quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Sporting em Moscovo, a precisar de pontos.

©AFP/Getty Images

Na ressaca do derbi , o Sporting , viaja até Moscovo para jogar o seu futuro na Liga Europa. É o voltar a uma capital que tanto mal nos tem feito.
Será desta que afastamos a ´maldição´ das equipas de Moscovo?
Já sabem que esta competição não é a prioritária mas o Sporting joga sempre para vencer. Jogue com que jogadores for a nossa equipa jogará sempre em busca da vitória!!
O derbi deixou-nos algumas mazelas mas acima de tudo cansaço. Depois..... , uma viagem até á Rússia não vem propriamente em boa altura, ou seja, animicamente até vem em bom momento mas fisicamente tenho as minhas dúvidas.
É este o dilema: se nos desgastamos na Europa, a prestação no campeonato, piora! Então o que querer? Jorge Jesus sabe-o  e também sabe que precisamos de reforços para podermos estar nas frentes todas! Os jogadores não são de ferro!!
O derbi deixou-nos com lesionados , outros vieram lesionados das selecções e ainda temos 1 castigado. Assim, William Carvalho, Jefferson, Bruno Paulista, Rui Patrício , Teo Gutiérrez e Mané não viajam para a capital russa.
Mas vejamos os convocados:
Guarda-redes: Marcelo Boeck, Azbe Jug e Stojkovic.
Defesas: Esgaio, João Pereira, Naldo, Paulo Oliveira, Jonathan Silva, Tobias Figueiredo e Ewerton.
Médios: Aquilani, André Martins, Adrien e João Mário. 
Avançados: Matheus Pereira, Podence, Slimani, Tanaka, Bryan Ruiz, Gelson Martins e Montero.
Face ao exposto o destaque vai para a chamada de Podence que tem aqui uma oportunidade mas divido que chegue a jogar.
Perante os vários condicionalismos , JJ, poderá alinhar quase a mesma equipa que jogou frente aos encarnados mas só o saberemos na quinta-feira. Sinceramente penso que colocará o onze mais utilizado sabendo que 3 titulares não podem jogar.
Esta seria a minha aposta: Marcelo, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jonathan, Adrien, Aquilani, Gelson, B. Ruiz,  J. Mário e Slimani.
No entanto se JJ desejar há jogadores que oferecem outras alternativas:

  • Baliza: Sem Rui Patrício ausente por castigo, o guarda-redes será com toda a certeza , Marcelo; 
  • Defesa: Esgaio poderá jogar á direita ou até na esquerda pois parece-me que está em vantagem sobre Jonathan Silva. No meio, Ewerton vem de uma lesão e deverá ser substituído por Naldo que está fresco e com vontade. 
  • No sector intermediário e sem William , Adrien deverá jogar a médio defensivo pois Bruno Paulista também não viajou. Á sua frente deverá jogar Aquilani ou então voltar a colocar o João Mário. Para os extremos a aposta pode ser em Gelson que brilhou frente ao rival e até em Matheus mas Ruiz pode ser uma mais valia em termos de posse e de experiência.
  • Na frente, a utilização de Slimani é imprescindível e falta saber quem o secundará. Teo não viajou a contas com uma pubalgia e as hipóteses são Montero, João Mário ou até B. Ruiz!

Como pudemos ver as hipóteses de formar um bom 11 são várias pois o plantel está muito bem construído.
No entanto , para este jogo, é imprescindível uma vitória para acalentar uma possível passagem á próxima fase da Liga Europa. A equipa do Lokomotiv de Moscovo está ao nosso alcance mas precisamos de realizar outro bom jogo. 
Os russos , no campeonato, encontram-se na 3ª posição a seis pontos do líder, CSKA Moscovo mas no entanto nos últimos 5 jogos, em casa , só lograram vencer 1 , frente ao Zenite da André V. Boas. Nos outros jogos empataram com o Besiktas 1-1, perderam com o Rostov(2º classificado) por 0-2, voltaram a perder para a Taça com o Amkar por 0-1 e antes de perderem novamente com o Anzhi por 0-1 venceram o tal jogo ao Zenit por 2-0.
Isto é, o Lokomotiv não é nenhum ´papão´ mas sabe mexer na bola e dai o seu 3º lugar no campeonato russo e de terem vencido em Lisboa! 
Não acredito que JJ apresente um onze desfalcado dos titulares pois sabe que seria bom passar á próxima eliminatória desta competição. 
Mas sou sincero: Se o Sporting ficasse só com as provas internas não ficaria triste pois sei que não pudemos lutar por tudo e que isso seria muito mais cansativo! No entanto gostava de vencer este jogo para depois enchermos mais uma vez Alvalade para pudermos lutar com o Besiktas.
Na Rússia , com neve, gelo e frio mas sem perder uma coisa extremamente necessária- AMBIÇÃO!
Força equipa!!

Sem comentários :