quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Os vencedores e o principio do FIM.


Não será a melhor altura mais propícia para discutirmos , em definitivo, o tema das estratégias utilizadas nos Clubes pois só no final é que saberemos se estas surtiram efeito...ou não! No entanto podemos ir analisando o que se vai passando ao nosso redor e o que posso dizer é que para já JJ e Bruno de Carvalho são os claros vencedores!
Mas são vencedores só até 2º "assalto" pois não sabemos os resultados dos próximos "round´s".
Isto tem tudo a ver com as estratégias abordadas por cada Clube , nas situações em que são aplicadas e a quem são aplicadas!
O Sporting desde cedo foi construindo a sua estratégia e o nosso presidente é o seu cérebro. Bruno foi de conquista em conquista fortalecendo o Clube , a equipa e ao mesmo tempo combatendo a oposição interna e juntando os seus. E isto só não vê quem não quer!!
Bruno, ao contratar JJ jogou em 2 tabuleiros em simultâneo: por um lado dava ao Sporting um técnico experiente e bi-campeão nacional e por outro enfraquecia o rival. Mas enfraquecia o rival na perspectiva de este não o querer em Portugal a treinar outro grande.
Aqui se começou a construir o Sporting 2015/2016.
A partir de JJ foi-se é procura de o satisfazer com jogadores que lhe dessem capacidade para lutar pelo titulo. Com ele vieram quase todos os seus adjuntos e sem pestanejar.
JJ e Bruno construíram então o plantel á maneira do técnico e conforme as possibilidades financeiras do Clube. Jogadores para a direita, jogadores para a esquerda , estágio de pré-época, jogos , treinos e muita guerra sobre a mudança de Clube de JJ marcaram o Verão quase todo.
O Benfica para não dar parte fraca começou a pressionar o técnico fazendo-o passar por Judas e ao mesmo tempo pressionava o nosso Clube.
Até que chegámos ao jogo da Supertaça e aqui JJ utilizou os "mind games" para contra-atacar e para tentar desestabilizar, isto é, passou a ser ele a pressionar! A estratégia de colocar pressão no Benfica resultou e JJ e o Sporting conquistaram o 1º troféu juntos. Melhor era impossível!
A guerra por parte do Benfica, no entanto, continuou e nunca mais houve paz! A azia foi de tal ordem que começaram a aparecer noticias falsas atrás de noticias falsas para tentar desestabilizar o Sporting.
Entretanto , Bruno de Carvalho e JJ tinham reforçado a estrutura de futebol do Clube a pedido do técnico pois este sabia que iria precisar de protecção! Homens como Octávio Machado , Manuel Fernandes regressaram ao nosso Clube em bom tempo. É que JJ vinha de 6 anos de Benfica e sabia perfeitamente o que precisaria para poder ir á guerra!
E foi precisamente esta nova estrutura , o suporte, para virarmos a pressão que o Benfica tentava colocar-nos em cima. O nosso presidente esperou pelo timing certo(interregno da Liga) para lançar a bomba que iria abalar o bi-campeão nacional!
A denuncia das prendas aso árbitros caiu mesmo no centro do alvo e o sossego nunca mais foi o mesmo. Era tempo do nosso presidente atacar e o próximo jogo era o derbi!
Até ao jogo do passado Domingo foi uma guerra como nunca se tinha visto! Bruno não deu 1 minuto de descanso e dava entrevistas todos os dias em busca de colocar cada vez mais pressão no seu rival.
Tudo batia certo no reino do leão e agora a pressão estava do outro lado. E se da 1ª vez(Supertaça) tinha resultado , seria que da 2ª também não resultaria?
Então chegou o dia do derbi e as emoções estavam no "red line". A pressão fez o seu efeito natural e o Sporting venceu categoricamente por, 0-3 mostrando que é uma grande equipa e cada vez á medida e á imagem do seu técnico.
Para ajudar, o FC Porto empatou em casa com o Sp. Braga e deu a liderança isolada aos Leões! Perfeito!! Era como se a pressão também tivesse afectado os portistas!
Chegando aqui só podemos afirmar que Bruno de Carvalho e JJ são os verdadeiros vencedores. Estrategicamente o Sporting tem estado perfeito e o nosso presidente sabe muito bem o que fazer e dizer!  Claro que muito não aprovam a estratégia mas constata-se que tem o seu efeito! Temos que lhe dar todo o mérito pois é incansável e corajoso.
Hoje, o futebol português está dividido para dois Clubes(Benfica e FC Porto) e ele está a tentar intrometer-se nesta divisão.
A nossa estratégia não é virgem pois LFV utilizou-a quando chegou ao Benfica e para tirar o domínio total ao FC Porto. Os encarnados fizeram marcação cerrada aos portistas! Mas o caso das prendas não terminou com o derbi. Esta vai ser a pressão do Benfica enquanto este caso durar.
O Sporting sabia que não era só dentro de campo que iria conseguir vencer o Benfica. Aliás, só dentro do relvado ia ser difícil e assim teríamos que desequilibrar a balança colocando a tal pressão em cima. A Jogada revelou-se mais do que certa!
Na minha opinião, o Benfica alimentou a nossa estratégia ao não largar JJ e ao tentar colocar-nos pressão. O caminho era fácil mas o orgulho revelou-se traiçoeiro! Só tinham que assumir que era tempo de mudança de ciclo, esqueciam o homem , faziam a redução salarial do plantel, reduziam custos, apostavam nos jovens e acima de tudo davam as melhores condições a Rui Vitória. Mas isto não aconteceu e o treinador está a pagar pelo que não pode fazer, isto é, jogar na sua táctica e contratar os jogadores que verdadeiramente queria. Reparem que Vitória nunca jogou em 4-4-2 na sua vida de treinador e aqui foi "obrigado" para apresentar resultados imediatos. E aqui a estrutura falhou! O treinador do Benfica teve que engolir muita coisa desde que entrou: pré-época, jogadores contratados antes de chegar, apostar em muitos jovens, aceitar jogadores que possivelmente não desejava e não ter outros que preferia mas sobretudo o alimentar da história...JJ!
Mas este é um caso para o Benfica! Ficou-se então a saber que o Benfica acusa a pressão e o seu Vice-presidente , Rui Gomes da Silva, ainda ajudou á festa lançando criticas na praça publica.
A nossa estratégia continuava a surtir efeito! E de que forma!
Depois de abrirmos as brechas, na parede encarnada , era tempo de deixar que elas fizessem o resto do trabalho. O objectivo é que esta parede se desmorone e é ao que estamos a assistir neste preciso momento.
Realmente quando se perde aparecem os tais abutres a agoirar tudo e todos e lançando as mais variadas criticas. E isto é em todos os Clubes!
Agora é tempo das vozes internas se levantarem e isto só vai agravar a pressão já existente. Como diz o técnico Manuel José: "Isto pode ser o principio do FIM!
E que mais podemos nós querer?
O que está a acontecer é o que tem acontecido ao nosso Clube anos após anos e décadas após décadas , o que só prova que nunca tivemos ninguém capaz e inteligente o suficiente para fortalecer o Sporting para que isto não acontecesse!
Isto é que é um grande reforço para o plantel e não jogadores de Milhões de euros!
A aquisição de um treinador experiente dá nisto!
A aquisição de dirigentes que conhecem o futebol português dá nisto!!
E ainda criticam o nosso presidente???
Bem.....mas esta conversa tem o seu efeito só porque os resultados são bons! Mas também são bons porque se trabalha para isso e se sabe o que se está a fazer! Temos que dar mérito a quem o merece e Bruno de Carvalho, esta direcção , JJ e os jogadores merecem-no!!
Mas atenção e muita atenção: Não se ganhou nada! Ainda não terminou o campeonato e nada que se pareça. Ainda falta muito e foi isso que BdC alertou á Antena1.
Também é muito difícil saber manter a liderança e o caminho das vitórias. Há que continuar a suar muito nos treinos e nos jogos para levarmos a água ao nosso moinho.
Mas um trabalho muito importante ....está praticamente feito. Para o terminar só falta eliminarmos os encarnados da Taça de Portugal porque o resto ...........virá por arrasto!!

Sem comentários :