domingo, 22 de novembro de 2015

Taça PT: Bailandooo! (2-1 A.P.)


Este foi o jogo de homenagem a Peyroteo e que jogo!!
O Sporting avança na Taça de Portugal com uma vitória após-prolongamento sobre o eterno rival por 2-1 depois de ter estado a perder. Islam Slimani foi o herói da partida ao marcar o golo da vitória aos 112 minutos de jogo. Lindo!!
Se foi á 60 anos ou não o que é facto é que o Sporting foi a melhor equipa e mereceu inteiramente a passagem á próxima eliminatória da prova em que somos detentores do titulo.
JJ fez duas alterações na equipa titular: Saiu Naldo(castigado) e entrou Ewerton e Montero surgiu na vez de Teo. De resto tudo foi igual: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson, William Carvalho, Adrien, Bryan Ruiz, João Mário, Montero e Slimani.
Nem se pode dizer que o Benfica tenha começado melhor pois aos 4´ Slimani, atirou de cabeça, ao poste da baliza de Júlio César. Na jogada seguinte , Mitroglou , conseguiu rematar entre as pernas de Rui Patrício e inaugurou o marcador.
O Benfica surpreendia o Sporting ao só ter um homem na frente e 5 no meio campo. Desta vez , Talisca , jogava ao lado de Samaris e na 1ª meia hora o brasileiro andou solto e organizou o jogo dos encarnados o que dava muitos contra-golpes. O problema era mesmo este-Talisca ! Gaitan que jogava atrás do grego Mitroglou e Pizzi , colada a uma ala, também surpreenderam com as suas novas posições. O jogo passou a ser mastigado com Júlio César a demorar uma eternidade nos pontapés de baliza e com todos a engonharem nas bolas paradas. 
Com um golo era preciso enervar o Sporting!!
A perder o Sporting tentou ir á procura do prejuízo mas as coisas não estavam a sair muito bem. O Benfica surpreendentemente jogou á defesa e procurava os contra-golpes. Os espaços eram curtos e a nossa equipa não conseguia circular a bola , também , porque eram lentos e facilitavam a acção encarnada.  
No entanto nem tudo saia mal. William conseguia ter bola, Adrien também ajudava , a nossa defesa ia resolvendo as jogadas do rival e conseguíamos chegar lá á frente.
Nos últimos 15´ da 1ª parte o Sporting equilibrou o jogo e começou efectivamente a mandar. Começamos a praticar o nosso jogo habitual com trocas de bola , mais na direita, e as oportunidades surgiram até que quase no intervalo Slimani ganhou uma bola dividida com Júlio César rematou para a baliza,  Montero não consegue emendar de cabeça mas surge Adrien que com toda a calma de uma capitão atirou para o empate. Era justo este golo !! 
E chegou o intervalo com um empate a uma bola!
Na 2ª parte , JJ, tirou Montero e colocou Gelson. Esta foi uma grande substituição pois o colombiano foi uma nulidade. Deixa-se antecipar e é muito mole. Onde está a garra?
Gelson entrou e dinamizou o nosso jogo. 
O Sporting tomou conta do jogo e foi uma autêntico massacre até aos 30´de jogo. Nestes primeiros 30´ o jogo poderia ter ficado resolvido mas Júlio César foi adiando a nossa vitória. A nossa colocação n relvado também já foi bem melhor e Talisca deixou de ter tempo para receber a bola e assim não construía nada. Começou aqui o fim do Benfica!
William pegou no meio campo , Adrien era um mouro de trabalho, João Mário que passou a ser o avançado com Slimani na entrada de Gelson dava outra capacidade de pressão e João Pereira esteve bem activo na direita. Gelson deixou Eliseu muito nervoso e foi outro jogador que merecia ter sido expulso. Na defesa Paulo Oliveira esteve quase perfeito e Ewerton fez uma grande exibição. Que senhor! Na frente Slimani não parou um segundo e Bryan Ruiz foi importante para termos bola.
Depois o jogo desceu de intensidade pois a capacidade de pressão não dura para sempre. E foi aqui que o Benfica voltou a aparecer na partida com mais espaços mas as jogadas não tiveram consequências. Alguns remates mas foi só isso! 
Aos 84´Slimani pediu penalidade e para mim foi claramente empurrado por Samaris!
Aos 87´ Júlio césar faz a defesa da noite a remate de Islam Slimani enviando a bola para canto.
Aos 88´grande jogada do Sporting. Insistência do nosso ataque com Adrien a colocar a bola em Gelson que de cabeça assistiu Slimani que falhou um golo mais que merecido.
Aos 90´ - duas penalidades seguidas por marcar para o Sporting. Cruzamento da direita , Bryan Ruiz surge ao 1º poste e chega 1º que Júlio César que faz entrada para penalidade e no ressalto Luisão corta com a mão para canto. Vergonhoso com ninguém marcou nem uma penalidade!!
Era um sufoco e o Benfica pode-se dar com sorte não ter sido eliminado mais cedo!!
Foi-se então para o prolongamento com os jogadores já cansados mas creio que os do Sporting estavam mais. Jefferson já tinha sido substituído por Esgaio. Provavelmente por se ter ressentido da lesão debelada á pouco e mais tarde também Ewerton também seria substituído por Tobias Figueiredo pelos mesmos motivos. 
Como se pode ver JJ só pode realizar uma substituição que realmente pretendeu!! Todas as outras foram por lesão. 
No Benfica , Rui Vitória , lá teve coragem e colocou Jonas e Gimenez para refrescar o ataque que ao principio pressionou o Sporting e tudo foi mais equilibrado. 
No entanto o Sporting foi sempre o mais perigoso e a prova disso foram os 30 ou 40 atrasos da defesa encarnada para o seu guarda-redes e o abuso no jogo directo/pontapé para a frente. 
Gaitan ainda assustou num remate que Rui Patrício defendeu mas quem marcou foi o suspeito do costume e o pesadelo benfiquista- ISLAM SLIMANI! Jogada na direita de Gelson que cruza rasteiro e atrasado para a área, Slimani não chega á bola, a defesa encarnada afasta para fora da área mas surge Adrien que remata forte, colocado e rasteiro , Júlio César volta a defender mas Slimani não perdoa na recarga. E foi golo LIMPINHO, LIMPINHO!!
Como têm mau perder e até deveria ter sido expulso mais cedo , Samaris , foi expulso por protestos. Mas não foi só! Eliseu também não deveria ter jogado muito pois andou a "meter-se" com JJ e fez de tudo para travar Gelson. Ainda destaque para Jonas que mais uma vez volta a agredir um jogador do Sporting. Desta vez foi João Mário que já estava no chão e que depois recebe um remate do brasileiro. Já são duas situações iguais e só com direito a um cartão amarelo!
Destaque para um lance em que o Benfica pede castigo máximo mas como vamos ver no próximo post João Pereira está de costas e é Luisão que tropeça no nosso defesa.
No fim fica uma vitória justa de uma equipa que foi incansável na busca da passagem da eliminatória.
O Sporting é um justo vencedor pois foi a única equipa que jogou...para vencer!!

Sem comentários :