sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

As contas da Taça da Liga ...correctas


A qualificação na Taça da Liga ficou mais difícil mas não impossível. O Sporting perdeu em Portimão e as noticias surgiram que nem um ápice com as contas desta competição que até é a prova fetiche de Jorge Jesus. No entanto na maioria dos casos essas contas não eram as mais correctas e tudo devido ao factor de desempate. 
O que nós lemos foi que para além do Sporting ter que vencer em Arouca e o
Paços Ferreira ter que vencer na recepção ao Portimonense , que tínhamos que marcar 5 golos ou mais para anularmos a desvantagem, em caso de desempate com a turma de Portimão. Amorsporting consultou os regulamentos e pode afirmar que as contas não serão bem assim!
Amorsporting explica: 
- 1º factor de desempate na Taça da Liga é a diferença de golos marcados e golos sofridos;
- 2º factor é o maior número de golos marcados nesta fase da competição; 
- 3º Média de idades mais baixa dos jogadores utilizados também referente a esta fase da prova.
Ora bem......o Portimonense tem uma diferença de 5 golos(6 golos marcados e 1 sofrido) enquanto o Sporting apresenta um saldo zero(3 golos marcados e 3 golos sofridos). Isto é, pelas noticias, os Leões teriam que marcar 5 golos só para anular a desvantagem! ERRADO! 
Se o 1º factor de desempate é a DIFERENÇA entre golos marcados e sofridos, significa que se o Paços Ferreira vencer, por exemplo por 3-0 , a diferença de golos do Portimonense cifra-se em 2 golos o que por sua vez quer dizer que o Sporting só teria que vencer por 0-3 mas isto só para anular a vantagem. 
E as contas finais ficariam desta forma: 

1º-Sporting: 6 pontos - 6 golos marcados e 3 golos sofridos, diferença de 3 golos
2º-Portimonense: 6 pontos - 6 golos marcados e 4 sofridos, diferença de 2 golos

Como podemos ver com este exemplo o Sporting estaria qualificado para a próxima fase desta prova. Claro que mesmo com este exemplo será muito difícil qualificarmo-nos mas ainda existem outras combinações de resultados, no entanto igualmente difíceis. 
Pela média de idades penso que o Portimonense é capaz de estar em vantagem mas é mais complexo de verificar.
O que digo é que o 1º factor de desempate não só os golos marcados e sim, a diferença entre os golos marcados e os golos sofridos o que pode fazer alguma diferença. 
Imaginem se o Portimonense perder por 5-0 com o Paços! O Sporting só teria que vencer por 0-1. OK?
De facto as noticias que por aí corriam não estavam completamente correctas mas aqui ficou a correcção.

Sem comentários :