domingo, 25 de outubro de 2015

O cérebro não precisou do software!


Já se esperava que recebessem mal JJ e ele sabia-o! Incomodado? Talvez um pouco quando se sabe o que se ganhou e o que se viveu e com adeptos que agora dizem que não gostam dele mas que lhe batiam nas costas quando ganharam os 3 campeonatos e os restantes 7 títulos.
Enfim ...é a assim a vida quando não se pensa pela própria cabeça e se vai atrás das mentiras dos seus dirigentes.
Apesar de ter sido acariciado com cartolinas e apupos , Jorge Jesus deu hoje uma grande lição ao falar no final da partida e em particular quando afirmou que não iria responder a Rui Vitória porque seria muito fácil dado que tinha vencido o derbi. Alguém deseja mais alguma lição? Não? Então vejamos algumas das usas afirmações:
  • "Não acredito que pudesse ter alguma influência negativa para os jogadores do Benfica. Foram seis anos, é verdade, é verdade que muita coisa que se passa hoje tem a ver com os anos que trabalharam comigo, mas penso que não teve influência. Teve mais por que eu sabia, como é óbvio, tudo o que aquela equipa podia fazer. Sabia eu e sabiam os jogadores do Sporting. Fases de construção, bola parada, defensiva, ofensiva, está tudo igual, o software que eu deixei cá."
  • "Nada mais que isso se passou. Os jogadores do Benfica têm muita personalidade, achei os jogadores do Benfica mesmo a perder serenos. Os adeptos também, tiveram um comportamento espectacular, o apoio que deram à equipa foi espectacular. Como os do Sporting, mesmo sendo menos. Ao longo do campeonato têm andado atrás da equipa. O Sporting tem poder de massa, de adeptos."
  • (sobre a pressão na 1ª fase de construção do SLB)É um pouco o que penso e pensava, mas não me quero alongar muito sobre isso, mas vão aproveitar eu ter dito o que penso nessa fase do jogo e dizer espertalhão, ganhou o jogo e está a aproveitar isso. Mas é um dos temas que passou pela preparação da equipa."
  • "Não vou responder directamente ao Rui Vitória. É fácil depois de ganhar. O que posso dizer é que o Sporting jogou hoje com uma grande equipa. Foram três pontos, esta cultura que em três meses eu tenho tentado mentalizar os jogadores do Sporting não é só processos técnicos e tácitos, só isso não forma uma equipa. A pouco e pouco estamos a fazer uma equipa e a crescer de jogo para jogo. Era fácil pôr o Rui Vitória deste tamanho… Mas não ponho, por respeito."
  • "Durante este tempo no Sporting, durante esta semana, nunca um jogador do Sporting me ouviu falar do Benfica. Não procurei aquelas declarações do treinador do Benfica para poder incentivar os meus jogadores, o que procurei durante a semana foi trabalhar dentro da metodologia de treino que tenho para as minhas equipas. Disse aos jogadores do Sporting para estarem tranquilos, que se fizéssemos isto assim assim estávamos mais perto de ganhar, foi o que eles fizeram e fizeram bem."
  • "A equipa do Sporting entrou muito serena. Porquê? Entrou confiante, porque acredita no que faz durante a semana. Acredita no que está a fazer. Isso dá serenidade aos jogadores."
  • "Fizemos o suficiente para ganhar por três, podíamos ter ganho por mais. O Benfica não teve uma oportunidade. Nos últimos 15 minutos, os jogadores do Benfica queriam mas já não podiam e isso favoreceu-nos."
  • "Do ponto de vista desportivo, (o regresso) não podia ter sido melhor. Do ponto de vista pessoal, foi normal. Sou o treinador de um clube adversário e a reacção dos adeptos é normal. Tenho muitos amigos benfiquistas que me vão felicitar pela vitória mas, naquele momento, queriam que o Benfica vencesse. Tentei estar sereno e passar uma mensagem de vitória aos jogadores. Nada disto mexeu comigo. Quando vou a outros estádios é a mesma coisa, não com 50 mil adeptos nas bancadas, mas é tudo normal. O que não é normal é o Sporting ganhar 3-0. Se acreditava que o Sporting ia ganhar, sim. Mas não por 3-0."
  • "Estou feliz por ter ganho, são três pontos no Estádio da Luz depois do ambiente que se gerou à volta do jogo. O respeito que tenho pelos adversários e pelo Benfica não me dá o direito a tirar valor seja a quem for. Tenho é o direito de dizer que o Sporting jogou bem. É preciso ter muita capacidade para ganhar 3-0 aqui e a equipa mostrou isso."
  • "Representa uma vitória e orgulho. Estive seis anos no Benfica, joguei 14 vezes contra o Sporting e o Sporting ganhou uma. Desde que estou aqui, jogámos duas e ganhámos. Estamos a melhorar e é isso que queremos continuar a fazer."
  • "É uma vitória brilhante numa casa onde tive anos e fiz jogos brilhantes. Fui habituado a coisas bonitas nesta casa e o Sporting fez um jogo extraordinário, de grande qualidade. Estamos satisfeitos porque ganhámos mas também pela qualidade da equipa. Vitória inteiramente dedicada aos jogadores e aos adeptos do Sporting, que acreditaram."
  • "Foi uma jornada importante porque foi (uma vitória sobre) o rival mas são apenas três pontos. Não importa ganhar este e depois não ter comportamento de campeão nos jogos a seguir. Estamos a crescer todos juntos."
  • "Não. Temos um jogo a mais, por isso, não acho que seja oito pontos (de vantagem) mas sim cinco. Mas queremos manter essa vantagem. Para o Benfica, nada está perdido, o campeonato vai ser competitivo. No início da época dissemos que queríamos estar entre o Benfica e o FC Porto e que queremos chegar ao fim na luta pelo título."
  • "Gostava que fosse. Nestas oito jornadas, a equipa teve sempre um comportamento desportivo muito bom. Estamos numa fase de crescimento e só assim podemos disputar o título com os rivais."
Aqui está mais uma lição de um treinador que é como é e é á sua maneira mas que ninguém o pode acusar é de ser ingrato para com os adeptos. No entanto penso que eles(adeptos encarnados) não percebem isso!
É de facto um senhor desde o principio ao fim. Explica o que faz, o que manda fazer, porque o manda fazer e como o devem fazer. 
Devem existir poucos jogadores que digam que ele não é um grande treinador mas não treinadores nem pessoas perfeitas. 
O que acontece é que agora é amado como o deveria ter sido sempre. Chamavam-no de medricas não é ? Pois mas não foi JJ que colocou um médio defensivo , ao intervalo, quando já perdia por 0-3!
Jorge Jesus não alterou a sua equipa base, não inventou nenhuma substituição e esteve calmo e sereno no banco de suplentes! 
O que eu destacaria foi a resposta á pergunta que lhe colocaram sobre a primeira fase de construção do Benfica: "É um pouco o que penso e pensava, mas não me quero alongar muito sobre isso, mas vão aproveitar eu ter dito o que penso nessa fase do jogo e dizer espertalhão, ganhou o jogo e está a aproveitar isso. Mas é um dos temas que passou pela preparação da equipa."
Ora bem....penso que a estratégia do Sporting partiu muito por este pormenor pois durante o jogo todo viu-se que Teo , Slimani e Adrien pressionavam muito alto e obrigavam o Benfica a jogar para os lados ou para trás. Isso é muito importante numa equipa pois dá muita confiança ao resto dos jogadores. 
Mas atenção: estes jogadores só pressionam porque a equipa ataca em bloco. Não poderia ser de outra forma pois ficariam zonas livres para se poder fazer a construção de jogo. 
Os encarnados constroem jogo a partir de Samaris e não através de A. Almeida o que deixava a antever que o grego fosse muito marcado. Depois outro dos factores foi o jogo que os encarnados fizeram para a Liga dos Campeões e aqui está mais uma lição para os dirigentes deste Clube. 
Se JJ fazia rotação na Europa era porque sabia que não a iria vencer e que o Campeonato era o mais importante. Acontece que no Sporting pode assumir isso mas nos encarnados não.
No nosso Clube o mais importante é a liga e assim a meio da semana rodou jogadores na Liga Europa!
Outra coisa: lembram-se das minhas criticas a Marco Silva? Eram precisamente por não ter poupado jogadores contra o Wolfsburgo, em Alvalade, quando a seguir íamos ao Dragão. O que aconteceu? Fomos ao Dragão e perdemos pelos mesmos 3 golos. 
Agora JJ provou que é um grande treinador e fez precisamente o contrário! Bravo Jesus!!
Mas ainda não acabámos. 
Outros dos factores foi o da pressão. Essa foi notória a partir do primeiro golo do Sporting. Parecia que alguém os empurrava para baixo! Isso é pressão!! Não a aguentaram e isso notou-se na 2ª parte onde o Sporting dominou o jogo e poderia ter marcado mais um ou dois golos.
Também falei disso antes do jogo e confirmou-se que o Benfica chegava mais pressionado ao jogo. 
Agora são 8 pontos mas tendo um jogo em atraso devem passar a ser 5 pois o jogo é contra o União da Madeira. 
O Sporting aproveitou este factor e saiu por cima quase em todos os momentos da partida. O Sporting mostrou que é uma grande equipa e que se o deixarem jogar futebol .......os resultados estão á vista!!
Afinal o software está lá todo!

Sem comentários :