sexta-feira, 6 de novembro de 2015

JJ provará a sua razão!!


Quando falamos de rotação temos que perceber o seu raio de alcance. 
Como , quando e porquê se faz essa rotação de jogadores são perguntas que se impõem!  
Foi nesse intuito que tentei fazer uma breve comparação entre o nosso ex-treinador, Marco Silva e Jorge Jesus pegando em exemplos concretos. É um exemplo muitas vezes por mim aqui apontado onde critico um ponto chave na época passada quando ainda não estava tudo perdido.
Ora , devido á derrota do Sporting na Albânia o tema volta a estar na ordem do dia mas espero que nos deixemos desta conversa pois estamos no começo da época , estamos na frente do campeonato , estamos ainda com todos os objectivos intactos e há ainda muito para jogar. 
Claro que é um tema controverso e como todos os outros, todos querem ter a sua razão. 
Primeiro: Gostaria de deixar claro que é preciso realizar-se uma rotação/gestão do plantel pois os jogadores não são de ferro e também precisam de descansar.
Segundo: Outro dos factores é que uma equipa não são só 11 jogadores e todos merecem jogar. Depois é escolher/analisar quando a devem/possam fazer. 
Vejamos:
Jorge Jesus , na flash interview depois do jogo na Albânia, explicou bem porque fez a rotação da equipa:
"........Vamos chegar sexta-feira ás 6 da manhã(hoje) e não vamos treinar; Sábado vamos para Arouca ....A rotatividade é feita em função dos objectivos. Estou convencido que tomei a melhor decisão quando formei a equipa para este jogo."
Perante esta explicação é imperioso fazer-se a questão para todos pensarmos: Se os titulares têm jogado neste jogo os 90 minutos recuperariam bem  para o jogo em Arouca? A minha resposta é um claro não!
Mas então é nestes pormenores que se vêm os grandes treinadores! Haviam riscos para se correrem e este era o jogo que teoricamente seria o mais fácil! No entanto a teoria não nos dá certezas e as surpresas acontecem.
Outra coisa é má gestão!!
O ano passado jogávamos com o Wolsfburgo em Alvalade e depois íamos ao Dragão enfrentar uma equipa que já nos tinha uns pontos de avanço e onde se vencêssemos encurtaríamos essa vantagem e continuaríamos a lutar pelo menos pelo 2º lugar. 
O que fez Marco Silva? Apostou nos titulares todos frente aos alemães e deixou a equipa de rastos para o Dragão! 
E o que aconteceu? Levámos 3 secos e nem tocámos na bola!! 
Isto para mim é que é uma má gestão e quando se quer tudo ...tudo se perde! No entanto só os treinadores mais experientes é que costumam ter o discernimento necessário para escolher uma competição e largar outra!!
Pois é. Estes são os pormenores que podem fazer a diferença e que em alturas certas temos que optar o que fazer! Marco Silva não os soube fazer e os resultados fizeram-se ver! 
E quando temos um treinador experiente que sabe quando arriscar realizando uma rotação para que nos próximos jogos possamos estar nas perfeitas condições deveríamos estar contentes com aquilo que temos! 
Depois veremos os resultados mas mesmo assim arrisco dizer que : no Domingo daremos-lhe razão!!
De facto esta é a minha convicção de que frente ao Arouca fiquemos com os 3 pontos , que consolidaremos a nossa vantagem na classificação e que esqueceremos esta derrota. 
No entanto  uma coisa é certa: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo(em principio), Jefferson, William Carvalho, Bryan Ruiz, João Mário , Teo Gutiérrez e Slimani estarão nas melhores condições físicas para vencermos o jogo. A excepção será o nosso capitão, Adrien , que jogou 60 minutos. Isto é, teremos a nossa equipa principal toda a 100% para um jogo em que precisaremos de jogar bem para pudermos vencer!
Não nos esqueçamos que o Arouca venceu o Benfica!
Por isso, meus amigos, não se preocupem com esta derrota que foi humilhante mas sim com o jogo de Domingo. Aí, sim! Teremos que estar bem concentrados e em forma para trazermos a vitória que nos dará a cimentação na liderança da Liga portuguesa de futebol.
Força Sporting! Força mister!!

3 comentários :

A Martins disse...

perfeitamente de acordo, mas a minha costela de "fanático" q.b., obrigou-me a passar um má noite, dada a "humilhação" de um resultado inesperado.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

É verdade amigo. Isso ninguém nos pode tirar mas pense que dessas dores virão alegrias!

Carlinha M.Ribeiro disse...

Há muito bom sportinguista que detesta que se fale do Marco Silva. Mas para fazer comparações para enaltecer o treinador actual, já serve.
Nada consigo Rui Cerdeira Fernandes, é para quem leia e tenha respeito pelas ideias de todos, incluindo as minhas.
SL