sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Queixas á CMVM , Álvaro Sobrinho, patrocínio da Guiné Equatorial , centralização dos direitos televisivos, patrocínio da Liga e os 400 Milhões da NOS.


É publico que a NOS comprou os direitos televisivos dos jogos do Clube de ´Carnide´ por 400 Milhões de euros a 10 anos e também é publico que este é um montante recorde em Portugal para transmitir os jogos da equipa principal, provavelmente os jogos da Liga italiana e francesa mas sem a Liga Inglesa. É , de facto , um número astronómico e nunca antes visto no nosso desporto!
Mas...algo não bate certo nestas contas.
Todos nos perguntamos como é possível pagar-se 400 Milhões de euros por jogos de futebol, em Portugal mas os factos estão á vista. A angolana , filha do presidente angolano, é dona da NOS e de mais meio Portugal , chegou-se á frente e bateu a concorrência por KO. 
Mas.....algo me deixa com uma pulga atrás da orelha e não é inveja porque nunca o fui e porque o tamanho de um Clube não se mede com Milhões. 
Aqui há sensivelmente meio ano, uma senhora politica e uns deputados nacionais enviavam queixas á CMVM por causa de um possível patrocínio da Guiné Equatorial e também devido a outro angolano, Álvaro Sobrinho, ter acções da SAD do Sporting. 
Tudo foi considerado suspeito e foi mais de debatido na comunicação social que poderíamos estar a fazer actos ilícitos porque um era corrupto e outro era Tirano.
Ora bem, por muito que possa parecer inveja da minha parte eu só digo que estas contas são muito, mas muito estranhas!!! 
Vejamos: 
Por um lado continuamos a falar de negócios com angolanos(como podia ser com outros quaisquer) e não se poderá dizer que José Eduardo dos Santos seja um verdadeiro democrata. 
Assim não será um pouco do mesmo? 
Mas então onde estão esses senhores políticos/deputados que fizeram essas queixinhas? 
Onde está a preocupação na possibilidade em se poder estar a fazer negócios escuros?
Onde está a dúvida que utilizaram para o Sporting sabendo que o dinheiro não veio de nenhum porquinho mealheiro?
Pois é meus amigos: 
Mais uma vez se vê a dualidade de critérios que todos têm para com este Clube. Seria bom que de uma vez por todas se visse com olhos de ver o que se vai passando neste pais que também é de desporto mas com muita coisa estranha. 
Atenção:  eu só estou a dizer que é no mínimo estranho os números avançados e que quando se falou que o Sporting poderia efectuar certos negócios todos estranharam , fizeram queixas, criticaram e duvidaram. 
Portanto , agora , nós podemos duvidar deste negócio!!
Outro pormenor:
Então onde está a conversa da centralização dos direitos televisivos dos jogos que é defendida pela Liga de Clubes? Já se viu que é tudo tanga e só serve para granjear votos para chegar ao topo da ......Liga. 
Agora , o srº Proença vem dizer que a nossa Liga vale muito dinheiro e que este negócio é o exemplo. Ok, ok!! Lá se foi a centralização ........
Para o Benfica é um grande negócio pois bem precisa. É que ter o maior passivo nacional não é para todos!! 
Depois, lutou contra a SportTV porque mandavam (e mandam) no nosso futebol. Criou uma TV própria , não aceitando a oferta da SportTV e até ganhou dinheiro com isso. Teve depois a sorte de realizar este negócio mas.............afinal os jogos vão dar na SportTV?
Bem....o que dizer disto tudo se não que é uma grande falácia pois no fim continuam a mandar o mesmo só que com outra cara. 
Ah! Mas com uns Milhões no bolso!!
Penso que este negócio , mais tarde ou mais cedo , vai abrir um precedente e inflacionar o valor do nosso futebol. Sporting e FC Porto muito possivelmente renegociarão os seus direitos e talvez passem também a auferir mais pelos direitos televisivos mas por enquanto...............
Outra das coisas fantásticas é que o principal patrocinador da Liga Portugal é a partir de agora também o patrocinador do Benfica! O que dizer disto tudo depois de termos passado o que passámos com a Gazprom, na Liga dos Campeões!! 
Continuamos a ser um país onde se faz tudo nas barbas de um povo que se pensa injustiçado e prejudicado pelos políticos mas quando há eleições votam sempre no mesmo. Fala-se muito na promiscuidade entre a classe politica e grandes empresas e algumas delas desses mesmos políticos. Então , mas no futebol, o patrocínio da Liga já pode ser o mesmo de um Clube candidato ao titulo?
Então depois de polémicas com Álvaro Sobrinho, de um possível patrocínio da Guiné Equatorial, de queixas á CMVM e da conversa fiada da centralização dos direitos televisivos talvez seja tempo de questionar todo este processo ....mal explicado.
Ah! E não se esqueçam de fazerem como fizeram com a Fly Emirates. No principio era um contracto de Milhões e Milhões e depois saiu.....um pouco menos. 
Já agora .......talvez agora com tantos Milhões seja efectivamente comunicado á CMVM , tin-tin por tin-tin, este negócio.

Sem comentários :