sempre nisto. Não é bom andar sempre entra a tribuna e o banco se suplentes. 
Não sei o que disse ao árbitro mas se foi bem expulso que o admita. Agora vem mais um castigo mas quanto ao resto já concordo consigo. Existe muita canalhada no meio disto tudo mas não lhe podemos dar razão por muito que isso nos custe. 
A nossa cruzada continua mas temos que ter mais cabeça e não dar azo a que nos acusem de coisas que não fazemos. Continuaremos a ser fortes mas também temos que saber perder!

2 comentários :

A Martins disse...

No lance capital, acho que o árbitro foi levado pela "manha" do jogador do Tondela e pela saída atabalhoada do nosso Redes. O jogador do Tondela vai com a perna esquerda já a deslizar pela relva ao encontro do corpo de Patrício e este vai com a perna esquerda à frente, acabando com o pé direito, à retaguarda, por cortar a bola para a frente. No mínimo, lance "duvidoso", com uma entrada algo "caricata" do Rui que já nos deu muitos pontos a ganhar. Estamos em 1.º e isso é que conta, mas os nosso 30 minutos iniciais foram maus e os nossos últimos minutos, após a marcação do nosso 2.º golo, não foram muito bem conseguidos, na tentativa de manter a vitória.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Depois de ver melhor o lance tb tenho a mesma opinião. Acontece que o árbitro só tem um lance para ver e tem que decidir. É muito difícil ajuizar, dá quase a certeza de que é penalidade e tirando isso e o fora-de-jogo ao Slimani posso dizer que não jogámos o suficiente para ganhar. Não nos podemos dar ao luxo de fazer uma 1ª parte como a que fizemos contra o ultimo classificado. Na 2ª parte e já depois de termos dado a volta fraquejámos se como JJ diz, falhamos o que não costumamos falhar. São 2 pontos muito mal desperdiçados mas porque pensávamos que ia ser fácil.