quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Árbitros de ....baixa


Octávio Machado bem avisou para, "Vejam quem são estes árbitros, os jogos que apitaram… e estão de baixa" e....Amorsporting foi ver. Mas já lá vamos!! É ou não curioso estarem tantos árbitros de baixa? Será um boicote ....silencioso? Será descontentamento pelo líder que têm? Será
birra? Será por pressões por parte dos Clubes? Será pelo clima que está criado e de todos os treinadores, presidentes, etc, etc, se focarem na arbitragem?
Enfim....podemos imaginar tudo e mais alguma coisa mas o que é certo é por algum motivo será!! 
Normalmente coloca-se uma ´baixa médica´ quando não se está bem no trabalho, quando não se concorda com o patrão, quando se está metido em algum sarilho, etc, etc, Esta baixa é um escape para algo relacionado com o que se faz, relacionada com a nossa profissão. Claro que também pode ser mesmo por doença mas neste caso é muita coincidência!!
Ora vamos lá:
Octávio Machado disse exactamente os nomes dos árbitros que estão....doentes mostrando-se preocupado com a situação: "Esta indisponibilidade por baixa preocupa-me nesta fase do campeonato. Jorge Sousa, Carlos Xistra, Hugo Miguel e Vasco Santos... Qualquer dia, por este caminho, não temos árbitros ou então restringe-se o número de opções que existem. É uma preocupação enorme que manifesto. Vejam quem são estes árbitros, os jogos que apitaram… e estão de baixa". 
Muito bem, estes são os jogos da discórdia:
-Jorge Sousa
2016-01-10: Sporting-3 x Braga-2 (Liga NOS 15/16) 
-Carlos Xistra
2016-01-02: V. Guimarães-0 x Benfica-1 (Liga NOS 15/16)
-Hugo Miguel
2016-01-02: Sporting-2 x FC Porto-0 (Liga NOS 15/16)
-Vasco Santos
2016-01-16: Estoril Praia-1 x  Benfica-2 (Liga NOS 15/16)

O que se pode dizer é que estes árbitros tiveram nota negativa nos jogos em que apitaram jogos do Sporting! Isto porque se sabe de todas as notas dos árbitros que nos arbitram para se fazer passar a mensagem de que somos beneficiados.
Como se pode ver o Carlos Xistra que realizou a arbitragem , até ao momento, mais vergonhosa da época na vitória escandalosa do Benfica em Guimarães(não nos esqueçamos que este mesmo srº escamoteou várias agressões dos encarnados , na Luz, no 0-3 espetados pelo Sporting ao Benfica) também está de baixa mas não é só devido á arbitragem. É que chamar burro ao treinador do Vitória não abona nada de bom a seu favor.
O Hugo Miguel é mais um árbitro que teve nota negativa na vitória do Sporting sobre o FC Porto num jogo em que se passou a mesma mensagem-Sporting beneficiado. Mas neste caso parece que tem uma lesão no menisco.
Por fim, Vasco Santos que apitou o Estoril x Benfica em mais uma vitória dos encarnados e com uma bola dentro da baliza não sancionada.
Portanto na nossa arbitragem está instaurado um clima fantástico e por mim esta bomba relógio deveria rebentar, já. E continuo a dizer que se no futebol temos treinadores, dirigentes e jogadores estrangeiros porque não termos também árbitros de outras nacionalidades?
A arbitragem pode não ser o único problema do nosso futebol mas as escutas do apito dourado deixaram bem claro que existe/existiu corrupção neste sector. 
Está na hora de juntar aos meios tecnológicos ao serviço do futebol nacional , bons árbitros, novo sistema de avaliação, pessoas isentas e imparciais neste sector e sobretudo transparência num sector em que muita coisa é suspeita.

Sem comentários :