quinta-feira, 12 de novembro de 2015

"As teias dos regulamentos" e as suas aranhas!!


O Director do Jornal "Record", António Magalhães escreveu na sua crónica habitual, "Entrada em Campo":  "As teias dos regulamentos" que Amorsporting transcreve na íntegra. 
Este texto personifica o que se passa neste momento com Naldo, o Sporting, Lito Vidigal, o CD , etc, etc e no perigo que são ....estas teias!!
"As teias dos regulamentos 
Empurrão com força excessiva que provocou a queda desamparada do treinador. Com estas palavras, Cosme Machado relatou o ato de Naldo que custou a expulsão do jogador. O árbitro não classificou o gesto de agressão.
Face ao descrito, coube ao Conselho de Disciplina da FPF identificar no Regulamento Disciplinar da Liga um artigo para um ato desta natureza. À falta de enquadramento adequado ao "empurrão", o CD teve de inclui-lo no art. 145.º, que tipifica as agressões e aponta para uma suspensão mínima de 2 meses.
Se o Arouca-Sporting tivesse sido referente à Taça de Portugal, Naldo não estaria suspenso uma vez que os regulamentos da FPF só obrigam ao cumprimento de um eventual castigo em situação semelhante depois de concluído o processo. Mas o jogo foi do campeonato e o regulamento da Liga estipula imediata suspensão no máximo por 2 jogos. Imagine-se que a Comissao de Instrução e Inquéritos da Liga (que vai decidir sobre o processo) iliba Naldo em face de algumas atenuantes? O jogador cumpriria um castigo sem ter sido declarado culpado. Esta desconformidade regulamentar cria polémica pelo que faria todo o sentido que os dois regulamentos fossem compatíveis. Seria tudo mais claro e transparente.
Neste caso, há outra questão: a desproporcionalidade entre a moldura penal em que Naldo incorre e o castigo aplicado a Lito Vidigal. Uma vez mais, agiu-se de acordo com o relatório do árbitro – que apenas refere que Lito invadiu o campo quando fez mais do que isso – e a lei. Como é que o comum dos adeptos pode aceitar pesos e medidas tão diferentes?"

Como é referido no seu titulo "As teias..." são demais mas acontece que foram tecidas pelas mais especializadas ´aranhas´ do nosso futebol. 
Sim!! Essas aranhas que por aqui andam há muito tempo e que teceram em tudo o que é caminho as mais belas e fortes teias que mal lá caia um ´insecto´ seja logo enrolado para devorar ....depois! É assim o mundo animal e neste caso também o nosso futebol.
Existem pessoas que estão neste futebol há mais de 30 anos!! Outros chegaram há menos tempo mas também já as sabem tecer!
E o nosso cantinho plantado á beira-mar também está todo cheio de teias. Veja-se também o caso do parlamento! Não há meio de termos 1º Ministro e mesmo a vencer as eleições!!
Posto isto, não restam dúvidas de que alguém deseja que as teias existam e que estejam colocadas em certos locais! 
Essas aranhas do nosso futebol já teceram teias em regulamentos, leis, organismos, Federações, Ligas, arbitragens, presidentes, Clubes, etc, etc, e de que não é nada fácil evitar e depois sair! O melhor mesmo é nunca cair nelas! No entanto alguns são convidados a entrar , outros que não têm tiveram forças suficientes, outros obrigados e acredito que outros tentassem evitá-las mas sem sucesso!
Será assim tão estranho o que está a acontecer com o Sporting?? Claro que não!! É como diz Octávio Machado: "Ir em primeiro incomoda muita gente!"
E será fácil evitar estas guerras, obstáculos, truques, no nosso futebol?? Claro que não!! 
Num post anterior lancei a lebre de ter sido possível um incentivo ao Clube que nos recebeu para nos conseguir atrasar no campeonato o que não me surpreendia. Entretanto já li por aí o mesmo o que significa que não estamos a dormir!!
Realmente foi tudo muito estranho o que se passou em Arouca pois parecia que não gostavam mesmo do Sporting quando só ali vamos jogar futebol. Parecia que estavam possuídos e não vi aquela campanha contra o FC Porto quando ali se deslocou! 
Durante o jogo chamaram de tudo aos nossos dirigentes e técnicos que estavam no banco de suplentes e também aos que estavam em serviço na bancada e só a GNR evitou males piores no fim do jogo com os nossos adeptos. Em campo foi o que se viu e afinal como disse o Speaker valeu mesmo tudo para nos tentar atrasar. 
Provavelmente o incentivo era mesmo bom e já ouvi falar em 1 Milhão de euros oferecidos por um Clube. É que se for verdade e perder no último minuto é triste e muito chato, não é srº Carlos Pinho! Tinha dado um jeitão pagar ao Cássio, ao Balliu e a outros que não falaram!!
Mas deve ter sido mentira!! 
No entanto acredito que as teias sejam tão fortes que seja quase impossível não cair nelas sobretudo para Clubes pequenos. 
Depois temos outras teias , principalmente nos nossos regulamentos e justiça! 
Depois de tudo o que já aconteceu no nosso futebol com casos de apitos, prendas , fruta , leitinho, telefonemas, pressões, etc, etc, alguém acredita que as teias não sejam para favorecer uns em detrimento de outros? 
Alguém duvida de que existe alta corrupção em Portugal e não só no futebol?
Enfim....o que eu quero dizer é que como afirma António Magalhães existem imbróglios nas nossas leias mas que são feitas mesmo assim e com esse propósito de serem boas para uns e más para outros!
E isso só se conseguirá quando o cicerone for desta para melhor e aparecerem pessoas livres e imunes a tanta pressão o que não vai ser fácil!
De facto, vai ser muito difícil limpar toda esta porcaria mas nós não vamos desistir e contra tudo e contra todos vamos tentar cortar algumas destas teias e ....aranhas!! 
Não podemos é cair nelas mas............ Naldo caiu!!

Sem comentários :