quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Com rotação mas com obrigação de vencer!!


O Sporting já está na Albânia para amanhã defrontar o último do Grupo H da Europa league. Jogaremos frente ao Skërenbeu que ainda não pontuou neste Grupo e que em Alvalade levou, 5-1.
As nossas aspirações estão intactas como podemos ver pela classificação do Grupo H e quando ainda faltam 3 jogos por disputar. Ora um deles é precisamente amanhã , depois viajaremos para Moscovo e por fim receberemos o Besiktas de Ricardo Quaresma.
Já sabemos que Jj efectua a rotação de jogadores nestes jogos pois a nossa prioridade é o campeonato mas aqui no Sporting todos os jogos têm como objectivo a vitória por isso quer jogue o Slimani ou o ......Manel......estão garantidos índices elevados de competitividade.
Assim alguns dos nossos melhores jogadores ficaram em Portugal pois ou têm pequenas mazelas ou simplesmente porque se efectua uma gestão física dos atletas. Desta forma , William Carvalho , Teo Gutiérrez e Bryan Ruiz não viajaram com a equipa mas estarão aptos no fim-de-semana.
O médio português apresentou mialgias na coxa direita , Teo ficou por opção e Bryan está doente(otite).
Também não poderemos esquecer as oportunidades que o nosso mister tem dado e que vai continuar a dar a atletas mais novos e que assim podem crescer mais um pouco. São os casos de Matheus Pereira, Tobias, Jonathan Silva, André Martins, Tanaka, Montero, Gelson e Mané.
Mas eis a lista de convocados: 
  • Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Azbe Jug.
  • Defesas: Ricardo Esgaio, João Pereira, Naldo, Tobias Figueiredo, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson e Jonathan Silva.
  • Médios:  Adrien, João Mário, Bruno Paulista, André Martins, Gelson, Matheus Pereira e Carlos Mané.
  • Avançados: Tanaka, Slimani e Montero.
Assim o Sporting tem 2 jogos fora e 1 em casa :

Quinta-feira dia 05/11/15    
-16 : 00 Besiktas - Lokomotiv Moscou
-20 : 05 Skenderbeu - Sporting  

Quinta-feira dia 26/11/15   
-18 : 00 Lokomotiv Moscou - Sporting  
-18 : 00 Besiktas - Skenderbeu

Quinta-feira dia 10/12/15   
-20 : 00 Sporting - Besiktas  
-20 : 05 Skenderbeu - Lokomotiv Moscou

Nas contas não há muito em que pensar sabendo que todos os jogos são para vencer. É este o nosso objectivo mesmo sabendo que rodamos jogadores e o jogo com o Skërenbeu tem que ser considerado como em casa pois o adversário é bem fraco! 
No entanto tem que existir o máximo de respeito e o máximo de concentração.
No outro jogo de amanhã também se jogará o apuramento : os turcos recebem o Lokomotiv e a vitória dar-lhes-á o comando do Grupo e ficarão em vantagem perante os russos pois empataram na Rússia. 
Assim uma vitória nossa colocar-nos-á com os mesmos pontos dos russos e deixará também o Grupo todo embrulhado até ao final.
Mas , um resultado que poderá deixar já uma equipa praticamente apurada é a vitória do Lokomotiv em terras turcas(depois bastará pontuar no jogo com os albaneses , na Albânia) e sejamos sinceros até era o melhor porque existe um cenário bem complicado. 
Vejamos: 
Se o Sporting vencer amanhã , empatar em Moscovo na próxima jornada e vencer na recepção ao Besiktas ficaremos com mais 7 pontos , isto é, no final teremos 11 pontos.
Se os turcos vencerem os russos , vencerem os albaneses e perderem com o SCP também somariam 11 pontos, ou seja, todas as equipas no final da fase de grupos ficariam com 11 pontos.
Mas se este caso acontecer os factores de desempate são os seguintes: 

1. Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas
2. Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas
3. Maior número de golos em todos os jogos destas equipas
4. Mais golos marcados fora nos jogos entre as duas equipas
Caso estes pontos não sejam suficientes, seguem-se critérios que incluem todos os jogos do grupo.

Ou seja, estaríamos em vantagem sobre o Besiktas(1 empate e 1 vitória) , em desvantagem com o Lokomotiv(1 derrota e 1 empate) e os turcos estariam em vantagem sobre o Lokomotiv(1 empate e 1 derrota). 
Então seguiria-se a melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas e aí temos que efectivamente esperar pelos resultados. 
Mas que é um cenário que nos deixa a pensar que é bom vencer por muitos golos. 
No entanto ainda falta cerca de 1 mês e meio para a definição final do Grupo o que quase não é nada por isso há que estar bastante atento e concentrado para não perdermos nenhum objectivo. 
Força Equipa. Força Sporting!

Sem comentários :