terça-feira, 27 de outubro de 2015

Ninguém tem razão mas todos temos razão!


Não é todos os dias que vemos grandes espectáculos de futebol e não digo isto só porque o meu Sporting venceu na casa do rival eterno. Digo-o porque, este Domingo, houve espectáculo dentro do próprio espectáculo!
Primeiro desejo frisar que estava á espera dum ambiente muito mais "quente" do que se viveu no estádio do Benfica. Fiquei admirado por quase não se ter passado nada de especial entre adeptos. Há-de sempre existir problemas mas num jogo destes , como o de ontem, existir um ou dois focos de problema é quase perfeito mas o que realmente importa e isto temos que dizê-lo com toda a franqueza e todos puxarmos para o mesmo, é que tem que ser seguro ir a um estádio de futebol pois queremos ver FUTEBOL!
Não nos podemos dissociar da rivalidade e de puxarmos a brasa á nossa sardinha como o fazemos/fizemos e vamos continuar a fazer aqui em Amorsporting mas no que toca á violência, não!
Penso que podemos brincar , discutir, dialogar, cantar, apoiar, enfim.....mas tudo dentro de um certo limite que não deve ser ultrapassado.
Como o disse antes do jogo de Domingo , quem vencesse não ía ter mais razão ou menos razão! Ía somente alimentar o seu coração pois as razões não se conseguem com uma vitória no futebol! A razão consegue-se sendo respeitador!
Mas respeitar como, se também não nos respeitam?
Aqui está um dilema que no entanto é fácil de resolver mas os homens são complicados.
Há uns anos li algures que um jardim zoológico era um local onde os animais estudavam os seres humanos. Realmente, nós é que somos os verdadeiros animais desta história toda. Nós é que destruímos o nosso planeta e a nós próprios!
E é tão estúpido que chegámos a um ponto que acabamos por ser nós a  imitar os animais e não ao contrário!
Bruno de Carvalho tem razão! Luís Filipe Vieira é que tem!! Pinto da Costa é que a sabe toda!!!
Este é o futebol que queremos? Claro que não! Mas não vai mudar.....
Nós queremos ir ver futebol descansados , libertar a adrenalina , levar os nosso filhos mas sobretudo sentimos que se pagámos para ver um espectáculo de que gostamos muito, queremos vê-lo em segurança.
Mas os homens não deixam! São racionais .....demais!?
Não vamos conseguir mudar as mentalidades deste povo com esta conversa mas podemos ir mudando-a, todos nós , aos poucos, com muita conversa desta! Não é fácil, pois não. E no próximo derbi provavelmente cá estamos outra vez a insulatarmo-nos uns aos outros.
Todos temos que assumir as nossas culpas(Amorsporting inclusive) por tudo o que se tem passado nas mensagens que escrevemos todos os dias. Passámos um pouco dos limites mas penso que todos o soubemos ver!!
Ah! Mas foram eles que me nos picaram primeiro, como eu o disse. Mas interessa? (Voltamos outra vez á questão de quem terá razão!)
Mas nós queremos a toda a força ter razão e ficar por cima dos outros, não é? Pois....somos homens e pensamos ....demais!
Com isto tudo pretendo dizer que ninguém tem razão e que todos temos razão!
No entanto esta questão nunca vai ter um fim a não ser que se enterre o machado de guerra. Mas claro que não vai acontecer porque somos animais e não pensamos com o homens!!
Sim! Ninguém tem razão e todos temos razão! Os homens são assim....complicados....quando querem.
Já sabemos que tudo vai ficar na mesma pois uns querem uma coisa e outros querem outra mas o que temos que fazer é respeitarmo-nos uns aos outros. Mais nada!
Não é preciso entrarmos em guerra por coisas que ninguém tem razão mas que todos pensam que a têm! Eu sei que é complicado para muita gente engolir um pouco de orgulho mas tem que ser pois afinal somos homens e não animais.
Podemos fazer cartoons, contar piadas , cantar , brincar com os resultados, inventar anedotas, etc, etc como o fazemos á anos e anos. O que não podemos é passar aquele limite que desta vez ultrapassámos um pouco!
No entanto, neste jogo fiquei admirado com o espectáculo e com o que passou dentro do espectáculo, ou seja, gostei da nossa vitória mas também gostei que tivéssemos sido recebidos como eu não estava á espera! Foi estranho não foi?
Depois dentro de campo houve algumas escaramuças entre alguns jogadores como eu o disse mas depois devem ter caído em si e visto que estavam no limite. Acalmaram e ainda bem que o fizeram pois o bilhete não contempla expulsões e sim futebol!!
Gostei de ter ouvido os dois públicos pois se os nossos apoiantes fizeram-se ouvir durante quase todo o jogo os do Benfica também provaram que estavam lá e mostraram a sua raça.
Apesar de tudo o que se viveu antes do jogo os treinadores ainda tentaram arranjar outra guerrinha mas ainda bem que mais nada se passou de extraordinário. Estes arrufos sempre hão-de existir mas isto também é o sal do futebol.
O que não faz parte do tempero é a violência e o desrespeito! Isso não!!
E todos temos culpa e ....não temos!!

Sem comentários :