terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Em Setúbal mas desta vez sem...coisas estranhas!


Começo este post com um esclarecimento aos setubalenses: Lembro-me destas histórias ao lembrar-me de alguns jogadores que pelo Vitória passaram mas não de outra forma. Tenho muito apreço pelo Vitória , nasci a ouvir jogos do Vitória , a gostar de futebol a ouvir os jogos do Sporting contra o V. Setúbal , pelo nosso Manuel Fernandes, João Mário e outros de lá terem jogado, por lá ter família e bons amigos e por gostar da terra. Mas , de facto, ao ouvir V. Setúbal lembro-me de casos muitos esquisitos no nosso futebol. Assim e como para a próxima jornada
......... irá jogar-se um sempre apetitoso, V. Setúbal x Benfica, aqui vai! 
Penso que o jogo possa realizar-se no Estádio do Bonfim, estádio emblemático do Vitória e do nosso futebol mas poderia jogar-se noutro qualquer como fez o Arouca, o Tondela, irá fazer o União da Madeira e como já fizeram outros Clubes e possivelmente ainda esta época teremos mais folclore desse estilo. De facto lembro-me de um Estoril- Benfica disputado no ALGARVE e com uma história muito curiosa contada pelo Carlos Xavier na revista Sábado(LINK).
Se bem se lembram, dantes , os jogadores emprestados por um Clube podiam jogar contra esse mesmo Clube. Foi o caso de Amoreirinha e de muitos outros e esta foi uma politica muito utilizada legalmente e ilegalmente no nosso futebol. Mais concretamente falamos de umas possíveis ajudas que estes jogadores podiam dar ao seu Clube "Mãe". 
Tudo isto porque um srº que é só o Vice-presidente do Clube de Carnide veio lançar suspeição não por um jogador emprestado, pois agora também não podem defrontar quem os empresta , mas sobre um jogador que já tinha jogado no Sporting - o Tonel.
Sobre este tema lembro-me de pelo menos três jogadores: Amoreirinha, José Fonte e Makukula.
Amoreirinha , que também era ex-jogador do Benfica jogou a titular nesse Vitória Futebol Clube-Benfica mas , só por 5 minutos!!(LINK) De facto, Amoreirinha foi expulso ao minuto 5 e depois foi um passeio para os visitantes que eram treinados por JJ. 
De quem me lembro, também, é de José Fonte. Sim, esse jogador que não foi formado no Sporting e que em vésperas de jogar contra o Benfica rescindiu e que depois ....assinou pelo.....Benfica(LINK). O jogador até afirma que foi o Benfica que lhe pagou os ordenados em atraso. Mas porquê se o jogador estava livre?? Enfim....
Também me lembro de um jogador que foi ´grande´em Setúbal - Makukula! Mas , curiosamente , também me faz lembrar uma célebre história. 
Em Outubro de 2008 o Marítimo visitou o Estádio da Luz e perdeu por, 2-1 com uma penalidade falhada por .....Makukula. Tudo normal se este mesmo jogador tivesse marcado a penalidade quando não era ele que deveria ter marcado(LINK)-(LINK) e de em Janeiro de 2009 não tivesse assinado pelo........Benfica!(LINK).
Mas até poderia andar aqui a falar em Paulo Ferreira´s , Marco Ferreira´s , Cissocko´s e Moretto´s mas ......não vamos pelo mesmo o caminho. 
Prefiro torcer pelo V. Setúbal que está a realizar um belo dum campeonato e que conta nas suas fileiras com jovens de muito interesse e cheios de ambição, como o André Horta: "Não será surpresa ganhar ao Benfica".
Força Vitória e deixa-te de ......coisas estranhas!!
P.S.- Tudo o que leu pode ser considerado como coisas estranhas do nosso futebol... e nada mais!

Sem comentários :