domingo, 13 de dezembro de 2015

Jornada do LEÃO(13ª): Sporting vence Moreirense por, 3-1 e consegue a 7ª vitória consecutiva. Liderança segura.


Jogou-se a 13ª Jornada da I Liga e já se sabia que era imperativo vencermos para garantir os pontos de vantagem para os nossos rivais. Objectivo cumprido!
Alvalade vestiu-se a rigor e recebeu a equipa que na quinta-feira derrotou o Besiktas e seguiu em frente na Europa. Não a mesma equipa pois JJ efectuou
6 modificações no onze inicial. Esgaio, Naldo, Jonathan, Aquilani , Teo e Gelson surgiram a titular na vez de João Pereira, Paulo Oliveira, Jefferson, William , João Mário e Montero. Mas vejamos o onze: Rui Patrício, Esgaio, Naldo, Ewerton, Jonathan Pereira, Adrien, Aquilani, Bryan Ruiz, Gelson, Teo e Slimani.
O miolo ficou entregue a Adrien que recuou para o lugar de William e Aquilani ficou com tarefas mais ofensivas: Gelson ocupou a direita do nosso ataque e Teo recuperou a titularidade junto de Slimani. As laterais e um defesa central também foram mudados.
E com tantas mudanças não se pode dizer que foi um grande jogo do Sporting porque não foi. É que nem lá perto!!
O Sporting demorou a pegar no jogo perante uma pressão inicial do Moreirense que cortava bem os lances e que ocupava bem os espaços mais concretamente no centro do terreno.
Só por volta dos 15´conseguimos assentar a bola e tomar conta dela. O domínio passou a ser total mas as oportunidades eram escassas. Adrien tinha dificuldade em construir jogo e os passes eram tortos. A lentidão e a previsibilidade do nosso jogo era evidente até que aos 28´ num livre estudado Gelson Martins concretizou o 1º golo da noite. Livre descaído sobre a meia direita do nosso ataque , Esgaio efectuou um bloqueio ilegal e Gelson beneficiando disso isolou-se e rematou cruzado para o fundo da baliza. Ilegal porquê? Porque Esgaio com as suas mãos impede o jogador do Moreirense de sair da barreira.
E era o que faltava á equipa e ao jogo. Desde o 1º golo houve mais espaço e vimos mais futebol. O Sporting cresceu e o Moreirense não incomodava e foi com naturalidade que Aquilani marcou o 2º golo a passe magistral de Adrien. Passe longo para Slimani que aguenta a bola e dá recuado para o nosso capitão que aproveita o espaço dado e galga uns metros e já dentro da área, olha e faz um passe rasteiro para o italiano marcar o 2º golo do Sporting.
Foram duas oportunidades e a nossa eficácia foi de 100%. O intervalo chegou com os dois golos de vantagem para nós.
Na 2ª parte o Moreirense veio disputar o jogo e tentou cair em cima mas soubemos libertar-nos e  marcar mais um golo por intermédio de Slimani. Foi uma grande penalidade cometida sobre o argelino e que o mesmo marcou com ordens de JJ. Na recarga , Slimani, marcou o 3º golo do Leão e da noite,
Talvez pensássemos que o Sporting embalaria mas não. Foi o contrário! Os últimos 15 minutos foram de total descontracção pois o Moreirense marcou 1 golo de penalidade desnecessária de Naldo e poderia ter marcado mais um ou dois golos não fosse Rui Patrício estar na baliza e dos avançados nortenhos  não serem tão acertados na frente de ataque.
No final não havia necessidade de se jogar tão mal até porque JJ tinha tirado Adrien, Aquilani e Teo mas entraram: João Mário, William e Matheus Pereira. O Sporting até final não foi o mesmo mas o resultado não se alterou.
Vitória justa da melhor equipa em campo mas cuidado que a nota artística tem decaído.
Para mim o melhor em campo do Sporting foi Aquilani. O italiano sabe jogar e tem alguma razão de ter saído chateado pois tem que jogar mais. O atleta tem muita qualidade e merece jogar pois com ele em campo o Sporting joga e controla. Os seus passes são precisos e raramente falha um. Hoje marcou um golo e com Adrien formou uma boa dupla.

Sem comentários :