domingo, 25 de outubro de 2015

Quem chega mais pressionado ao derbi ?


É muito curioso que não se tenha abordado muito tema de quem chega ao derbi mais pressionado. Não digo que se esetja a proteger uma equipa ou um conjunto de onze jogadores mas o facto é que , para Amorsporting, o Benfica é quem chega mais pressionado a este derbi.
Os encarnados encontram-se num 5º lugar com 12 pontos e menos um jogo, ou seja, a 5 pontos de FC Porto e Sporting. Não esquecendo que têm um jogo em atraso, a realidade é que psicologicamente estão com esses tais 5 pontos de atraso mas podem ser 8 pontos, no caso de perderem hoje. 
Esses 8 pontos serão a tal pressão acrescida que a equipa terá ás costas podendo diminuir se vencerem o União.
Se entretanto for empate , ficarão a 7 pontos de FC Porto(se vencer o Sp. Braga) podendo diminuir para 4 pontos e para o Sporting continuarão á mesma distancia mas poderão encurtá-la para 2 pontos ao vencerem o União da Madeira.
Só em caso de vitória poderá ser considerado um resultado positivo. Conservarão os mesmos pontos para FC Porto(se este vencer) mas ao vencerem o jogo em atraso podem encurtar só para 2 pontos.
O que também poderá funcionar como pressão acrescida para o Benfica é o facto de , e em caso de perderem hoje , ficarem com 3 derrotas em outros tantos jogos grandes. Três derrotas em 3 jogos grandes seria muito mau e teria significado interno! O contrário equilibraria a balança!
E depois voltar a perder com o Sporting seria de consequências imprevisíveis em termos anímicos!
Mas mais.....em menos de 1 mês jogarão de novo com o Sporting para a Taça de Portugal e isso pode transformar-se em pesadelo.
Assim, hoje, é proibido perder com o risco de se atrasarem para os lideres do Campeonato e de ficarem mais pressionados. Dificultaria tudo pois todos sabemos que a pressão aumenta quando os resultados não saem como o desejado! Também , á medida que a diferença pontual aumenta a confiança desce e o descontentamento da massa associativa aumenta.
É isto que os jogadores do Benfica sabem e que poderá ter influência dentro de campo mas também sabemos que quando os jogadores entram em campo só querem vencer.
Outro dos factores a ter em conta será a possível pressão acrescida que o Benfica terá e voltar a perder com....JJ! Talvez seja incalculável o tamanho dessa pressão!
Quanto aos Leões, se perderem , no máximo ficam a 3 pontos do FC Porto(se vencer) e podem ficar a 1 ponto do Benfica(se vencerem o jogo em atraso). Ficar a 3 pontos do líder não claudica nenhum objectivo mas aumenta um pouco a pressão. 
Se o resultado for um empate perderá 2 pontos para o líder(se FCP vencer) mas , no mínimo, terá 2 pontos de avanço sobre os encarnados.
No entanto se o Sporting "matar o Borrego" significará seguir na frente do campeonato com 8 pontos de avanço para o eterno rival(depois pode baixar para 5 pontos), será uma força anímica de proporções avassaladoras e será uma vitória estrondosa para JJ que assim obterá a sua 2ª vitória sobre o seu ex-Clube.
Assim, como pudemos constatar o Benfica tem muito mais a perder se o Sporting consegue vencer hoje, no estádio da Luz. O Benfica perderá muito pois tudo junto concentrará uma pressão altissima sobre a equipa.
Portanto, ninguém deseja perder um derbi mas a minha opinião é que de facto os encarnados chegam a este jogo bem mais pressionados que o Sporting!

Sem comentários :