terça-feira, 8 de dezembro de 2015

´Gabar´o líder mas seguir com humildade!


Decorridas 12 jornadas da Liga Portugal o Sporting comanda , vence, convence, mas sabemos que ainda há muito para jogar.
De qualquer forma não é só dizer que vencemos de grande penalidade, com ajudas dos árbitros, que não jogamos nada, que SE não fossem os golos no último minuto seriam empates a mais....etc, etc.
Afinal é como , JJ, afirmou: Estrelas é na árvore de Natal!!
Aqui trabalha-se e muito!!
-Onde está o trabalho que a nossa equipa efectua?
-Onde está o estudo do adversário?
-Onde está o trabalho feito dentro de campo?
-Onde está a arte dos jogadores que marcam os golos e também os que os impedem? 
-Onde está o trabalho físico? 
-Onde está o trabalho técnico/táctico? 
-Onde está o esforço dos atletas? 
-Onde está a sabedoria colocada em prática? 
-Onde está a experiência?
Afinal é só criticas? Não pode ser!!
Não existem dúvidas de que somos bons e não "bonzinhos" , não comemos iogurtes e nem somos comidos de cebolada. Afinal somos mesmo uma grande equipa!!
Á 12ª jornada , vencemos 10 desses jogos , só empatámos 2 e ainda não perdemos nenhum!! Provavelmente iremos perder mas no campeonato, zero!!
Depois .....não somos o melhor ataque mas somos o 3º melhor em igualdade com o do V. Setúbal mas somos a melhor defesa , em igualdade com a do FC Porto só com 5 golos sofridos! Há muito que falávamos nisto e agora é ver porque os campeões , normalmente, são as equipas que sofrem menos golos. 
Penso , no entanto, que podemos melhorar muito no nosso ataque mas falta um jogador que acompanhe melhor o Slimani na frente e com mais preponderância na equipa. Talvez seja o Bryan Ruiz mas para isso alguém teria que ocupar o seu lugar de extremo esquerdo com muita competência.
No entanto não se pode desequilibrar o que parece equilibrado e a funcionar.....bem!
Também não podemos , sempre, procurar melhorar e por vezes não chega o trabalho e só lá vamos com outra peça no puzzle. 
O que é certo é que a nossa defesa tem somente 5 golos sofridos e um desempenho bastante eficaz. E atenção com uma rotação aplicada a toda a largura da nossa defesa. João Pereira já alternou com Esgaio, Jefferson esteve lesionado tendo até Esgaio jogado naquela posição para além do Jonathan e depois no meio com castigos de Naldo e lesões de Ewerton não temos jogado sempre com os mesmos defesas centrais. O único que se mantém inalterável é o Paulo Oliveira. E aqui não está trabalho técnico envolvido?? Claro que sim!
Mas......talvez possam existir novidades em Janeiro pois parece-me que, pelo menos , na esquerda que vá haver contratações. Jonathan , Tobias e Esgaio precisam de jogar mais para voltarem capazes de serem titulares ou grandes opções mas muitas mexidas não são aconselháveis.
No meio campo temos o que queremos e que bons são eles. William , Adrien, João Mário, Aquilani são 4 nomes que colocam inveja a qualquer equipa no Mundo e não é para menos. JJ tem sabido tirar partido disso e espero que continue a fazê-lo. Aquilani não pode sair pois vai fazer muita falta e é um jogador em que todos confiamos muito pois a sua qualidade nota-se. Esteve lesionado mas vai aparecer mais vezes.
Atenção: A nossa equipa não perde há 23 jogos consecutivos para a I Liga. A nossa última derrota foi em 1/3/15 em que perdemos por, 3-0 no Porto, naquele que considero ter sido a maior burrice de Marco Silva no Sporting. 
Na Liga 2015/2016 estamos há 6 jornadas seguidas a vencer com um score de 12 golos marcados e 1 sofrido(Este golo sofrido foi em Alvalade frente ao V. Guimarães).
Nesta época e contando todos os jogos, portanto de várias competições, já vamos em 5 jogos consecutivos a vencer com um score de 9 golos marcados e 3 sofridos. 
Em Alvalade e para a Liga , não perdemos desde 11/5-2014. Nesse jogo fomos derrotados pelo Estoril por, 0-1.
Este é um novo Sporting de uma nova era, a de JJ, que vai crescendo e que vai a cada dia que passa fazendo os sportinguistas acreditarem que é possível vencermos esta Liga. 
Mudámos de treinador , contratámos jogadores experientes e capazes, jogamos noutro sistema táctico , continuamos a apostar na formação e conseguimos ter mais desempenho do que anteriormente. Há que saber dar mérito a quem o merece e nós merecemos-o! Não somos como certos Clubes que já perderam 3 vezes com o Sporting e nem uma vencemos com mérito, foram sempre roubados!!
Estes jogadores merecem pois fazem por isso. Há qualidade e com mais um dou dois jogadores ficamos bem melhores. Agora é continuar neste caminho e esperar que no jogo com o FC Porto, em Alvalade , estejamos á frente para poder jogar para dois resultados.
Somos líderes e merecemos-o!!
Força Equipa!

Sem comentários :