quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

(Errata)É tempo de arrumar a casa. Plantel 2016

Correcção: Aquilani e C. Mané, obviamente, fazem parte do plantel

É tempo de mini-férias, de Natal mas também de mercado de Inverno. O que os Clubes não conseguiram contratar, o que não conseguiram transferir e o que , agora, precisam de reforçar vai ser possível só a partir de dia 4 de Janeiro. Talvez prolonguem até 4 de Fevereiro, não? Mas isso é outra guerra!! No Sporting sabemos que se chegassem alguns reforços seriam muito bem vindos até para ficarmos mais fortes! Daí já termos contratado Bruno César, Schelotto e Marvim Zeegelaar, portanto 2 extremos e 1 lateral.
Quanto ao holandês ainda não oficializado mas já está confirmado pelo presidente do Rio Ave. Virá mesmo para ocupar a vaga deixada por Jonathan Silva. Este sim , confirmado por empréstimo ao Boca Juniors durante os próximos 7 meses.
Bruno César não deixa dúvidas e poderá ocupar espaços interiores como também espaços junto á linha lateral mas quanto ao italiano , não se sabe bem onde poderá jogar. Eu continuo a dizer que ele é um extremo mas há quem o tenha visto a jogar a lateral e afirme que joga melhor nesta posição. Mas nada de stress´s pois os primeiros jogos irão dizer-nos qual a sua posição natural.
E estes 2 extremos porquê? Porque tanto Gelson Martins como Matheus Pereira são muito jovens e a equipa perde clarividência com eles em campo embora que Gélson apresente bons índices de evolução. Quase que apostava que Matheus sairá para jogar em outro Clube pois ficamos com: Bryan Ruiz, Bruno César, Gélson Martins, Schelotto e Matheus. Ele será o 5º extremo do plantel e sabendo ainda que João Mário tem também jogado nesta posição. Portanto jogadores para esta posição não faltam e ele é o elo mais fraco!
Se Matheus tem hipóteses de ficar? Tem, mas para isso era preciso Teo não recuperar e JJ utilizar mais Bryan ao lado de Sliamani e abrir assim uma vaga para ele. Clubes como Belenenses e V. Setúbal seria muito bom para ele poder jogar.
João Mário regressará ás funções de médio centro e alternará com Adrien mas estará sempre disponível para encostar ...onde JJ quiser.
Depois e fazendo crédito nas palavras do nosso mister, se chegar mais alguém deverá ser para a defesa pois um defesa central de categoria maior do que os que já temos seria muito bem vindo. Naldo e Ewerton são bons jogadores mas se chegasse um de créditos firmados, como por exemplo Ranocchia , seria muito bom e um grande reforço para a equipa. Aqui seria Tobias a sair por empréstimo o que também seria muito bom pois poderia evoluir..... jogando. 
No entanto a chegada de um defesa central deverá acontecer, só se houver um encaixe financeiro por exemplo por Carrillo. E por falar em Carrillo, parece que depois do que afirmou JJ , o Pai Natal não o trará no sapatinho. O seu tempo em Alvalade está mesmo no fim, isto é, não jogará mais no Sporting e quer saia agora ou só no final da temporada.
Mas não é que a equipa não precisasse de mais reforços! 
Para mim precisaríamos de mais um avançado ou ponta-de-lança pois Teo é uma incógnita, Tanaka parece ser uma carta fora do baralho mas que agora até tem entrado nos jogos e Montero ainda não se encontrou. É que as equipas começam verdadeiramente a conhecer-se agora e é preciso termos alguns trunfos na manga para atacar a 2ª parte desta maratona já para não falar em ficar com melhor equipa e outras soluções.
Sem dinheiro não há vícios e o Sporting não nadando em dinheiro pode realizar algum encaixe com saídas de jogadores mas não se prevê que seja algo de significativo.
Vejamos:
-Marcelo Boeck é um jogador livre no final desta temporada mas faz falta á equipa. Não se adivinha que possa sair nesta altura a não ser que entre outro guarda-redes;
-Jonathan Silva sai por empréstimo ao Boca Juniors;
-Tobias sai por empréstimo se entrar um novo defesa central. Também precisa de jogar para evoluir;
-Matheus Pereira também deve sair por empréstimo devido á abundância de extremos e de precisar de jogar;
-André Martins tem sido pouco utilizado mas é um jogador competente. No entanto fica livre no final da temporada e talvez saia agora;
-Tanaka é uma interrogação mas de momento e se não entrar ninguém fica no plantel;
-Viola está confirmado que sairá para o Estudiantes por empréstimo de 12 meses com opção de compra. Jogava na equipa B e este era um cenário previsível;
-Labyad também não jogou no fim-de-semana e também adivinho uma solução breve para ele;
-Oriol Rossell que continuo a dizer que não é mau jogador, nem jogava na equipa B. Possivelmente porque não o quer mas agora é tempo de , talvez, voltar aos EUA para jogar nos New England Revolution;
-Cissé também era para sair no principio da época e qualquer equipa da I Liga gostaria de o ter. Talvez saia agora na reabertura do mercado;
E assim , basicamente , estas serão as nossas transferências de jogadores sendo que na maior parte dos casos serão por empréstimo e não saídas definitivas. O encaixe deverá ser nulo ou quase nada a não ser que Labyad traga algum bom encaixe. 
O que não se prevê é vender algum dos nossos melhores jogadores pois nãos eria boa politica estar a diminuir a equipa em qualidade e quantidade.
Mas ainda há alguns dias para o final do ano e agora é o tempo certo de arrumar a casa. Com muita calma, muito planeamento , sabedoria e paz necessária para que ninguém diga que não se tratou das coisas a seu tempo.
É de facto a hora de dar uma arrumadela na casa não que ela esteja desarrumada mas porque é sempre necessário .....Venha lá 2016 que o 2015 já foi!!

3 comentários :

Pedro Andre disse...

esqueceste-te do aquilani e do mané

Anónimo disse...

E o Mané? Achas que vai ser vendido?

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Obrigado amigos. simplesmente esqueci-me do mané e do Aquilani. Prevejo que fiquem embora um empréstimo ao mané não fosse descabido.