quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Mais areia pós olhos!! Então e aqueles 6/7 delegados que já usufruíram dos vouchers?? Mas aceitam ou não as caixas??


Está dado mais um passo no Inquérito realizado pela Comissão de Inquéritos da Liga sobre o caso/casos das prendas aos árbitros! 
Quem nos conta do andamento deste processo é o Jornal Record que nos diz, hoje, que: "Árbitros já confirmaram prendas dos Clubes". 
Portanto, e como pudemos ver a todos os Clubes oferecem algo mas até aí todos já sabíamos!! O que nós queremos saber é se é são prendas ilegais!
Ora bem, parece que então os 180 árbitros , assistentes e observadores responderam todos da mesma forma ao tal inquérito! Disseram que é entrega generalizada ao longo do tempo de lembranças nos termos correctos. Parafraseando uma noticia da TSF: 

"Neste mail de resposta às perguntas da Comissão de Inquérito da Liga, os árbitros nunca usam as expressões "voucher", "refeições", "almoços" ou "jantares". Dizem apenas que, por ser generalizada e circunstancial a entrega de tais ofertas, dependendo às vezes de factos tão concretos como aniversários de clubes, celebrações de feitos desportivos ou evocação de glórias, é impossível recordar ou localizar com precisão se em determinado jogo foi feita essa oferta."
Neste email a que a TSF teve acesso, os juízes explicam ainda que, ao longo da carreira, foi hábito generalizado os clubes oferecerem pequenas lembranças como porta-chaves, galhardetes, cachecóis, livros, camisolas ou produtos regionais como pão, doces e vinhos.
A maioria das vezes estas ofertas foram feitas no final dos jogos, à saída dos balneários e à vista de todos, sendo que nas competições profissionais também os delegados e assistentes da Liga os receberam.
Os 180 árbitros, assistentes e observadores concluem que estas ofertas, de valor irrisório, recebidas por boa educação e cortesia, não afectaram a imparcialidade até porque a entrega era feita no final dos jogos."

Noticia do Jornal Record.
Sim, senhor!!
Então todos acham que é tudo ás claras, á frente de todos, que sempre foi normal oferecerem-se algumas prendas e como eles dizem: "porta-chaves, galhardetes, cachecóis, livros, camisolas ou produtos regionais como pão, doces e vinhos, mas não se referem a jantares e pelo que é noticiado nem essa pergunta fizeram. É como se eles nunca lá tivessem estado!! 
Mais: Os árbitros consideram as prendas como de cortesia e até nem sabiam que dentro daquela caixa continha vouchers de jantares!! Eheheheehhe 
Olhem lá e vejam o que aconteceu ao Pinóquio!!!!
Querem ver que só eu e o João Malheiro é que sabíamos dos vouchers????? 
Então e os tais delegados que usufruíram dos mesmos!!!!!! Ah! Era tudo invenção!!!
Portanto o que me estão a  dizer é que os delegados sabiam mas os árbitros não!! É isso??
Ok! Então é assim: 
Quando chegam ao balneário , as prendas ainda não lá estavam, correcto? Se dizem que só são entregues no final do jogo!! O que significa que como o balneário fica fechado, as prendas são-lhes entregues no final da partida, no balneário dos árbitros ou fora dele, correcto??
Então os árbitros recebem umas caixas/prendas e não vêm o que lá está dentro? E também não as levam?? Ou levam e só vêm em casa o que é??
É que as noticias não diz se esta gente toda confirma que levam ou não as prendas para casa!!!!
Mas imaginemos que não as levam!!
Então ninguém leva essas prendas porquê???????
Será que pensam que é uma prenda excessiva e pode não ser considerado cortesia?
Será que como vêm vouchers o melhor é mesmo não levar?
Será que como não aceitam prendas de ninguém , nem fruta, nem água, nem massagens, nem peluches, nem roupões também acham que não devem aceitar aquelas?
Enfim, mais areia para os nosso olhos!!
Mas afinal sempre aceitaram e levaram os galhardetes, camisolas, fruta, etc, etc,para casa, correcto? 
Se este Jornal tem fontes tão boas e como no outro dia publicaram que até os delegados receberam este inquérito então digam-nos se realmente houve delegados que usufruíram desses vouchers ou não!! É tão simples quanto isso!!
Atenção foi este Jornal que publicou esta noticia e revelou até FONTES OFICIAIS do Clube da Luz!! Aliás, na capa vem esse titulo e não engana ninguém: 

Estas eram algumas das manchetes do Jornal "Record" do dia 7/10-2015
  • "Camisola, entrada no museu e quatro refeições são as ofertas do Benfica"
  • "Segundo fonte oficial da Luz, nenhum árbitro utilizou os vouchers de refeição mas 6 ou 7 delegados fizeram-no";
  • "UEFA permite lembranças até 183 euros";
  • "Saiba o que os outros clubes da Liga dão"; 

Mas já agora digam-me se na Lei se fala em jantares , almoços, pequenos almoços, lanches ou até em bifanas? 
Artigo 4, ponto 6, do Código de Ética da UEFA: "os árbitros comprometem-se a não aceitar ofertas de valor superior a 200 francos suíços (ou de valor equivalente) de organismos e/ou pessoas directamente e/ou indirectamente envolvidas nos jogos da UEFA para o qual foram nomeados. Souvenirs como galhardetes ou camisolas também podem ser aceites. Em nenhuma circunstância os árbitros podem ficar com a bola do encontro. Qualquer árbitro que seja alvo de subornos deve notificar a UEFA imediatamente."
Saiba o que cada clube oferece aos árbitros:
FC Porto: Alimentação básica e água.
Sporting: Comida, e "uma camisola" e serviço de fisioterapia quando pedidos.
Rio Ave: Serviço de catering, água e bebidas energéticas.
Sp. Braga: Serviço de catering e bebidas.
Estoril: Sandes, salgados e sumos.
P. Ferreira: Uma sanduíche e uma bebida.
V. Setúbal: Um lanche.
Arouca: Pão-de-ló e água.
Marítimo: Um lanche e, eventualmente, uma camisola do clube em caso de estreia do árbitro.
Boavista: Serviço de catering e bebidas.
Belenenses: Serviço de catering, no qual constam os tradicionais pastéis de Belém.
U. Madeira: Não faz qualquer oferta.
V. Guimarães: Serviço de catering, água e bebidas energéticas.
Tondela: "Bom receber e simpatia", além de serviço de catering e água.
Moreirense: Alimentação básica e água.
Académica: Não há qualquer oferta prevista.

Tanta pergunta que fizeram e agora ninguém diz que :
-SIM! EU LEVEI AQUELAS CAIXAS PARA CASA! 
-SIM! EU ACEITEI AQUELAS PRENDAS!
Então se é normal porque ninguém admite que levou??
E se não levaram , porque não??
Já nos atiraram areia pós olhos no apito dourado e agora é mais areia e areia!
Sabem o que vai acontecer? Vai tudo começar a oferecer tudo e mais alguma coisa aos árbitros porque é tudo considerado normal. 
Se jantares são uma oferta de cortesia e têm um valor irrisório está aberta a época das ofertas de cortesia mais ´carotas´aos árbitros!! E vem aí o Natal!! 
Que tal uma ceia de Natal??

Sem comentários :