quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Derbi: Alta pressão sobre o Benfica!!


Em tempos de derbi é sempre correcto falarmos de quem chega melhor , mais pressionado, mais moralizado , etc, porque todos queremos vencer e ainda por cima a um rival.....de sempre! É então normal que se façam todas e mais algumas comparações , de jogadores , tácticas, quem tem melhor plantel, as estatísticas, quem é o mais beneficiado, etc, etc! 
Meus amigos: Isso é ao que chamamos de PRESSÃO!! E num derbi haverá sempre alta pressão!
Pois bem, é o que Amorsporting se propõe analisar , aliás, como fizemos em altura da nossa goleada no estádio da Luz para o campeonato!
E começo já por dizer que se daquela vez pensava que o Benfica estava mais pressionado , o que se veio a confirmar, agora ainda penso que estão mais! 
De facto não será muito fácil de digerir uma terceira derrota com o seu rival de sempre, num espaço de 3 meses,  e consequente afastamento da Taça de Portugal! Só este facto coloca nos encarnados, quase , toda a pressão deste jogo! 
Reparem: 
O Benfica está em 4º classificado a 8 pontos do Sporting mas se vencer o jogo em atraso poderá reduzir para 5 pontos de desvantagem para o Sporting. No entanto 5 pontos para o líder já é considerável! Não é definitivo e não afasta o Clube da luta pelo titulo mas já é considerável desvantagem! Eu sei que o jogo é a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal mas este é mais um facto que ...pesa.
Para "ajudar", este já vai ser o 3º encontro entre as duas equipas e sempre com vitória para o nosso Sporting o que deixa implícito que uma 3ª derrota será um duro golpe de roer para os encarnados e um desanimar da sua massa adepta! Eles não podem falhar!!
Se , efectivamente perderem , significará o afastamento de uma competição (Taça de Portugal) e a não conquista de 2 objectivos da época(Supertaça e Taça de Portugal)! E ainda nem chegámos a meio da época!!
Mas mais: Se perderem , o Benfica sairá derrotado em toda a linha no confronto com o seu ex-treinador, Jorge Jesus, a quem chamam de tudo e por lhe terem colocado processos em tribunal!! Seria uma pequena vingança e uma constatação de que afinal JJ fazia a diferença no Clube encarnado!
Como pudemos constatar não é muito fácil uma equipa aguentar esta pressão toda e ainda para mais quando começam a surgir as mazelas nos jogadores por jogarem quase sempre os mesmos e por se apostar muito na juventude!!
O que também não poderemos esquecer é que este derbi será uma enorme prova para Rui Vitória pois se a derrota chegar mais pressão terá nos seus ombros e a desconfiança no seu trabalho e liderança serão colocadas á baila!
Mas não sobrará só para o mister dos encarnados: Sobrará também para Luís Filipe Vieira que é quem apostou neste treinador , nesta equipa técnica, no afastamento de JJ e de ter apostado na juventude encarnada. Foi ele também que contratou alguns jogadores antes de Rui Vitória ter assinado pelo Benfica! 
Portanto, uma derrota deixará o nosso rival de sempre ....moribundo e talvez Rui Vitória e LFV com a corda ao pescoço. Talvez seja a oportunidade do paineleiro Rui Gomes da Silva dar mais uma estocada no seu presidente!!
Esta 4ª eliminatória da Taça não chega na melhor ocasião pois ambos os Clubes têm muitos jogadores nas selecções e muitos só vão treinar um ou dois dias antes do derbi. No entanto este facto é muito idêntico aos dois Clubes.
Quanto ao Sporting o panorama está mais livre!
Estamos isolados no 1º lugar do campeonato, já vencemos dois jogos frente ao Benfica, JJ está por cima do confronto com o seu ex-clube mas este Sábado é a eliminar! Poderemos ser nós a sair da Taça , competição de que somos os detentores da última edição!
Esta será a nossa maior pressão para o jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal! Não queremos é chegar relaxados por termos vencido dois jogos ao rival e de termos vencido a Supertaça. Nada disso! A época não acaba mesmo vencendo novamente os encarnados! A temporada é uma Maratona!!
Se não vencermos esta partida continuaremos o nosso principal objectivo-o campeonato! No entanto ficaremos arredados de 1 objectivo e o Benfica continuará em todos!!
Digamos que seremos consolados por irmos em 1º no campeonato nacional! No entanto não devemos pensar assim!!
Já ficou provado de que os nossos rivais acusam a pressão e este será mais um jogo para eles tentarem provar de que isso não corresponde á verdade. No entanto isso traz-lhes mais pressão!!
Claro que é um jogo de tripla e lá por termos vencido duas vezes não significa que vençamos uma terceira. Isso mostra-se dentro de campo e fazendo o que o nosso mister mandar fazer!
Temos jogadores altamente motivados como Bryan e Slimani mas ainda não sabemos se Jefferson poderá jogar. De qualquer forma quem jogar estará ao seu maior nível!  Como vimos em Arouca até Esgaio joga na esquerda! 
Na defesa não jogará Naldo por estar castigado e deverá jogar Ewerton que no entanto já tem rotinas com Paulo Oliveira desde a época passada! Neste jogo jogará a sua oportunidade de chegar á 1ª equipa. Assim podem ser duas mudanças na equipa habitual mas nada que nos abale. 
Do meio campo para a frente só mesmo a lesão de Mané mas este também não tem sido convocado!
Quanto ao Benfica: Continuam os problemas na direita da sua defesa não sabendo bem quem jogará mas é no miolo que residirá a maior das dúvidas pois se Samaris parece certo no onze já onde jogará também é dúvida. Na frente tudo deverá ser igual a não ser que para ter mais meio campo Rui Vitória tire um avançado e coloque mais um meio campista. No entanto não me parece que o faça!
Na minha opinião , 70% da pressão do jogo está sobre o Benfica!
Os dados estão lançados e o jogo é já no Sábado, em Alvalade e ás 20 horas. 
Eu vou lá estar e tu??

Sem comentários :